PAVIMENTAÇÃO: LAMA ASFÁLTICA

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Arquitetura e urbanismo

Documento 1

O trabalho se justifica pelo interesse em ampliar o aprofundamento do assunto, sobretudo aos profissionais da área e comunidade acadêmica de um modo geral, como mais uma fonte de pesquisa. Explorou-se como ferramentas de pesquisa plataformas Scielo, Google acadêmico e outras fontes como livros, revistas e sites de internet. À conclusão se reconhece o valor de cunho econômico, estético e de praticidade de tráfego no que toca os benefícios do uso da lama asfáltica em pavimentações. Palavras-chaves: Lama asfáltica. Metodo Marshall. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4. DEFINIÇÃO E COMPOSIÇÃO DOS MATERIAIS O agente conhecido como lama asfáltica é utilizado na construção de estradas há séculos. Conforme se avaliou da pesquisa para a realização deste trabalho, este produto atualmente é produzido durante o refino de petróleo bruto.

A lama asfáltica é um constituinte da maioria dos petróleos e é isolado através do processo de refino. De acordo com Brochado (2014), a lama asfáltica, também chamada de material betuminoso porque contém betume, é um material de hidrocarboneto solúvel em dissulfeto de carbono. Também é altamente resistente às ações da maioria dos ácidos, álcalis e sais. DIAS, 2017). A lama asfáltica é produzida em uma variedade de tipos e graus, variando de sólidos duros e quebradiços a líquidos próximos à água. A lama asfáltica líquida é produzida quando o aglutinante é misturado ou "cortado" com destilados de petróleo ou ainda emulsionado com água e um agente emulsificante. À temperatura ambiente, o aglutinante de asfalto é um material preto, pegajoso e altamente viscoso. APLICABILIDADE E EXEMPLOS DE PAVIMENTOS QUE APLICARAM O MATERIAL A lama asfáltica é um material que os engenheiros usam para um número amplo e funcional de aplicações, mas é usado significativamente na construção de pastas, superfícies de rolamentos, entre outros.

HIRATA, 2018). Para o engenheiro, a lama asfáltica é um material de particular interesse, pois possui várias propriedades que o torna um elemento muito útil em certos aspectos da vida cotidiana. Como se trata de um material altamente impermeável, aderente e coeso, capaz de suportar altas tensões instantâneas e fluir sob a ação de cargas permanentes, possui as propriedades ideais para a construção de pavimentos. Como enunciado, a lama asfáltica, é mayormente utilizada na produção de pastas, argamassas, irrigação e estabilização, para unir os materiais de pedra usados, para unir diferentes camadas do pavimento ou para estabilizar bases ou sub-bases. Os objetivos a serem alcançados nas estruturas hidráulicas são vários, incluindo a contenção de perda de água, a proteção das encostas da erosão, redução do atrito e do serviço de conservação.

VIANNA, 2017). Conforme Dias (2017), para cumprir satisfatoriamente esses objetivos, o revestimento deve ser forte, durável, ter estabilidade mecânica e uma superfície lisa, flexível o suficiente para admitir pequenas deformações e ser à prova d'água. A lama asfáltica, segundo Leski (2012) também serve a outros tipos de aplicações como os revestimentos de canal com membrana. Esses tipos de revestimentos são usados principalmente para evitar perdas de água nos canais, especialmente quando são construídos em solo arenoso permeável ou materiais semelhantes. De acordo com o trabalho de Neto (2019), a seleção começa com testes de laboratório para medir as propriedades físicas dos agregados. A resistência à abrasão, a solidez, a durabilidade e o formato das partículas combinam-se para garantir que os agregados sejam duráveis ​​e também contribuirão para a resistência à deformação da mistura final de asfalto.

A mistura de agregados de diferentes frações de tamanho ou características de forma é frequentemente realizada para produzir misturas com maiores densidades, resistências ou propriedades de manuseio. SILVA et al, 2016). O sistema, pois, caracteriza a adequação de um ligante de asfalto com base nas condições climáticas esperadas, bem como nas condições de envelhecimento sob as quais ele deve ser usado. Ao chegar na área de uso a lama asfáltica antes deve estar licenciada pelos orgãos reguladores para a especifica utilização do material, coisas tais como: data de fabricação, dia em que o produto foi carregado e descarregado na obra, assim como informações sobre o canteiro e especificações relacionadas à quantidade, procedência, tipo, e distância calculada que vai desde o local da refinaria até o canteiro das obras.

DNIT, 2002). No momento em que a lama asfáltica cumprir todos os requisitos exigidos para a sua aplicação esta deve ser manipulada por profissionais treinados e espalhada uniformemente sob uma velocidade considerada reduzida. Em termos de procedimento, a operação não é complexa, devendo o operador cuidar para que a consistência da massa esteja uniforme, além de manter a caixa que distribui o material devidamente repleta para garantir sua também uniformidade. QUIRINO, 2013). O asfalto pode suportar as condições climáticas mais adversas. ZATARIN et al, 2017). De acordo com Balbo (2007), a estrada asfaltada tem uma característica que fica lisa como acabamento, oferecendo aos motoristas resistência à derrapagem, respingos e melhor distinção visual entre as marcações nas estradas. A lama asfáltica é um material reciclável; portanto pode ser usada novamente porque seu ciclo de vida é infinito.

Quando se está reparando estradas, todo o asfalto escavado pode ser usado novamente para a vedação. A menos que se tenha equipamentos para pavimentação, não é possível depositar o produto na superfície a ser trabalhada. SOTOMAYOR, 2008). Assim, quando se trata de decidir o material a ser usado na pavimentação, a resposta é muito complicada. Mas na maioria das vezes deve-se considerar a lama asfáltica como material de pavimentação, pois esta tem inúmeras vantagens sobre as desvantagens, além de que, conforme se pode entender, este material é adequado para quase todos os tipos de solo. CONCLUSÃO A partir do que fora estudado, e avaliando todo o aporte que os autores ofereceram e que se relaciona com a temática do presente trabalho, fica evidente como a lama asfáltica quando aplicada em pavimentações pode ser de grande utilidade, sobretudo no caráter econômico e de sustentabilidade, haja vista a sua alta versatilidade para poder ser reciclada e reutilizada com efetividade nas mais diversas obra de engenharia.

BONFIM, V. Fresagem de Pavimentos Asfálticos. São Paulo: Fazendo Arte, 2007. BROCHADO, Matheus Matos Lepesqueur. Estudo da viabilidade do asfalto pré-misturado a frio em rodovias de médio e baixo tráfego. São Paulo: AMZ, 2017. DNIT. Pavimentos flexíveis - lama asfáltica: especificações de serviço. Disponível em: www1. dnit. Pavimento rigido x pavimento flexível. Disponível em:<https://www. mapadaobra. com. br/capacitacao/pavimento-rigido-flexivel/>. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2012. NETO, Manoel Lindolfo Queiroz. Aplicação de concreto asfáltico a quente utilizando resíduos da construção e demolição de obras (RCD) em via urbana na cidade de Natal/RN. fls. Trabalho de conclusão do curso de Engenharia Civil, UNiversidade Evangelica de Anápolis, Anápolis, 2018. QUIRINO, Marina Eliza Pacífico. Recuperação de pavimentos flexíveis em áreas de taxiamento de aeronaves.

FLS. Trabalho de conclusão de Curso (Mestrado em Construção Civil). n. SILVA, P. F. A. Manual de patologias e manutenção de pavimentos. JUNIOR, P. S. FONTENELE, H. B. O efeito da alteração do ligante asfáltico no desempenho de pavimentos flexíveis. Trabalho de conclusão de curso (Mestrado em Desenvolvimento sustentável e extensão). Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017. ZAGONEL, Ana Regina, Inovações em Revestimentos Asfálticos no Brasil. f. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2013.

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