Patologia em edificações novas concreto armado

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharia civil

Documento 1

OBJETIVO GERAL 5 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SEDUNDÁRIOS 5 3 JUSTIFICATIVA 6 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7 4. MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS 7 4. MECANISMOS DE DETERIORAÇÃO 8 4. PLANO DE GERENCIAMENTO DE QUALIDADE 10 5 METODOLOGIA 11 6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 12 REFERÊNCIAS 13 1 INTRODUÇÃO O crescente processo de urbanização e aumento da população mundial são responsáveis por acelerar o ritmo produtivo da construção civil, para atender uma demanda, cada vez maior, por edificações, que correspondem aos principais elementos ligados a expansão urbana e ao desenvolvimento da vida (ARIVABENE, 2015). OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SEDUNDÁRIOS • Identificar tipos de patologias ocorridas; • Demonstrar importância do Plano de Gerenciamento de Qualidade; • Apresentar garantias e direitos previsto em legislação vigente; 3 JUSTIFICATIVA Devido à grande demanda habitacional nos últimos anos os números de novas edificações cresceram, assim ao mesmo tempo o número de problemas apontados durante vistoria de entrega isto devido a trabalhados realizados de forma inadequada.

Inúmeras são patologias encontradas durante estas vistorias gerando prejuízos de tempo de retrabalho e custos financeiros, elevando problemas como tempo de entrega e possíveis prejuízos decorrentes após a entrega do imóvel, devido a estes problemas o acompanhamento durante a execução é essencial. A necessidade de acompanhamento qualificado durante a execução dos trabalhos construtivos são extremamente benéficas juntamente acompanhada de orientações normativas existentes, tudo isto proporciona uma obra segura e de qualidade. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4. MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS Apesar das edificações novas serem elaboradas com o emprego dos melhores materiais disponíveis no mercado, em termos de resistência, durabilidade e flexibilidade, e, apresentarem constantes avanços e melhorias nos processos de seus ciclos produtivos ou construtivos, são estruturas que se encontram expostas ao ambiente.

Visto que ocorre o comprometimento da estética e a redução da capacidade resistente da estrutura, contribuindo para o seu colapso parcial ou total (SARTORTI, 2008). A vida útil de um edifício residencial pode ser definida como o período durante o qual as suas propriedades físicas e químicas permanecem acima dos limites mínimos, especificados para atender sua determinada função. Este período pode ser ampliado de maneira significativa, por meio de um correto programa de manutenção estrutural ou plano de gerenciamento de qualidade (SARTORTI, 2008). MECANISMOS DE DETERIORAÇÃO Os edifícios novos podem apresentar sintomas patológicos, em escala menor, mas não menos preocupantes, uma vez que, a intensidade da patologia dependerá de sua causa. São construídos, geralmente, e cada vez mais, a base do concreto armado, que constitui um dos métodos construtivos mais resistentes e eficazes para suportar moradias (QUADROS, 2015).

A degradação física corresponde as ações da temperatura, do vento, da chuva, da abrasão e da vibração. A degradação física reflete a presença de águas puras ou agressivas, sulfatos, sais e oxigênio. Já a degradação biológica diz respeito as ações de agentes vegetais (fungos e raízes) e de esgotos, bem como dejetos animais (LAPA, 2008). Sendo assim, os problemas patológicos têm suas origens motivadas por falhas, que ocorrem basicamente nas três principais etapas do ciclo de vida da construção, resumidas em: concepção, execução e utilização. Por esta questão, as causas podem ainda ser classificadas também, entre as categorias de “causas intrínsecas” e “causas extrínsecas” (CARMO, 2009). Os principais processos que envolvem este plano estão associados a: garantia e controle da qualidade.

A garantia da qualidade busca assegurar a utilização de padrões de qualidade e definições operacionais apropriadas, também, objetiva a melhoria contínua do processo, que, consequentemente, reduz e/ou elimina os desperdícios, os erros e as atividades que não agregam valor. Já o controle da qualidade prevê o monitoramento e o registro das atividades de qualidade, de modo a avaliar o seu desempenho e, se preciso, recomendar mudanças necessárias, visando a excelência do produto final (QUADROS, 2015). METODOLOGIA A base metodológica do presente projeto consistirá na revisão bibliográfica, realizada a partir da coleta de dados e informações sobre o respectivo tema, encontrados em artigos, publicações e dissertações, publicadas nos últimos dezoito anos e disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD).

O quais serão responsáveis por dar base a apresentação e discussão dos conceitos e informações que envolvem a patologia em edificações novas. X X Entrega da primeira versão do projeto. X Entrega da versão final do projeto. X X Revisão das referências para elaboração do TCC. X X X Elaboração do Capítulo 1. X X Revisão e reestruturação do Capítulo 1 e elaboração do Capítulo 2. C. Patologias em Estruturas de Concreto Armado - Estudo de Caso. Revista Especialize Online: Goiânia, v. p. CARMO, M. Estruturas de concreto armado: fundamentos de projeto, dimensionamento e verificação. Brasília: Editora Universidade de Brasília/Finatec, 2005. LAPA, J. S. Patologia, Recuperação e Reparo das Estruturas de Concreto.

Z. Fissuras em edifícios novos com estrutura de concreto armado: Levantamento das principais causas na cidade de Porto Alegre. f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. C. Levantamento das principais manifestações patológicas em edificações residenciais de uma construtora de Porto Alegre. f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Levantamento de Manifestações Patológica em Revestimentos de Fachadas das Edificações da Cidade de Pelotas. f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2001. Revista Especialize Online: Goiânia, v. p.

11 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download