Origem do racismo

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

O racismo é um tipo de preconceito racial ou étnico, ou seja, um pré-conceito sobre determinada raça ou etnia. Já o preconceito normalmente pode não estar ligado exclusivamente á somente a aparência. Apesar de serem utilizadas como sinônimos, raça e etnia tem significados diferentes. Raça está ligada á traços físicos de determinado grupo social, tais quais como cor da pele, tipo de cabelo, cor dos olhos, formato do rosto, etc. Etnia vai muito além de somente traços físicos, também está ligada á características como religião, tradições, idioma, afiliação tribal, etc. No nazismo, o principal alvo eram os judeus, porém negros, homossexuais e outras minorias também eram perseguidos para serem abatidos nos campos de concentração. O racismo no Brasil continuou sendo perpetuado pela minoria branca mesmo após a independência.

No Brasil da República, a ideologia ainda era voltada para a Europa, tendo a cultura europeia como modelo. Essa cultura criava e incentiva perpetuamente a repulsa de negros, mulatos, mestiços e crioulos. A elite política incentivou enormemente a vinda de imigrantes para o Brasil. Uma pesquisa realizada em 2011 indica que 63,7% dos brasileiros acham que a cor de pele tem interferência na qualidade de vida dos cidadãos. A diferença na vida dos brancos e não brancos é evidente no trabalho, segundo 71%, em questões relacionadas á justiça e polícia concordam 68,3% e em relações sociais seriam 65% dos 15 mil entrevistados. Segundo os dados da Pesquisa Mensal do Emprego de 2015, os trabalhadores de cor negra ganharam 59,2% do rendimento que os brancos ganharam. Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA, o percentual de negros assassinados no Brasil é de 132% maior do que o de brancos.

Segundo a ONU o racismo é um dos problemas estruturais do Brasil. Saindo do conceito psicológico, uma pessoa que cresceu em uma família onde todos tem preconceito com determinada raça, consequentemente vai crescer sendo induzida á também ter preconceito, passando isso de geração para geração. Algumas dessas famílias condenam até a aproximação, chegando á evitar até determinados lugares por conta desse preconceito étnico e racial. Existem tradições familiares em que não são permitidos casamentos com determinadas raças para não ocorrer a mistura das mesmas, onde a família, tem o sangue de uma só raça, passando isso á diante. Como vimos, a origem do racismo em uma pessoa pode ter diversos motivos, desde ter crescido escutando as diferenças e superioridades de determinada raça ou até mesmo ter vivenciado algum momento que moldou seu pensamento, mas da onde veio, não importa, se ele for provado a pessoa que cometer o ato pode ser presa por até 3 anos, sendo que o crime não pode ser pago através de fiança.

Há séculos o racismo existe em nossa sociedade, apesar de tanto tempo presente, ele ainda está diante de nós. wikipedia. org/wiki/Racismo_no_Brasil https://www. significados. com. br/racismo/.

21 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download