O uso do data show no docencia do ensino para surdos

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO - O presente artigo busca apresentar em primeiro lugar sobre o surgimento Língua de sinais mundo e sua cultura, tempos depois ocorreu a mudança na nomenclatura para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), após ser utilizada no Brasil. No Passado, a educação surdos não tinha escola formal. Por muitos anos foi usado um sistema que chamamos de Oralismo, mas essa prática não era muito eficaz porque eram proibidos o uso de sinais, somente leitura labial, não respeitar maneira comunicação pessoa surdo. Anos depois surgem novas didáticas buscando mostrar diferente formas de ensino dedicado ao aluno surdo, incluindo-o em sala de aula, é aconselhável fazer o uso do programa PowerPoint para professores ouvintes facilitarem o aprendizado, porque diferente do ouvinte o aluno surdo assimilará mais o conhecimento usando imagens do que apresentar apenas textos longos, faz-se necessário junto com o uso do Power Point a apresentação do referido conteúdo com data show.

Esse recurso permite ainda que os alunos prestem mais a atenção a aula ensinada. Com esse trabalho podemos destacar a importância de um ensino inclusivo no nosso país, além de contribuir ecologicamente com o mundo por evitar desperdício de toneladas de papeis que são descartados depois de um certo período. Ao invés de focar em livros didáticos faz-se necessário o uso consciente da tecnologia para contribuição de um mundo melhor. Para o presente Tcc – Trabalho Conclusão de Curso, foi necessário a pesquisa bibliográfica, buscando informações em sites, artigos acadêmicos e livros sobre o tema proposto. DESENVOLVIMENTO O presente artigo apresenta como caminhos principais da educação de surdos no Brasil, relatos acontecimento histórico primeira na escola INES e Instituto Nacional de Educação de Surdos é o centro nacional de referência na área da surdez no Brasil, durante o império no governo de Dom Pedro II, que abriu as portas para criar primeira escola de educação de surdos INES, desde em 26 de setembro de 1857 na capital em Rio de Janeiro até hoje.

De acordo com GANNON (1981, apud STRONG, pag. No início do ano, com a decepção do método Oralismo, Dorothy Shifflet, a mãe ouvinte de uma filha surda e professora de uma escola pública, criou um método de ensino que combinava sinais, fala, leitura labial e treino auditivo, para estudantes surdos em uma escola em Anaheim, na Califórnia, denominado seu trabalho como “The Total Approach” – A Abordagem total. ”2 Durante 100 anos do mais duro acontecimento usavam o modelo clínico terapêutico, por isso a pesquisa médica sobre pessoas com tais deficiências é a surdez, no que define o autor: O modelo clínico terapêutico que guiou os programas educacionais para surdos, desde o século XVIII, procura ver a surdez como uma patologia que, se não tratada, ocasionaria outras deficiências ou incapacidades.

JESUS, 2017; Pág. Após 1960, o linguista americano William Stokoe reconheceu que a Língua sinais tinha gramática própria. Sendo Libras principal e português como segunda língua. Os tipos de cultura surda: Podemos classificar os surdos dividindo-os em algumas categorias, segundo OKA sobre a pesquisadora Gládis Perlin, são elas: - Identidade surda: Genes hereditários, ou seja, a surdez é passada de geração para geração, sendo filhos surdos de pais surdos. Identidade surda híbrida: São pessoas ouvintes que por quaisquer razões adquiriram a surdez ao longo da vida, sendo assim, acabam aproximando-se mais da cultura surda, vindo posteriormente a usar somente a comunicação em Libras. Identidade surda de transição: Ao contrário da surdez hereditária de pais surdos, pode ocorrer de pais ouvintes terem filhos surdos, nesse caso, acabam se adaptando para conviver na cultura ouvinte.

Identidade surda incompleta: Esse grupo representa aqueles que são contra o uso da Libras, pensar que surdo deve ser oralisados. são dois documentos fundamentais para garantir os direitos das pessoas surdas, especialmente na área da educação e como a Língua das comunidades surdas brasileiras e a sociedade, aos profissionais, dentro lei de libras definem: “Parágrafo único. A Língua Brasileira de Sinais – Libras não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa” (BRASIL: 2002), segundo autor JESUS; 2016: (. são concepções sobre os surdos, a compreensão de que constituem um coletivo que compartilha a experiência visual, uma língua visual, uma cultura visual e que todos esses elementos constituem a diferença surda e precisam ser objeto de debate na sociedade e incorporados ao campo das políticas educacionais.

JESUS. Atualmente o professor ouvinte pode optar por usar o programa “PowerPoint”, pois facilita o processo ensino-aprendizagem usando imagens, porque quando professor fala muito a leitura labial fica mais difícil de acompanhar. Assim, na preparação dos seus slides, enfatize apenas os fatos ou ideias mais relevantes. Isso faz com que os alunos ouçam sua explicação e os slides passam a ser apoio visual e não uma fonte de leitura. O uso imagem é o recurso mais antiga da linguagem humana, a primeira linguagem a aprender na comunicação. De acordo com o psicólogo suíço Jean Piaget, a pessoa passa por três processos de aprendizagem, de acordo com o site HIPERCULTURA, o primeiro deles é a assimilação, ou seja, conhecer uma imagem antiga e conhecer novo objeto de forma que parece pensar ser o mesmo objeto, depois que pessoa adquirir um conhecimento novo poderá saber a diferença, a terceira etapa é chamada de estado equilíbrio, após saber conceito diferente consegue um novo aprendizado.

O uso do data show no ensino importante facilitador de aprendizagem, porque ao invés de estar usando somente livros e matérias na lousa, pode usar exemplos como gráficos, fotos e vídeos facilitando a mensagem que o professor quer passar para o aluno. CONCLUSÃO Por isso que escolhi o tema “O USO DO DATA SHOW E PROGRAMA POWER POINT NA DOCÊNCIA DO ENSINO PARA SURDOS”, o contexto em relação com a tecnologia no desenvolvimento objetivo visual, imagem, texto curto e interação dos conhecimentos traz motivação para aquisição da linguagem para alunos surdos e é a primeira língua da Libras. Sendo assim, a partir do momento que o professor passa a utilizar mais recursos visuais nas aulas, o entendimento do conteúdo torna-se mais eficaz.

O Uso da metodologia com Power Point pode ser realizado em qualquer busca na internet, exemplo: Imagens, texto curto, história, mas para fazer é preciso melhor atendimento, mudar estrutura escolas adaptar o ensino inclusivo, portanto a pessoa surda gosta mais quando há visualização prática aplicado pelos professores. REFERÊNCIAS: BRASIL. DECRETO. Disponível em: <https://agenciawck. com. br/educacao-e-criatividade-como-o-uso-de-apresentacoes-criativas-pode-aumentar-o-foco-na-sala-de-aula/>. Acesso em: 30/04/2020 JESUS, Jefferson Diego; FERNANDES, Sueli. Educação bilíngue para surdos/as: um estudo comparativo da escola bilíngue e do atendimento educacional especializado (AEE) na escola inclusiva. Inclusão social"; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola. uol. com. br/educacao/inclusao-social. Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. UFSC, Florianópolis. Acesso em: 29/10/2020. STRONG, Michael. Language Learning and Deafness. Disponível em: <https://www. todoestudo. com. br/sociologia/cultura-surda>.

Acesso em: 05/05/2020. Conceito de Power Point. Publicado em 2015. Disponível em: <https://conceito. de/powerpoint>. Acesso em: 07/05/2020.

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