O uso da internet no contexto escolar como recurso pedagógico no período de pandemia

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Isso fez com que houvesse um bombardeio de informações nas pessoas, aumentando assim o seu conhecimento e o desenvolvimento das bases culturais e sócias das pessoas. Desse modo, esse artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso da internet no ambiente escolar e levantando o foco no período da pandemia. Diante dos resultados, foi possível perceber a necessidade de uma pesquisa e preparação para as práticas escolares com a utilização da internet e suas tecnologias. Além de uma manutenção da inovação e criação tanto individual dos professores como no coletivo para que possa existir novas propostas para a sala de aula. Palavras-chave: Contexto Escolar, TICs, Pandemia, Ensino. Desse modo, esses novos modelos e novas configurações foram estabelecidos por causa dos agentes responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico, exacerbado nesses últimos anos.

O aperfeiçoamento dessas tecnologias, se tornou um novo momento para o desenvolvimento humano, refletindo uma maneira de dar o conhecimento, que apresentasse a reflexão das necessidades comportamentais assumindo assim diferentes organizações sociais. Desse modo, hoje só vemos a tecnologia como o uso de computadores, televisão, celulares meios que estão de alguma forma ligados a tecnologia entretanto o uso do termo vem para fazer uma junção de vários objetos que sejam engenhosidades do cérebro humano, criando assim novas aplicações que vem no caminho da evolução da humana (LEVY, 2004). A linguagem digital é um aperfeiçoamento de uma das tecnologias mais importantes utilizadas pelo homem nessa atualidade que é a dicção. A mesma apresenta novas perspectivas para o meio de comunicação, elevando as noções antigas, garantindo novas formas de produção e um novo meio de propagação das informações com interação em tempo real.

Neste Contexto, esse artigo tem como objetivo geral realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso da internet no ambiente escolar e levantando o foco no período da pandemia, e como objetivos específicos: buscar atividades que facilitem e funcionem como processo de ensino e aprendizagem, mostrar a importância da atuação de profissionais capacitados, e apresentar a utilização das TICs no Ensino remoto. DESENVOLVIMENTO As tecnologias apresentam seu início histórico nos primórdios da humanidade, podendo ser vistas quando os seres humanos começaram a utilizar de instrumentos para sua proteção e o desenvolvimento da caça de alimento. Instrumentos esses que eram feitos pelos mesmos, por intermédio de ferramentas simples, como facas e lanças, logo após, houve a descoberta e manipulação do fogo, a utilização do mesmo ocorreu na evolução tecnológica da humanidade.

Logo após a evolução do fogo veio o nascimento das organizações nas aldeias, o melhoramento da agricultura e a domesticação dos animais, tendo início dos grupos como crenças e as culturas específicas. Dessa forma houve uma melhoria nas técnicas de elaboração dos instrumentos, se transformando assim em hábitos sociais e que seriam transmitidos em geração a geração (BERLATO, 2016). Desse modo, um dos grandes desafios das propostas pedagógicas de hoje, é existir uma compreensão da didática, da sua forma podendo assim fazer com que ela seja essencial articulada através de formas e métodos diferentes de maneira eficiente. De tal modo, cada conteúdo, e sua forma das áreas de conhecimento tem uma lógica específica que irá fazer meio do processo de aprendizagem, além disso, também precisamos levar em consideração o aprendiz e seu processo de aprender, onde cada um tem um jeito único de assimilar, pois temos modos diferentes de ensinar uma criança, um adolescente e um adulto pelos seus jeitos cognitivos e junção de elementos básicos para o processo de ensino-aprendizagem (MARTINES; et al.

De acordo com Berlato (2016), a sociedade vem desenvolvendo muitos avanços, e o seu principal foco é o acesso à informação, pois a mesma é instantânea e de forma globalizada. Isso é o fruto da evolução tecnológica que esta na sociedade, fazendo com que o sujeito apresente uma obrigação de se adequar e aprender a viver de novas maneiras, e situações e meios. Assim, pode se perceber que as tecnologias estão sempre presentes em todos os momentos existentes na nossa sociedade, a mesma é nossa aliada em todas as novas atividades. Segundo Regina (2012), através dessa expectativa, e pelo fato de estarmos em pleno século XXI, a utilização das tecnologias não pode ser mais algo isolado ou algo ainda a ser aprendido e desenvolvido. É certo que, quando bem orientada e utilizada, ela pode ser um grande recurso que vai permitir aos professores ter uma melhor prática pedagógica na escola, além de melhorar sua performance como professor.

Segundo Machado (2004): Não se trata de discutir o uso ou não uso das tecnologias – o que, além de um contrassenso do ponto de vista da racionalidade técnica e da perspectiva histórica, seria estéril, uma vez que elas estão por toda a parte e sua presença somente tende a aumentar. Trata-se de buscar um mínimo de consciência sobre seu uso, que possibilite à escola o exercício das funções primordiais, sem o insólito expediente de deixar-se pautar pelo que as tecnologias permitem ou não realizar (MACHADO, 2004, p. De tal modo, as tecnologias estão possibilitando a existência de novas formas de distribuir o conhecimento socialmente, fazendo com que existam novos meio de alfabetização (informática, científica e literária).

Além disso, tudo faz com que as aulas sejam mais dinâmicas, atraentes, tem uma maior facilidade na organização das informações fazendo com que otimize os estudos e estimula o autodidatismo do aluno (MARTINES et al. Um grande exemplo disso é o ano de 2020, onde nos vimos presos a uma nova realidade, onde tudo foi acontecendo de uma hora para outra e ninguém estava preparado. O Mundo se viu no meio de uma pandemia por causa do COVID-19, onde foi feito grandes mudanças na área da saúde, mas também na área da educação, o ensino passou a ser remoto, onde os professores precisaram se adaptar de forma rápida e do dia para noite aprender as TICs ou as tecnologias digitais da informação e comunicação – TDIC (Todos pela Educação, 2020).

Sabemos da importância que é para o desenvolvimento dos indivíduos e grupos sociais e da sociedade o processo de construção de conhecimentos adequados á utilização de forma apropriada dessas tecnologias. Isso é chamado de aprendizagem tecnológica ativa – ATA, onde a mesma é uma combinação entre as metodologias ativas e as tecnologias digitais apresentando assim um paradigma de aprendizagem. Desse jeito, temos uma formação acadêmica que tem o foco só na aquisição de saberes, e não pensa na utilização futura das tecnologias, ou seja, os discentes que são os futuros professores utilizam das TICs no seu ensino superior, mas não aprendem no ensino superior como aplicar as mesma na sala de aula ou nas escolas (SCHEVISBISKI, 2008). De tal modo, que nos dias atuais utilizamos muito das TICs como um componente de inquietação, gerando assim debate e análise por parte dos professores e da escola, como já foi citado.

Isso é um enorme desafio para os professores e professoras, dessa forma a utilização das TICs é uma reflexão entre a relação dos estudantes com seus meios como é o caso da sociologia, assim com o tempo foi surgindo vários estudos no campo da educação que vinham com o foco na utilização das tecnologias entre os alunos e os professores nas instituições de ensino. CONCLUSÃO Dessa forma, foi possível perceber que a evolução das tecnologias apresentaram grandes impactos sobre as várias partes da sociedade, especialmente nos eixos das instituições como familiar, cultural e educacional fazendo assim com que tenhamos uma visão e uma identidade diferenciada sobre a educação. Assim, foi desenvolvido um novo espaço social de interação que está modificado do domínio físico, esse espaço que é desenvolvido de uma nova forma e interação entre os sujeitos.

C. G. Recursos Tecnológicos da Educação Infantil: Na visão de alguns educadores. Trabalho de Conclusão de Cruso pela Universitátio Católico Salesiano. LINS, p. CUNHA, M. D. D. BIZELLI, J. L. p. jul/out 1999. ISSN 01045970. GIDDENS, A. Modernidade e Identidade. MACHADO, N. J. Conhecimento e Valor. Coleção Educação em pauta: teoria e tendências. São Paulo : Moderna, 2004. K. MATOS, S. N. A importancia das atividades lúdicas para o ensino de informática na educação infantil. º Seminário Nacional de Inclusão Digital , Ponta Grossa, 28 a 30 Abril 2014. Acesso em: 08 agosto 2020. PONTE, P. D. Tecnologias de Informação e comunicação na formação de professores: Que Desafios ? Revista Iberoamericana, n. p. Tecnologias apara transformar a educação. Artmed, Porto Alegre, 2006. SCHEVISBISKI, R.

S. Metodogias de Ensino de Sociologia: O projeto "Oficina de Idáias", Londrina, p. todospelaeducacao. org. br/conteudo/Educacao-na-pandemia-Ensino-a-distancia-da-importante-solucao-emergencial_-mas-resposta-a-altura-exige-plano-para-volta-as-aulas>. Acesso em: 20 setembro 2020.

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