O TREINAMENTO DE PESSOAS NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Administração

Documento 1

O treinamento de pessoas em recursos humanos O treinamento é um dos modelos administrativos para o aprimoramento e a qualificação profissional dos colaboradores, tanto dentro como fora de uma empresa. Para Fidelis (2014) as empresas reconhecem o treinamento e o desenvolvimento das pessoas como um conjunto objetivo de estratégias que, além de técnicas, são também importantes na sua didática, capazes de agregar aos objetivos da empresa e ao desenvolvimento pessoal vantagens recíprocas, causando a mudança dos conceitos para as pessoas e fortalecendo objetivos e as ações empresariais, ensinando-as a aprender continuamente. O treinamento significa aumentar a capacidade cognitiva, ou seja, a capacidade de aprendizado, das pessoas para produzir, aperfeiçoando sua forma de entendimento e participando mais do ambiente no qual integram. “Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo, que objetiva repassar e reciclar conhecimento, habilidades e atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho” (MARRAS, 2011, p.

Para Chiavenato (2014), quase sempre o treinamento tem sido entendido como o processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deverá ocupar. O termo Indústria 4. surgiu durante a Feira de Hannover de 2011 para descrever o impacto da quarta revolução industrial sobre os meios de geração de valor. Borlido (2017) destaca que as características dessa nova indústria é o uso de uma internet mais onipresente, de sensores cada vez menores e mais potentes, na redução de custos de produtos e serviços, na sofisticação de softwares e hardwares, na inteligência artificial, nas fábricas inteligentes e na utilização de dados em nuvem. Para Coelho (2016) os pilares que sustentam a indústria 4. é formado por três tecnologias principais: • Internet das Coisas (Internet off Things – IoT): Compreende a integração de objetos físicos e virtuais ligados à internet a partir da tecnologia wireless, possibilitando a comunicação de objeto para objeto sem intermédio humano; • Sistemas Ciber-físicos (Cyber-physical Systems): São compostos por máquinas, sistemas de armazenagem e de produção capazes de trocar informações e controlar-se de forma autônoma; • Big-data: São os ativos de informação que se baseiam nos volumes (grande quantidade de dados gerados), variedade (dados estruturados e não-estruturados), velocidade (fluxo de dados constantes) e veracidade (grau de incerteza e de confiança dos dados).

o treinamento de pessoas é fundamental, pois o conhecimento é a base da quarta revolução industrial. A qualificação e a requalificação devem fazer parte constante dos programas de treinamento das empresas, por meio de cursos de interesse das pessoas e de acordo com as necessidades de cada empresa. Para tanto, os jogos vivenciais constituem uma importante ferramenta para a formação de competências dos colaboradores, pois permite, principalmente, a integração e a formação de equipes. Para Nascimento (2012) o menor tempo de trabalho é uma tendência na Indústria 4. e cita o exemplo da Alemanha, onde os trabalhadores dedicam uma quantidade menor de horas semanalmente, mas comparativamente, são mais produtivos. de criar controles específicos para as novas necessidades, inclusive para as oriundas da gestão de pessoas, que apresentam demandas específicas, internas e externas às organizações.

A quarta revolução industrial evidencia também a necessidade das organizações fornecerem condições plenas de saúde e segurança do trabalho para seus colaboradores, dentro da legislação vigente e respeitando as necessidades de cada indivíduo e do grupo como um todo. O respeito às pessoas é uma das premissas fundamentais da Indústria 4. que, no âmbito deste trabalho, demonstra que a administração de conflitos e a negociação devem ter foco para resultados positivos para as partes envolvidas, levando em conta os benefícios que os acordos podem trazer para a atividade principal de cada organização. A introdução de novas formas de interação entre os colaboradores e as máquinas, a partir do uso de novas tecnologias é o ponto que, de acordo com Fidelis (2014), levará a empresas a atingirem suas capacidades máximas em produtividade, qualidade e competitividade.

Disponível em: <https://repositorio-aberto. up. pt/handle/10216/102740>. Acesso em: 14 dez. CHIAVENATO, Idalberto. pt/handle/10316/36992>. Acesso em: 14 dez. COLTRO, Alex. Teoria geral de administração. Curitiba: Intersaberes, 2010. NOGUEIRA, Amarildo de Souza. Logística empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. São Paulo: Atlas, 2012. SCHWAB, K. Aplicando a quarta revolução industrial. Acesso em: 14 dez.

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