OS TROCADORES DE CALOR

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharia mecânica

Documento 1

OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 6 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 7 3 JUSTIFICATIVA 8 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9 5 METODOLOGIA 16 6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 17 REFERÊNCIAS 19 1 INTRODUÇÃO Os trocadores de calor são desportivos usados para transferência de calor de um meio pra outro. Tem como a finalidade de transferir calor de um fluido pra outro, encontrando-se em diferentes temperaturas. No brasil e muito usado principalmente em indústrias como: Hidrelétricas, automobilísticas e em industrias de papel e celulose. Um dos desafios dos trocadores de calor é o aumento da demanda principalmente no mercado brasileiro quem vem crescendo, segundo estudo de especialista um cenário positivo, mas que impõe novos desafios. Levantar os dados de melhor desempenho para sua funcionalidade, pôs o trocador de placa não suporta altas temperaturas, porem possui uma grande capacidade alta de transmissão de calo.

JUSTIFICATIVA Esta pesquisa respondera o âmbito a forma de melhor do uso dos trocadores de calor, tendo noção qual a formulação ideal do uso. Assim possibilitara a redução de gastos e melhor desempenho, e ajuda na preservação do meio ambiente. Como também da disponibilização de dados técnicos acerca das placas utilizadas. Sabem qual e o melhor custo benéfico o consumidor terá liberdade para escolha que cabe no seu orçamento. Uma divisão grupal pode ser realizada entre os trocadores de calor oferecidos pelo mercado, a partir disso podemos obter os seguintes trocadores: os de arranjo de duplo tubo, o do tipo casco-tubo, o trocador a placas e do tipo com tubos aletados (BRUM, 2016). O Trocador de calor de duplo tubo, é considerado por muitos como um dos mais simples disponíveis, pois, o mesmo resume-se em uma montagem entre dois tubos, em que um é encaixado dentro do outro (BICCA et al.

Na maioria dos casos, os tubos são fixados de forma concêntrica, e a eficiência da transferência de calor se deve a esta característica peculiar. Este tipo de trocador pode ser utilizado tanto para líquidos, como para gases (PERUSSI, 2010). O trocador de calor do tipo casco-tubo pode ser caracterizado como um feixe de tubos, segundo Perussi (2010, pg. Além disso, a variedade dos padrões de corrugações das placas existentes e a possibilidade de combinação entre elas no mesmo TCP, permite várias alternativas de dimensionamento do equipamento e a possibilidade de otimização de um projeto melhor. Facilidade de Limpeza: Como o TCP é desmontável, é possível limpar e inspecionar todas as partes em contato com os fluidos. No processamento de produtos alimentícios e farmacêuticos esta característica é fundamental.

Baixo Custo de Fabricação: Como as placas dos TCPs não são soldadas, apenas prensadas (ou coladas), isto torna o trocador relativamente mais barato. Por isso, podem ser usados materiais especiais na fabricação das placas, mais resistentes à corrosão e/ou reações químicas. Facilidade na Detecção de Vazamento: As gaxetas possuem respiros que impedem que os fluidos se misturem no caso de alguma falha, o que também facilita a localização de vazamentos. METODOLOGIA O estudo será realizado seguindo a metodologia de revisão bibliográfica, a partir de um tema definido para estudo, foi realizada a pesquisa de diversos artigos e trabalhos acadêmicos publicados anteriormente e que retratassem os assuntos que tem por objetivo este trabalho. A análise dos trabalhos utilizados como referência, foi realizado com a ajuda das seguintes bases de dados: Scielo e Google Acadêmico, essas plataformas forneceu uma gama de trabalhos relacionados com este estudo.

Em seguida, foi realizada uma filtragem para o objetivo especifico deste trabalho. Portanto, foi selecionado diversos trabalhos que retrataram os trocadores de calor, que retrata o objetivo especifico deste trabalho. Modelagem de trocadores de calor casco e tubos.  Seminário do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (2005: Porto Alegre, RS). Anais][recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS UFRGS/PPGEQ, 2005, 2005. BRUM, Ruth da Silva.  Análise do desempenho de trocadores de calor de fluxo cruzado por simulação numérica. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

69 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download