O telhado verde como alternativa para reduzir os efeitos térmicos sobre edificações

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

OBJETIVOS 4. Objetivo geral O presente trabalho tem como objetivo geral analisar através da literatura se os telhados verdes conseguem atuar como reguladores para minimizar os efeitos térmicos nas edificações. Objetivos específicos Dentre os objetivos específicos podemos destacar: • Levantar publicações, livros, artigos na literatura referentes ao assunto; • Identificar os motivos de desconforto térmico da população; • Identificar os efeitos positivos dos telhados verdes. JUSTIFICATIVA Tendo em vista o atual cenário de urbanização e acrescente demanda por obras oriunda dessa, percebe-se o quanto é necessária uma abordagem para construção de maneira mais sustentável, buscando o conforto da população em crescimento sem comprometer a capacidade de carga do planeta. Neste sentido, o presente trabalho vêm a contribuir para o entendimento aprofundado acerca dos telhados verdes e de como este pode contribuir para manutenção do conforto térmico em edificações no cenário atual.

O fenômeno das ilhas de calor se desenvolve em decorrência da elevada incidência de radiação solar associada com o baixo fluxo de ar resultantes do adensamento do solo, verticalização e baixa dissipação de energia térmica causada por edificações (PANZIERA, 2015). As ilhas de calor são frequentes em centros urbanos e suburbanos, pois os materiais comumente utilizados nas construções desses espaços absorvem e conservam mais o calor irradiado (GARTLAND, 2011). Existem diversas razões para que os materiais das construções urbanas ocasionem maior conservação do calor nas áreas urbanas, entre elas destaca-se a utilização de materiais, em priori, temos que grande parte dos materiais utilizados na construção civil é impermeável e de estanque, desta forma não apresentam umidade suficiente para dissipar a energia absorvida na forma de calor, além disso, a combinação de materiais escuros de edifícios e pavimentos contribui para aumento desses fenômenos, pois absorvem e armazenam maiores quantidades de calor (GARTLAND, 2011).

A formação de ilhas de calor favorece o desconforte térmico, uma vez que esse "fenômeno podeincrementar a temperatura do meio em até 10°C, o que pode causar estresse térmico e degradar a sanidade humana" (PANZIERA, 2015, p. Uma alternativa para reduz os impactos das ilhas de calor e melhorar o conforto térmico nas edificações são os telhados verdes. Os telhados do tipo extensivo caracterizam-se pela presença de vegetais de baixo porte, com predomínio de plantas com desenvolvimento natural e espontâneo, normalmente suculentas, musgos ervas rústicas, trata-se de um telhado com baixa necessidade de manutenção (CALHEIROS & PALHA, 2017). O sistema intensivo é caracterizado pela presença de elevada variedade de espécies vegetais, com a presença de plantas arbustivase até mesmo algumas espécies arbóreas, desta forma necessita manutenção constante, semelhante a um jardim tradicional, além de apresentar um preço de instalação maior quando comparado aos demais (CALHEIROS & PALHA, 2017).

Já o modelo semi-intensivo é um intermediário entre os demais, possui vegetação perene e rasteira, e até mesmo algumas espécies arbustivas, o custo e manutenção também são intermediário comparado aos outros dois, necessitando maiores cuidados com o abastecimento hídrico e fornecimento de nutrientes (CALHEIROS & PALHA, 2017). Fluxo de energia em telhados verdes e o conforto térmico O fluxo de calor é o processo decorrente da transferência de calor entre dois meios que se encontram em diferentes temperaturas (LIZ, 2018). Nesse contexto, a transferência de calor observada em telhados verdes ocorre de maneira divergente dos telhados tradicionais devido a diferença nos materiais utilizados e também pelo metabolismo energético das plantas empregadas em tal sistema (LIZ, 2018). PALHA, P. Infraestrutura verde: Tendencia das coberturas verdes nas cidades.

RevistaIngeniun. São Paulo. GARTLAND, Lisa. Disponível em: https://www. imed. edu. br/Uploads/5_SICS_paper_27. pdf. NASCIMENTO, W. C. do; FREITAS. M. do C. DisciplinarumScientia. Série: Naturais e Tecnológicas, Santa Maria, v. n. p. SILVA, Renan da Silva e.

56 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download