OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA REFLEXIVA DAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE.

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

A observação de (inserir aqui o nome da sua localidade) sob a dimensão da sustentabilidade. Considerações Finais 6 5. Referências 6 1. Introdução A relação de exploração homem x natureza, levada a níveis insustentáveis pelo modelo capitalista de sociedade no Século XX, provoca a necessidade de estabelecer novos parâmetros de convivência entre a sociedade e a natureza. Neste sentido, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU, em 1972, realizou a sua Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente. Ainda que verificada as consequências desta visão antropocêntrica na modernidade, Silva (2012) reflete que este seja um traço marcante do pensamento ocidental, tendo passado por distintas épocas e resistindo até os dias atuais. Caracteriza-se nesta visão, o afastamento do homem de sua própria condição de natureza (p.

Neste sentido torna-se relevante pensar a construção da relação homem x natureza. Daí surge a EA que desempenharia o papel de contribuir para a ressignificação de novos valores sociais através do espaço escolar, ambiente profícuo para esse movimento. No entanto para o alcance deste propósito, é necessário o rompimento com o modelo de educação atual que reproduz as relações de dominação e exploração tal como a relação hierarquizante construída entre homem e natureza, onde o primeiro é o dominador e, a natureza, torna-se o objeto dominado (SILVA, 2012). O pensamento complexo constitui, portanto, um caminho promissor que pode qualificar as práticas de Educação Ambiental, fornecendo-lhe a densidade teórica da qual se ressente”. p. Dado o caminho pedregoso que se estabelece na relação homem x sociedade x natureza, a Educação Ambiental carrega em si a finalidade de provocar a mudança de visão da sociedade, sem deixar encoberta as questões que propiciaram a construção do atual entendimento dualista da relação homem/ natureza.

Por fim, resta perguntar então, qual é o verdadeiro sentido de toda a reflexão que paira sobre a Educação Ambiental e, mais, uma EA Crítica, como discute Queiroz (2012). A melhor forma, para responder este questionamento é compreender, conforme a autora, a construção ao longo do tempo do modelo de sociedade que vivemos e perceber sua falibilidade. Exploração esta, que reflete em todas as relações sociais. A partir da observação participante do lócus da autora, foi percebido que (resumir aqui as principais considerações da sua observação). Por fim, salienta-se que para uma Educação Ambiental adequada, comungamos com a visão de Queiroz (2012) e Silva (2012) de que é necessário estabelecer um novo posicionamento da disciplina na formação do educador, possibilitando sua interdisciplinaridade e papel na construção de valores socioambientais na sociedade.

Referências BRUNDTLAND, Gro Harlem. Our Common Future – The World Commission on Environment and Development. ª Reunião Anual da ANPED, Outubro, 2010. Disponível em: http://35reuniao. anped. org. br/images/stories/trabalhos/GT22%20Trabalhos/GT22-2024_int.

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