O uso da Tecnologia na Área da Educação

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Convidou-se educadores físicos de uma academia de Vitória-ES através do comunicador instantâneo Whatsapp, solicitando que respondessem a um questionário sobre o uso de tecnologia no ambiente de trabalho enquanto ferramenta de treino utilizada diretamente com os alunos. Foi unanime que a tecnologia auxilia os professores, porem com ressalvas. Palavras-chaves: Tecnologia; Bacharel; Agilidade; Praticidade. SUMMARY Technology guides society in such a way that we evolve along with it. Thus all professions are linked to this evolution, with physical education is no different, professionals are surrounded by technology, but it helps them in the development of their duties. Tal acesso já é entendido como algo básico, da mesma forma que qualquer aparelho de treino ou mesmo um colchonete presente na academia, é necessário referir acerca de programas, equipamentos avançados, entre outros, que auxiliam o profissional.

Sabe-se, portanto, que é um desafio atual da educação incluir as novas descobertas para tornar as aulas mais dinâmicas, atrativas e tecnológicas. Neste trabalho através de uma revisão da literatura busca-se caracterizar e compreender o histórico e as evoluções do uso das tecnologias nas aulas de Educação Física. O artigo apresenta também relatos de profissionais que utilizam da tecnologia como ferramenta nas aulas. “O professor que leva a sério o que faz, que respeita os alunos presentes, que alia à competência técnica o compromisso politico de ensinar, que parte das experiencias dos alunos, que permite o diálogo, que desperta a criatividade e expõe os alunos à reflexão constante, certamente não terá alunos desinteressados, preguiçosos, acomodados ou desanimados.

Nos últimos anos a população se conscientizou acerca da importância de uma vida saudável e ainda mais com a qualidade de vida. Em decorrência da mudança sofrida por conta das tecnologias e pela introdução dessas nas mídias, as pessoas têm buscado uma maneira de como viver melhor. Como consequência dessa mudança de posicionamento da sociedade, os lugares voltados para as práticas de atividades físicas obtiveram maiores ganhos financeiros, visto que as pessoas passaram a se preocupar em manter, além da mente, o corpo são. Ainda acerca de tal fato, vale salientar que isso, consequentemente, acabou aquecendo o mercado fitness, visto que este é responsável por atrair pessoas que estão em busca de saúde e bem-estar.

 Contudo, esse reposicionamento da sociedade acabou trazendo clientes cujo nível de exigência é maior. ° pergunta: Essa tecnologia influencia no resultado final do seu aluno? No que concerne à importância da tecnologia no local de trabalho, esta é vista como um benefício uma vez que proporcionará praticidade, poderão monitorar melhor os alunos e poderão determinar as metas a serem alcançadas. ° pergunta: Qual a importância da tecnologia no seu local de trabalho? Por fim, foi questionado se programas de cadastro e prescrição de treino são capazes de auxiliar e agilizar o processo de trabalho, nessa senda o resultado, novamente, foi unânime. ° pergunta: O programa utilizado para cadastro e prescrição de treino auxilia ou até mesmo agiliza o seu processo de trabalho? CONSIDERAÇÕES FINAIS Com isso, baseado nas reflexões obtidas a partir desse artigo, pode-se notabilizar que o uso das tecnologias, tal qual as mídias sociais, são novos artefatos que podem ser usados na Educação Física.

A fim de que o uso desses recursos tenha efeitos benéficos é necessário, primeiramente, o uso responsável deste, seguido do estudo para proporcionar ao profissional a constante atualização, visto que a tecnologia está em constante mudança. Posto isso, sabe-se que as mídias têm utilizado de diálogos que instruem e induzem aos cidadãos para que queiram estar inseridos aos novos padrões sociais que são eles: o bem-estar, a procura por um corpo saudável e, claro, a estética pessoal. PONTES, T. M. A contribuição das tecnologias nas aulas de Educação Física. Disponível em: < https://portalrevistas. ucb. Disponível em: < https://www. actuar. com/blog/a-tecnologia-nas-academias/> Acessado em: 12 de nov. RAMOS, M. P.

44 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download