O PROGRAMA 5S E SUA APLICAÇÃO EM UMA CERVEJARIA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

ROSA, 2007) Para suprir a essa necessidade, a Gestão da Qualidade Total (GQT), definida por Feigenbaum, em 1954 como “um sistema eficaz para integração dos esforços de desenvolvimento, manutenção e melhoria da qualidade dos vários grupos das organização a fim de que os processos e produtos apresentem os níveis mais econômicos possíveis, que permitam satisfação total dos clientes” (TOLEDO, 2013), é um modelo de gestão essencial para a reorientação gerencial das empresas (LONGO, 1994), em que são empregadas técnicas e métodos, para garantir a satisfação dos clientes, desenvolvimento dos empregados e a melhoria contínua. ROSA, 2007) Nesse sentido, o 5S atualmente é uma ferramenta da GQT, que surgiu em meados do século XX, no Japão, pós Segunda Guerra Mundial, e visa melhorar o desempenho das organizações e organizar todo o sistema.

CAMPOS, 2005) A definição “5S” vem de cinco palavras japonesas, que em português são interpretadas como cinco sensos, que melhor representam a mudança comportamental das organizações e a complexidade do programa, sendo: Seiri (utilização); Seiton (organização); Seisou (limpeza); Seiketsu (saúde) e Shitsuke (autodisciplina). Esses sensos garantem um ambiente de trabalho limpo, padronizado, disciplinado e organizado, o que gera um ambiente saudável a organização e beneficia a melhoria contínua. CAMPOS, 2005) Desta forma, o programa 5S pode ser considerado como o alicerce para a Gestão da Qualidade Total, visto que compreende todos da organização com uma abordagem sistêmica, criando hábitos e valores, e que oferecem resultados reais a curto e a longo prazo, se for de fato implementado, compreendido e praticado dentro do sistema que busca a melhoria continua.

um dos gurus da qualidade definiu a Total Quality Management (TQM) como '' uma abordagem de gerenciamento centrada na qualidade dentro de uma organização, baseada no envolvimento de todos os seus membros e visando o sucesso a longo prazo através da satisfação do cliente e benefícios para todos membros da organização e para a sociedade” Oakland (2005), define TQM como: Uma abordagem abrangente para melhorar a competitividade e a flexibilidade através do planejamento, organização e compreensão de cada atividade e envolvimento de todos em cada nível. O TQM garante que a gerência adote uma visão estratégica da qualidade e se concentre na prevenção, e não na inspeção. Oakland et al, 2005, p. Singh (2014), também definiu o gerenciamento da qualidade total como “a integração de todas as funções e processos dentro de uma organização, a fim de alcançar a melhoria contínua de bens e serviços.

A gestão da qualidade total também reduz desperdícios e atividades inestimáveis, melhorando a qualidade, eficiência e segurança”. A denominação “5S” é oriunda de cinco palavras japonesas, que se iniciam com a Letra “S”, no entanto, quando traduzidas para o Português, não foi possível encontrar palavras semelhantes com a mesma letra, e o resultado disso foi a criação de “Sensos” para melhor explicação e entendimento do assunto, e não foi necessário a mudança do termo original. LAPA, 1998) Tabela 01 - Programa de qualidade 5S Fonte: Adaptado de Lapa, (1998). Na tabela acima existem várias denominações para cada “S”, porém neste trabalho utilizaremos da seguinte forma: 1. SEIRI- Senso de utilização 2. SEITON – senso de ordenação 3. LEONEL, 2011) Segundo Campos (1995), para aplicação do senso, algumas medidas devem ser tomadas, sendo elas: • Reorganizar a área de trabalho; • Classificar os objetos em ordem alfabética e guardá-los segundo esta classificação; • Utilizar cores fortes e etiquetas para identificação; • Utilizar quadros de aviso como fonte de informação; • Praticar o sistema first in first out (FIFO), ou primeiro a entrar primeiro a sair (PEPS); • Elaborar mapa de riscos.

SEISOU (LIMPEZA) O senso de limpeza, consiste no ato de eliminar sujidades dos utensílios, com objetivo de manter o ambiente limpo. Além da limpeza no espaço físico, é necessária a limpeza de informações, ou seja, dados obsoletos precisam ser descartados para que não causem confusões. LAPA, 1998) Para Lapa (1998), o mais importante neste conceito não é o ato de limpar, mas o ato de "não sujar". A limpeza é visível a todos, para manter uma boa imagem e praticar o senso da limpeza, todas as áreas têm que ter um responsável pela limpeza, e elas devem ser delimitadas. LEONEL, 2011) Esse senso é o responsável pela mudança comportamental dos colaboradores, bem como a sua manutenção, sendo o mais difícil a ser implementado, e quando executado pode-se dizer que o programa 5S como um todo foi consolidado (CAMPOS, 2005) Segundo Campos (2005), esse senso também é responsável por oferecer vários benefícios a empresa, sendo: “melhoria do relacionamento interpessoal, aprimoramento pessoal e empresarial, predisposição ao desenvolvimento de trabalho em grupo devido ao aumento da responsabilidade e estimulo a criatividade, melhoria da qualidade devido ao cumprimento das normas e padrões, desenvolvimento de um cenário favorável a administração participativa, o conceito kaisen (melhoria contínua) se torna introito à vida pessoal, profissional e empresarial, facilitando a introdução de “Políticas da Qualidade” na empresa”.

METODOLOGIA A metodologia desenvolvida neste trabalho é de natureza aplicada, visto que a implementação do programa 5S na empresa busca resultados reais e que solucionem problemas. Os objetivos da pesquisa são de cunho exploratório, e tem o objetivo de tornar o problema explicito. A abordagem do problema é definida como qualitativa, onde não há necessidade de recursos e técnicas estatísticas. O método de desenvolvimento do trabalho conceitua-se como pesquisa-ação. DE SOUZA ROSA, Renata.  O PROGRAMA “5S”–ESTUDO DE CASO DA SUPREMA. Tese de Doutorado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. DUARTE, Cátia Isabel Pimenta. Tese de Doutorado. Juran, J. M. Leadership for quality: An executive handbook. New York: Free Press Kobayashi, K. Iss 5 pp. LONGO, Rose Mary Juliano. Gestão da qualidade: evolução histórica, conceitos básicos e aplicação na educação.

MAINARDES, Emerson Wagner; LOURENÇO, Luis; TONTINI, Gerson. Percepções dos Conceitos de Qualidade e Gestão pela Qualidade Total: estudo de caso na universidade. S. International Journal of Innovation and Scientific Research ISSN 2351-8014 Vol. No. pp. Innovative Space of Scientific Research Journal SARI, Amarria Dila; RAHMILLAH, Fety Ilma; AJI, Bagus Prabowo. Rahman, Z. Akhtar, A. An instrument for measuring the key practices of total quality management in ICT industry: an empirical study in India. Service Business,7:275– 306 TOLEDO, José Carlos de et al. Qualidade: gestão e métodos.

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