ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESCOLARES

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Para isso partimos da seguinte problemática: A Gincana tanto como um evento escolar ou como atividade recreativa pode ser considerada como ferramenta para melhorar a aprendizagem? Para que esse problema encontrasse resposta, buscou-se uma vasta leitura para comprovar a eficácia dos eventos escolares através das gincanas ou recreação para potencializar os processos de ensino. JUSTIFICATIVA: È justificado o tema abordado nesse projeto devido a percepção de cada vez mais se estar deixando de lado os jogos recreativos e gincanas na escola. Percebe-se que eles estão sendo esquecidos. Isso está intrinsicamente ligada a própria tecnologia e ao fato dos professores das outras áreas fora da Educação Física acreditarem que a recreação é apenas um passatempo. Para desmistificar isso, é preciso um intenso debate, pois é através do lúdico que se pode fortalecer a aprendizagem, que garantirá avanço na autonomia, trabalho em equipe, fortalecimento de vínculos e outras ações que muitas vezes não são previstos nos ensinos de português, matemática e outras disciplinas.

Ainda, com a equipe que participou da gincana será feita uma discussão que levante o quanto gostaram das atividades, se elas são ou não importantes e uma auto avaliação de cada equipe. Ao final de todo o processo, será feito pelos organizadores uma pequena reflexão entre os jogos, gincanas, brincadeiras e os jogos eletrônicos. O objetivo é mostrar que podemos nos divertir muito mais sem posse de qualquer tecnologia. REFERENCIAL TEORICO: Alves (2014) acredita que dentro da escola, os alunos estão envolvidos com inúmeras disciplinas que trabalham com a questão somente teórica e esquecem-se do um trabalho mais voltado para o desenvolvimento físico e motor do corpo, que também são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Nessa perspectiva, o autor, traz o lúdico como ferramenta para desenvolver inúmeras habilidades motoras e cognitivas, tão importantes para o processo de todo o desenvolvimento dos alunos.

Silva (2011) retrata que o próprio conceito do termo recreação foi se remodelando durante a história. Passou por significados de puro divertimento e laser, para uma incorporação de culturas e da própria história. Isso porque elas denotam a sua própria evolução histórica, que passaram por muitas gerações e estão presentes até hoje. Ainda Silva (2011) constrói um cenário preocupante sobre as brincadeiras ou as recreações que vem ao longo dos tempos sendo substituídas pelos jogos eletrônicos. O autor fala que eles são ferramentas também importantes para o uso de lazer, quando não causam dependência, mas privam as crianças de pularem, correrem e se divertirem. O senso de equipe os ajuda próprios a resolverem conflitos individuais existentes em sala de aula.

Dentro das atividades recreativas, existem vários tipos de gincanas: as culturais, aquática, esportiva, rústica, cultural, musical, de salão e tantas outras, mas é importante frisar que elas contribuem para o fortalecimento de vínculos de amizade. Também como parte importante, as gincanas trazem um resgate de muitas brincadeiras que não são desenvolvidas rotineiramente entre crianças e adolescentes. Guerra (2005) enfatiza que as gincanas dentro das atividades escolares trazem benefícios como o desenvolvimento psicomotor e também o psicossocial. Esses dois elementos são importantes já nas primeiras fases da criança na escola, pois ela deve incorporar outros conceitos fora dos conteúdos pragmáticos das outras disciplinas, mas deve ser levado a entender o trabalho em grupo, o respeito pelos resultados e aprender a lidar com o insucesso.

Avaliaremos o comportamento das pessoas e os relatos das mesma. Referências utilizadas ALVES, R. A. B. Recreação. V. Trabalhando com Recreação. ed. São Paulo. Ícone. edição. São Paulo: Perspectiva. SILVA, D. A. M.

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