Observação clinica no desempenho psicomotor de criancas com dificuldades escolares

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Definição do Problema A partir da compreensão de que apenas o ambiente escolar – dentro do recorte da educação básica – aliado a atuação de pais e responsáveis poderia vir a ser insuficiente para proporcionar um adequado desenvolvimento psicomotor nas crianças de forma a acarretar em um número crescente de dificuldades escolares nos deparamos com os seguintes questionamentos: Como a intervenção da área clínica de atuação pode influir para mitigar ou mesmo solucionar as dificuldades escolares que forem decorrentes de um desenvolvimento inadequado das faculdade psicomotoras? E na prática como isso vem acontecendo? Fundamentação Teórica O indivíduo desde o momento do seu nascimento se vê exposto a um mundo de grande complexidade, a todo instante sendo exposto a novas formas de estimulação nos mais amplos dos seus sentidos, sendo em um primeiro momento este indivíduo incapaz de reagir e lidar com esses estímulos tornando-se completamente dependente dos pais ou cuidadores para interagir com os estímulos que recebe podendo ser internos ou externos e ser capaz assim de realizar as suas funções básicas, com o passar do tempo no entanto o bebê torna-se uma criança em pleno desenvolvimento sendo cada vez mais capaz de lidar com a estimulação recebida tornando-se aos poucos mais independente no sentido de atender suas necessidades, estando esse desenvolvimento diretamente ligado as funções psicomotoras e seu desempenho.

Carvalho, Ciasca e Rodrigues, 2015) Deste modo espera-se que ao atingir a idade escolar a criança por sua vez já tenha a sua psicomotricidade – que consiste na capacidade de realizar movimentos, tratando da atividade psíquica que transforma a imagem em ação de estímulos para procedimentos musculares adequados (TAVARES; MACHADO, 2010) - desenvolvida sendo assim uma ferramenta de auxílio ao processo de aprendizagem, no entanto as dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar tem crescido em um número maior do que projetado sendo uma realidade comum nos depararmos com crianças da atualidade se deparando com barreiras no ambiente educacional que as mesmas se acham incapazes de atravessar dentro de um contexto onde estudos comprovam que existe uma relação direta entre as dificuldades escolares e a psicomotricidade infantil, visto que: “A psicomotricidade pode ser definida como uma ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio de sua relação com o mundo externo e interno, Está dividida em três campos distintos: reeducação psicomotora – que visa corrigir alterações no desenvolvimento psicomotor, tais como, equilíbrio, coordenação, dispraxia; terapia psicomotora – que se refere a todos os casos nos quais a dimensão afetiva ou reacional parece dominante na instalação inicial do transtorno; educação psicomotora – que visa desenvolver, na criança, a capacidade de criar, resolver e adaptar as tarefas realizadas, sem usar a imposição como método de educação”.

Boato, 1996). De forma que sem um bom desenvolvimento psicomotor torna-se ainda mais complexo o processo de desenvolvimento escolar sendo mesmo satisfatório, o que se torna ainda mais grave se observarmos o recorte de crianças que apresentem algum tipo de transtorno neuropsiquiátrico como por exemplo o TDAH que age diretamente na concentração do individuo dificultando ainda mais o desenvolvimento de habilidades psicomotoras sendo segundo estudos realizados por Carvalho, Ciasca e Rodrigues (2015) a causa de até 15% das dificuldades de aprendizagem dentro do contexto escolar, sendo o restante oriundas de desinteresse da parte de docentes e/ou discentes, negativismo e falta de crença na capacidade de aprendizado da criança da parte de todos os atores envolvidos – neste tópico considerando inclusive a família – e falta de habilidade para proporcionar um acompanhamento que estimule adequadamente o desenvolvimento do conjunto psicomotor das crianças, uma vez que seria também papel da escola auxiliar nesse aspecto do desenvolvimento conforme afirma (TAVARES & CARRIJO 2011) “A prática psicomotora que utilizaremos na escola comum tem um aspecto preventivo e educativo.

Insistimos no termo “preventivo”, uma vez que pode ajudar a prevenir certo número de dificuldades de comportamento, de aprendizagem, por se tratar de uma prática não-diretiva, em que o adulto que intervém pode observar, com suas estratégias pedagógicas” No entanto uma vez observado que apenas a escola não tem sido completamente efetiva no sentido promover o desenvolvimento psicomotor das crianças essa responsabilidade acaba sendo dividida com duas outras áreas de atuação: A reeducação e a Terapia Psicomotora ambas podendo ser desenvolvidas no ambiente clínico. Desse modo nossa pesquisa como um todo encaixa-se como sendo uma pesquisa de natureza exploratória onde segundo Köche (1997) é necessário desencadear um processo de investigação que identifique a natureza do fenômeno e aponte as características essenciais das variáveis que se quer estudar pois objetivamos identificar o formato como algo acontece, problematizando essa prática e questionando a existência de possíveis formatos para sua melhoria.

Justificativa Esse trabalho se faz relevante pela já pontuada relação indissociável existente entre o desenvolvimento das habilidades psicomotoras e o desempenho escolar uma vez que muito além de um bom desenvolvimento em atividades avaliativas a psicomotricidade tem todo um papel na formação da consciência corporal que impacta na realização de atividades, interação com outros indivíduos e meios de se expressar o que pode impactar não só na vida escolar, mas em toda a vida útil do indivíduo. Acreditamos desta forma que um amplo conhecimento acerca da psicomotricidade será capaz de formar uma sociedade mais capacitada para desenvolve-la desde o berço de cada nova criança causando impactos cada vez mais positivos para o desenvolvimento das mesmas de maneira geral o que acarretará a longo prazo em uma sociedade mais plenamente desenvolvida e consequentemente mais produtiva em todos os aspectos.

Cronograma Atividade/Mês Fev Mar Abri Mai Jun Jul Ago Set Out Nov 1. Levantamento Bibiográfico X X X 2. Entrega do Relatório (Monografia) X 13. Defesa pública do Relatório X 14. Entrega versão final do TCC X Quadro 1: Cronograma de Atividades Cronograma GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997. ASSEFE – Associação de Assistência aos Servidores da FEDF, 1996. Carvalho, M. C; Ciasca, S. M; Rodrigues S. D; Há relação entre desenvolvimento psicomotor e dificuldade de aprendizagem? Estudo comparativo de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, dificuldade escolar e transtorno de aprendizagem Rev. com/educacao/noticia/2017/08/ha-laboratorios-de-informatica-em-81-das-escolas-publicas-mas-somente-59-sao-usados. html> acesso em: Jun/2019 TAVARES, He; MACHADO, F. Psicomotricidade: da prática funcional á vivenciada. Uberlândia – MG/ 2010. Disponível em: Acesso em: Jun/2019 CARRIJO, F; TAVARES, H.

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