OS PROFESSORES REFLEXIVOS E SEU PAPEL NAS REINVENÇÕES DAS PRÁTICAS

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Palavras-chave: Professores reflexivos. Práticas pedagógicas. Educação. ABSTRACT This article discusses the formation of reflective teachers, as well as their role in the reinvention of pedagogical practices, required by current education. To guide the research were created the objectives that are, the general is to show the role of teachers in the mentioned reinventions and the specifics are to identify the profile of reflective teachers and understand how teachers are reinventing pedagogical practices along their academic and career paths. A realização desse estudo é relevante porque se faz necessário entender por que nas escolas existem professores que reinventam suas práticas para atender às demandas que vão surgindo, e outros que ainda não conseguiram refletir sobre suas ações pedagógicas a ponto de mudar seu perfil profissional.

Nesse sentido, esse estudo pode suscitar reflexões para os profissionais que tiverem acesso a ele, entendam que quando se formaram lá na graduação, conquistaram um primeiro passo para se tornarem docentes reflexivos, capacitados para iniciar mudanças e reinvenções em suas ações pedagógicas. Assim, podem contribuir para melhorar o fazer pedagógico no ambiente escolar. A pesquisa é bibliográfica, embasada por autores que abordam a formação docente associada à formação acadêmica e às experiências que constroem professores reflexivos. DESENVOLVIMENTO A formação acadêmica inicial é a graduação e a continuada, constitui-se dos cursos de pequena duração, especializações e pós-graduações lato sensu e stricto sensu. O autor prossegue afirmando que por mais que sejam brilhantes e amplas uma reforma das estratégias educacionais, ela não acompanha o mundo fora da escola.

Outrora, a educação adotava muitas formas, adaptando-se a elas. No entanto, as mudanças do mundo atual não são iguais ao mundo que as escolas tentam mostrar. A escola não consegue acompanhar o mundo real, se seus educadores insistem em ensinar somente o que foi organizado por profissionais que desconhecem o contexto da escola e sua relação com a vida fora da escola. Somente o professor reflexivo consegue articular a escola com a vida, pois sua prática pedagógica leva em conta a vida dos educandos associada ao avanço e velocidade da informação e comunicação às quais esses sujeitos têm acesso. A ignorância política entrançada com a inatividade fica ao alcance da mão cada vez que é sufocada a voz da democracia ou as suas mãos ficam atadas.

É preciso uma educação permanente para dar a nós mesmos a possibilidade de escolher. Mas temos ainda mais necessidade de salvar as condições que tornam as escolhas possíveis ao nosso alcance (BAUMAN, 2009, p. Por isso, os professores precisam ter uma identidade autônoma para não se alienar e aceitar mudanças que podem estar menos evoluídas que a prática que eles já construíram e que vem dando certo. Ao receber determinações para mudar, eles precisam ser reflexivos a ponto de aceitar ou refutar reformas institucionais que podem já estar atrasadas em relação à sua prática que vem sendo eficaz e significativa para a realização da prática pedagógica. Nesse sentido, pode-se compreender que: O trabalho docente não consiste apenas em cumprir ou executar, mas também à atividade de pessoas que não podem trabalhar sem dar sentido ao que fazem, é uma interação com outras pessoas: os alunos, os colegas, os pais, os dirigentes da escola [.

TARDIF; LESSARD, 2013, p. Segundo os autores, os professores investem em suas práticas profissionais, dando sentido e significado a suas ações pedagógicas, vivenciando suas funções como experiências pessoais, construindo conhecimentos e configurando suas próprias identidades profissionais. Dessa forma, suas práticas docentes vão se modificando à proporção que o contexto social se modifica. Na educação atual, não cabe professores que não façam reflexões sobre seu próprio fazer pedagógico, que não se contextualizam com as demandas da sociedade. REFERÊNCIAS ALARCÃO, I. Profissionalização docente em construção. In: Anais do II Congresso internacional sobre Formação de Professores nos Países de Língua e Expressão Portuguesas. Porto Alegre: ULBRA, 1999. BASSO, Itacy Salgado. FREIRE, Paulo.

Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. A importância do ato de ler. ed.

113 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download