OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA REFLEXIVADAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

O estágio cultural e educacional em que se encontra um grupo populacional está intimamente ligado com as práticas adotadas em relação a utilização dos recursos naturais na forma como o meio ambiente é visto. As práticas culturais que os moradores de Suzano desenvolveram ao longo dos anos permitem afirmar que este município esteve intimamente ligado a produção no campo, passando a ter suas primeiras industrias ainda no século passado. Os aspectos econômicos ajudaram a moldar as características culturais e educacionais do município, onde somente 4% da população possuem ensino superior. O município de Suzano ainda tem um longo caminho a ser percorrido quando se trata de Educação e geração de empregos de qualidade para a população. Neste sentido, a compreensão das características socioeconômicas e culturais são primordiais para a compreensão das transformações que ocorrem na natureza e como esta natureza é influenciada ao longo dos anos pelos diversos agentes sociais, culturais e econômicos.

No item 2. é feita uma análise sobre a educação e os aspectos culturais. É discutida até que ponto os aspectos culturais contribuem no processo educacional de um povo ou sociedade. No item 2. é feita uma descrição sócio espacial e econômica da área de estudo, onde procura-se estabelecer uma relação entre os aspectos culturais e a evolução dos indicadores analisados, além da discussão dos resultados encontrados a partir da análise dos tópicos anteriores. A natureza dominada passou a ser a ânsia das pessoas que fazem parte do sistema capitalista atual, e o primeiro passo para dominá-la foi a sua valoração com base na sua capacidade de gerar lucro. Este comportamento findou em uma série de impactos ambientais negativos e em milhares de vidas perdidas ao longo dos anos.

E estes impactos foram a causa para o surgimento de um movimento mundial em defesa do meio ambiente. Neste sentido, a educação ambiental busca aliar um conjunto de práticas conservacionistas e preservacionistas e conceitos voltados para a busca de uma melhor qualidade de vida no intuito de criar modelos e ações voltadas para a autos sustentabilidade das pessoas dentro do ambiente em que vivem. Sauvé afirma que A educação ambiental não é, portanto, uma “forma” de educação (uma “educação para. Para ele a corrente naturalista é centrada na preservação e na relação com a natureza. Já a corrente conservacionista é voltada para a conservação dos recursos naturais. Educação e aspectos culturais As diversas abordagens do termo cultura possui uma amplitude considerável e por vezes nos levam a crer que se refere somente a questões relacionadas à música, literatura, artes, etc.

Entretanto, sua perspectiva é muito mais ampla, considerando-se que a cultura pode ser concebida como tudo que o homem produz (OLIVEIRA, 2011 apud SILVA, 2019). Silva ainda afirma que Outrossim, quando se conceitua o termo cultura, compreende-se sua expressiva importância nas relações histórico-sociais, podendo-se inclusive afirmar que sua influência de massa acaba permitindo a preservação de grupos sociais, detendo características que se manifestam no cotidiano, no comportamento social e nas produções físicas e imateriais (SILVA, 2019 p. Para Carmignolli […] a escola é como um fator de mobilidade social que age sobre todo o processo de ensino, legitimando o mecanismo de apreender nos diversos graus de desenvolvimento. Nesse processo, a família é responsável por transmitir a seus filhos uma parte do capital cultural que possui e certo éthos.

A transmissão do capital cultural é produto do nível cultural global da família e do sucesso escolar, cuja ação do meio familiar sobre o sucesso escolar é exclusivamente cultural (CARMIGNOLLI, 2019 p. Neste sentido, o nível de instrução dos membros que compõem a família pode ser considerado um indicador que aponta para o estabelecimento de um determinado nível cultural. Para Carmignolli (2019) vale destacar que, nesse contexto, será desconsiderado o conteúdo da herança que as famílias mais cultas transmitem a seus filhos e as vias de transmissão. Fonte: https://datapedia. info/cidade/1257/sp/suzano#analfabetismo Pode-se afirmar que a diminuição da taxa de analfabetismo é resultado de uma política de educação pública de âmbito nacional e local. Não se pode esquecer que a cultura familiar também influenciou no aumento das taxas de alfabetização desta região ao longo dos anos, indicando uma forte relação entre cultura e educação.

Com isso, a cultura e a educação são fenômenos sociais que estão intimamente interligados e que por isso, se influenciam mutualmente, onde juntas podem se tornar capazes de modificar a realidade dos educandos e da localidade onde vivem. Aliado a um aumento da taxa de alfabetização houve um grande crescimento em quantitativos da qualificação da população. a sociedade brasileira perpetua as desigualdades sociais: mesmo que sofra mudanças, a estrutura permanece a mesma, o que pode ser percebido nas lutas por distinção social e diferenciação entre ‚gente de prol‛ e ‚ralé‛. Esta ideia pressupõe que a cultura e a educação podem sofrer influencias de classes dominantes. Neste caso a cidade de Suzano, caso tivesse uma classe dominante preocupada com os aspectos culturais e educacionais da população deste município, os índices educacionais e industriais poderiam ser melhores.

Os aspectos referentes a qualificação e a taxa de alfabetização também refletem as questões das desigualdades reproduzidas ao longo dos anos e muitas vezes encarada mais como uma questão cultural do que de política pública. Para Silva A modernização brasileira não promove a igualdade e a cidadania para toda a população: ‚A modernidade de países como o Brasil é ‘deficiente’, seletiva e periférica porque jamais foi realizado aqui um esforço social e político dirigido e refletido de efetiva equalização de condições das classes inferiores‛ (SILVA, 2013 p. Disponível em: <https://repositorio. unesp. br/bitstream/handle/11449/181586/carmignolli_aol_me_arafcl. pdf?sequence=5&isAllowed=y> Acesso em: 24 de maio de 2020. GOERGEN, Pedro. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento.

Ano 04, Ed. Vol. pp. Outubro de 2019. Revista Margens Interdisciplinar, v. n. p. MARQUES, Ronualdo; RAIMUNDO, Jerry Adriano; XAVIER, Claudia Regina. Educação Ambiental: Retrocessos e contradições na Base Nacional Comum Curricular. Argumentum, v. n. p. Disponível em: <https://www. redalyc.

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