Para Émile Durkheim como pode ser alcançada a objetividade científica

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Sociologia

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A Escola Objetiva ou Escola Sociológica Francesa foi fundada por Durkheim onde levou ao extremo à questão metodológica, a especificidade da Sociologia, a luta pela sua libertação da Filosofia e seu desenvolvimento como ciência autônoma. A Sociologia constitui-se no século XIX, período do fortalecimento do pensamento científico e da sociedade burguesa na Europa. Foi o resultado experimental de tentar entender situações sociais totalmente novas criadas pela sociedade capitalista e suas contradições. Esse novo e complexo contexto instigou os principais pensadores da época a desenvolver novas interpretações sobre o mundo e os tipos de sociedade emergentes. Tornou-se fundamental compreender e explicar a sociedade moderna. Sem essas regras e normas, a sociedade não existiria. As leis são um bom exemplo do raciocínio de Durkheim.

Em toda sociedade existem leis que organizam a vida em conjunto. O indivíduo isolado não cria leis e nem pode modificá-las. São as gerações de homens que vão criando e reformulando de maneira coletiva as leis. O indivíduo aprende a seguir normas e regras de ação que lhe são exteriores , ou seja , que não foram criadas por ele e são coercitivas pois limitam sua ação e prescrevem punições para quem não obedecer aos limites sociais. No caso das instituições, estas socializam os indivíduos, fazem com que os seres sociais assimilem as regras e normas primordiais à vida em comum. Pensando nas sociedades como realidades complexas, Durkheim criou um método de estudo para os fenômenos sociais.

Para estudar a sociedade, era preciso analisar e observar o que o autor denominou fatos sociais. Segundo Durkheim, os fatos sociais podiam ser definidos como: “ maneira de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo e dotados de um poder coercitivo em virtude do qual se lhe impõem”. E os mediadores desse processo são a família e as instituições do Estado. Como já citado, a educação, como fato social, é de suma importância. Durkheim foi um dos pioneiros a destacar em sua obra à educação e a relevância dada à instituição educativa no contexto da organização social. Inclusive foi o primeiro a pensar na possibilidade é importância de constituir uma Sociologia da Educação. Neste contexto, propôs um método para a Sociologia.

Com esse ponto de vista, pretendia reforçar a definição da Sociologia como ciência sem correr o risco de interpretar erroneamente a realidade social. Para que o estudo de um fato obtenha o racionalismo científico, o sociólogo precisa estar neutro ante o fato observado, priorizando a realidade de maneira objetiva e impessoal. Sem dúvida, Émile Durkheim muito contribuiu para o reconhecimento e desenvolvimento da Sociologia. O equilíbrio do sistema de personalidade é requisito do equilíbrio do próprio sistema social. As necessidades do sistema acabam se tornando as próprias necessidades do indivíduo. Tomazi, Nelson Dacio. Iniciação à sociologia. São Paulo, atual Editora LTDA.

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