O SISTEMA PLANTIO DIRETO

Tipo de documento:Revisão bibliografica

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

O plantio direto já é uma prática consolidada. Com a expansão da área cultivada, esse sistema tende a se difundir mais. Não há dúvida de que isso auxilia no uso racional do solo e tem aumentado com ações simples por eles preconizadas. Palavras-chave: Preparo do solo. Cultivo mínimo. Sistemas de preparo do solo De um modo geral, devido ao uso insuficiente do manejo do solo, principalmente devido ao alto grau de mecanização e caos associado ao sistema agrícola de monocultura contínua, a produtividade das terras agrícolas caiu drasticamente, que é a principal forma de degradação e erosão do solo (FREITAS et al. O sistema de produção de lavoura de conservação corrigiu o problema de erosão causado pelo uso aleatório de ferramentas agrícolas por meio de métodos tradicionais de cultivo, como lavoura mínima e plantio direto.

Além disso, se gerenciado adequadamente, esse sistema pode restaurar a degradação do solo a longo prazo (VIEIRA, 2011). Os terrenos frequentemente rotativos mostraram sofrer não só a perda de estrutura do solo, mas também a perda de minerais e componentes orgânicos devido à erosão provocada pela lixiviação de sua superfície, que também causou poluição e destruição. Em geral, mesmo corpos d'água estão eutrofizados (BORGES, 2008). A limitação desse sistema é que além do tratamento inadequado dos herbicidas, também requer muita assistência técnica profissional (VELLOSO; SOUZA, 2009). O sistema de plantio direto pode efetivamente controlar a erosão do solo, mas devido ao transporte excessivo de máquinas e ferramentas agrícolas e ao não revolvimento do solo, o abuso do sistema pode levar à compactação.

Pode-se citar também as desvantagens do plantio direto e do uso excessivo de herbicidas, pois, se não manuseado de maneira adequada, pode favorecer o surgimento de ervas daninhas resistentes. Além disso, se utilizado de forma inadequada, além de aumentar o risco de intoxicações, fitotoxicidade e poluição ambiental, também requer uma tecnologia de aplicação adequada e o custo costuma ser alto, o que aumentará o custo (SANTOS et al. Com tecnologia apropriada, herbicidas eficazes e máquinas especiais para o novo sistema (que podem reduzir o desperdício vegetal e efetivamente plantar sementes em solo despreparado), é possível romper obstáculos importantes e possivelmente adotá-los em grande escala A escala do plantio direto tecnologia (FERREIRA et al. Os plantadores de plantio direto devem ser capazes de cortar palha e abrir sulcos para colocar as sementes na profundidade correta.

O autor também destacou que os pequenos produtores podem utilizar a tecnologia do plantio direto por meio da tração animal (LIMA et al. Manejo dos resíduos Com a introdução do sistema de semeadura direta, o principal objetivo era o controle da erosão (BORGES, 2008), o que trouxe algumas mudanças, como o controle de plantas daninhas. No cultivo convencional, as plantas daninhas são controladas por arar e varrer o solo e agora a agricultura foi substituída por tratamento químico com herbicidas. No início da década de 1970, o glifosato foi introduzido para controlar efetivamente as plantas invasoras após a emergência (VELLOSO; SOUZA, 2009). Cobrir o inverno também reduz a pressão sobre várias espécies invasoras (PEREIRA et al. No entanto, as pesquisas relacionadas ao cultivo da soja têm se inserido na dinâmica dos sistemas de plantio direto com lavouras, indicando que herbicidas podem ser usados no controle de invasores.

O controle químico de invasores na cultura da soja ocorre de várias maneiras, tanto no sistema de semeadura convencional quanto no sistema de plantio direto. Essas aplicações geralmente são realizadas após a semeadura, podendo ser realizadas antes ou depois da germinação da planta infestada (DEUBER, 2007). No Latossolo vermelho no escuro, analisou os resíduos no sistema de preparo do solo (preparo convencional, preparo com grade densa, preparo conservador com cinzel e semeadura direta). Devido ao efeito combinado da energia de impacto das gotículas de água e da força de cisalhamento do escoamento superficial, ocorreu o derramamento ou ruptura das partículas, que constituíram a primeira e mais importante etapa do processo de erosão hídrica. Este tipo de corrosão pode ocorrer na forma de camadas, ranhuras e ranhuras.

A erosão laminar é caracterizada pela retirada de finas camadas da superfície do solo, que só é percebida após a retirada de Grande quantidade de solo (FERREIRA et al. Esta forma de erosão entre cristas, que difere da erosão em cristas, que se caracteriza pela formação de pequenas formas irregulares no sentido da encosta do terreno, fazendo com que o escoamento se concentre em locais mais baixos, atingido um nível suficiente. O número e a velocidade formam canais mais ou menos profundos. Sob condições de plantio direto, as condições para a germinação das sementes são melhores devido à melhor retenção de água e menor faixa de temperatura do solo. Na agricultura convencional, pode ser plantado por três a seis dias após a chuva, enquanto em condições de plantio direto, dependendo da quantidade e qualidade dos restos culturais, pode ser plantado por seis a doze dias após a chuva (FREITAS et al.

O plantio direto faz com que a profundidade da raiz do milho seja de até 0,8 m, enquanto o sistema de cultivo tradicional chega a 0,2 m e no solo coberto a umidade pode ser mantida por mais tempo, a evaporação é menor, a temperatura do solo é menor e o nível mais baixo, de modo que o período sem chuva diminuiu a sensibilidade às lavouras (BORGES, 2008). O sistema de plantio direto apresenta uniformidade estrutural ao avaliar o impacto dos sistemas de preparo do solo (incluindo plantio direto), com maior teor de umidade na estação chuvosa, enquanto o contrário ocorre na estação seca e umidade mais alta. Em sistemas de preparação convencionais e superpreparados. O método de pesquisa é: agricultura + gradagem; manual com cabeça, com sapatos Lérieux; manual com cabeça, sem unhas; minimizar o preparo da tração animal; usar herbicida paraquat (3 L ha-1) Plantio direto, plantio direto com paraquat herbicida (1,5 L ha-1).

O sistema de preparo do solo não afetará significativamente a produtividade da cana-de-açúcar, mas um trabalho de preparação mais aprofundado ajudará a aumentar a produtividade. Na cultura da batata verificou-se que a manutenção da cobertura do solo por resíduos vegetais proporcionou uma emergência de plantas mais rápida e maior produtividade (FREITAS et al. Em um estudo analisou-se três sistemas de cultivo em termos de produtividade das culturas de soja e trigo e constataram que o de plantio direto foi 17% maior do que os produtos que usam apenas ancinhos e apontaram que a produtividade dos produtos conservacionistas do solo com cinzéis e sistemas de plantio direto aumentou com o tempo. Entretanto, em Latossolo Vermelho sob cinco manejos de solo e comprovaram que a produtividade das leguminosas não é afetada pelo sistema de preparo do solo e manejo de restos culturais (BAGATINI et al.

Essa degradação da estrutura do solo leva à perda de condições propícias ao crescimento das plantas e torna o solo sujeito à erosão hídrica acelerada (FERREIRA et al. O manejo do solo e da cultura, incluindo espécies com diferentes tipos de sistema radicular, afeta muito a estabilidade da estrutura do solo, especialmente a proporção de agregados estáveis na água (WANG et al. O efeito das plantas na estabilidade dos agregados pode ser direto ou indireto, o que se deve principalmente ao efeito protetor dos agregados superficiais, ao fornecimento de matéria orgânica na superfície ou no solo interno e ao papel das raízes (LIMA et al. O sistema de plantio direto inclui rotação de culturas e cobertura das plantas, além de reduzir bastante a erosão do solo, também afeta indiretamente a estabilidade da estrutura, aumentando a matéria orgânica do solo e a atividade biológica.

Há indícios claros de que após vários anos de sistema plantio direto, independentemente do tipo de solo, o aumento da matéria orgânica é acompanhado pelo aumento dos agregados representado pela estabilidade dos agregados (BERTONI, 2008). Esse sistema envolve uma série de vantagens relacionadas ao manejo convencional do solo, entre as quais se recomendam arados e grades, que acabam causando danos ao solo e sérios problemas (VALADÃO et al. Atualmente, a falta de conhecimento e informação sobre o uso adequado do solo tem causado enormes prejuízos em vários sentidos. Para contornar esses problemas, métodos protecionistas de manejo do solo podem ser adotados. Essas práticas são definidas como técnicas utilizadas para melhorar a resistência à erosão do solo (SANTOS et al.

A prática dos conservacionistas enraizados é aquela que contribui para a proteção do solo a partir da modificação do sistema de cultivo. A principal preferência pelo uso de leguminosas deve-se às suas características especiais em comparação com outras plantas, ou seja, a capacidade de se combinar com microrganismos do solo (como bactérias fixadoras de nitrogênio), que convertem o nitrogênio do ar em compostos contendo nitrogênio que podem ser assimilados com vegetais, tornando as plantas parcial ou totalmente independentes do fornecimento externo deste nutriente (BORGES, 2008). A fixação biológica de nitrogênio por rizóbios em simbiose com leguminosas é muito importante para a restauração de solos degradados e geralmente deficientes em nitrogênio devido à perda de grande quantidade de matéria orgânica.

O feijão também é importante na estabilização da matéria orgânica do solo, pois a cada 10 unidades de carbono armazenado requer em média uma unidade de nitrogênio (FREITAS et al. Atualmente, em termos de expansão, o SPD é considerado o maior projeto ambiental dos trópicos. Graças à adoção dessa tecnologia, o Brasil é um país líder em proteção e proteção ambiental. Ao mesmo tempo, esse sistema de plantio contribui para o acúmulo do solo, ciclagem de nutrientes e acidificação do solo, o que pode afetar o crescimento e a produtividade das lavouras comerciais (FREITAS et al. Essa acidificação no plantio direto pode estar relacionada ao aumento da concentração de eletrólitos, o que pode ser evidenciado pela maior condutividade elétrica (CIOTTA et al.

Proporciona aumento da porosidade e capacidade de retenção de água, além de deixar uma camada de vegetação no solo, o que auxilia na redução da erosão da chuva, aquecimento do solo e evapotranspiração (ALVEZ et al. Porém, se o SPD não puder ser bem estabelecido, o sistema pode acabar em processo de degradação e compactação do solo devido ao uso equivocado de plantas com baixo potencial vegetal para o cultivo contínuo (FREITAS et al. Isso porque a manutenção da matéria orgânica no manejo do solo e no sistema de plantio direto afeta os aspectos físicos, químicos e biológicos, que por sua vez afetam a viabilidade da produção (VALADÃO et al. Junto com isso, a dissolução de fertilizantes fosfatados e a nitrificação de nitratos de amônia muitas vezes contribuem para a acidificação da camada superficial do solo.

Ao contrário, na agricultura tradicional, a aração e gradagem do solo dilui a acidez provocada pelo fertilizante em toda a camada cultivada (BARBOSA; FAGERIA, 2005). CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS O plantio direto já é uma prática consolidada. Com a expansão da área cultivada, esse sistema tende a se difundir mais. Não há dúvida de que isso auxilia no uso racional do solo e tem aumentado com ações simples por eles preconizadas. Atributos de fertilidade do solo e produtividade do feijoeiro e da soja influenciados pela calagem em superfície e incorporada. Ciência e Agrotecnologia, v. n. p. BERTONI, JOSÉ; LOMBARDI NETO, FRANCISCO. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. n. p. FREITAS, Leandro Alves et al. Residual de gesso e manejos conservacionistas sobre atributos físicos do solo.

PEREIRA, R. S. et al. Ácaros (Arthropoda: Acari) edáficos em áreas nativas e diferentes sistemas de plantio no estado de Roraima. In: Embrapa Roraima-Resumo em anais de congresso (ALICE). n. p. VELLOSO, J. A. R. WANG, Xiao et al. Assessment of soil erosion change and its relationships with land use/cover change in China from the end of the 1980s to 2010. Catena, v. p.

200 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download