Os Desafios na Educação

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

No entanto, ainda é preciso um engajamento mais eficiente, para que de fato, a formação esses indivíduos alcance o que se é esperado. Com essa pesquisa almeja-se contribuir com as discussões sobre a educação no país, partindo da analise de questões desafiadoras presentes na atualidade. Palavras- chave: Educação Básica; Desafios; Qualidade. INTRODUÇÃO Ao entendemos a educação como um agrupamento de atividades dinâmicas voltadas a formação humana, envolve-se diferentes aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos, entre outros, sendo assim, torna-se evidente que a educação enfrenta grandes desafios na atualidade. Uma vez que, o cotidiano escolar não pode limitar seu olhar somente para dento dos seus mudos, mas sim deve refletir sobre as diversas instâncias que contribuem para a evolução da sociedade.

Um país sem uma educação de qualidade consolidada dificilmente avançará nos seus mais variáveis níveis sociais, econômicos, culturais, ente outros. Desta forma é de fundamental importância que o estado ofereça uma educação de qualidade, atendendo todos os requisitos previstos nas leis que regem o sistema educacional. Sendo assim, garantir a permanência do individuo na escola, não seria suficiente, umas vez que, a educação de qualidade vai muito além da frequência regular do aluno na escola. Assim, os desafios que devem ser superados não são poucos tais como direito a inclusão, defasagem idade-nível, o avanço das tecnologias, formação docente, entre outros. Quando nos referimos aos desafios da educação na atualidade não podemos deixar de mencionar o tema inclusão.

Nossa tarefa como educadores é assegurar que quando entre em aula faça-o por boas razões politicas, econômicas e educativas, não porque os grupos poderosos querem redefinir nossos principais objetivos educacionais à sua imagem e semelhança. Nas salas de aula, em muitas situações, os estudantes estão perdendo o interesse pelas aulas, pois para eles as metodologias tradicionais são monótonas, e desta forma, os alunos acabam direcionando sua atenção para seu Smartphones. Em pleno século XXI, não há possibilidade do professor mante uma aula de ensino tradicional para os denominados “nativos digitais”. Muitas formas de ensino hoje não se justificam mais. Perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco, desmotivamo-nos continuamente. Enquanto não houver um engajamento conjunto, os problemas que se tornam desafiadores tendem a perdurar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A educação no Brasil, mesmo com os grandes avanços conquistados nos últimos tempos apresenta questões desafiadoras que são determinantes para o alcance dos objetivos almejados. Para tanto, é necessário um trabalho em conjunto com o governo, profissionais da educação capacitados e a cooperação da sociedade, somente assim a educação básica alcançará o patamar almejado, formar cidadãos conscientes, críticos, capazes de cumprir com as obrigações que lhe são exigidas e com os direitos que são devidos. REFERÊNCIA: BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9. Novas tecnologias e mediação pedagógica. ed. Campinas: Papirus, 2007. SASSAKI, Romeu k. Inclusão: contruindo uma sociedade para todos.

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