PBQP-H Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório APROVADO 2022

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

agradecimentos Gostaria de agradecer primeiramente. lista de ILUSTRAÇÕES Figura 1 – Organograma. Figura 2 – Fluxograma 11 Quadro 1 – Plano de etapas de desenvolvimento do estágio 14 Figura 3 – Controle de serviços. Figura 4 – Procedimentos de serviço e qualidade 20 sumário 1 Introdução 8 1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 8 1. O estágio está sendo realizado no Residencial/OBRA/ESCRITORIO que é construído pela empresa NOME DA CONSTRUTORA, que fica localizada na rua ENDEREÇO, com uma carga horária de 6 horas diária. Paralelo ao tema abordado para a realização desse trabalho, também estão sendo realizadas outras atividades para adquirir conhecimento, como: diário e acompanhamento da obra, desde conferência de ferragens para concretagem de laje até a instalação do revestimento cerâmico do pavimento tipo. Pedidos de compra e lançamento de notas fiscais pertinentes a obra, auxilio ao encarregado da obra com conferência de serviços e recebimento de materiais.

‘ 1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA A EMPRESA é uma empresa localizada na cidade de TAL, que foi criada em ANO pelo engenheiro FULANO, tendo como principal objetivo trazer novas tecnologias para a construção de projetos diferenciados, garantindo total satisfação do cliente e futuro morador, bem como um ambiente seguro e confortável para os seus colaboradores e parceiros. A empresa atua na cidade de TAL e também na região, tendo como missão entregar apartamentos funcionais e diferenciados, sempre com responsabilidade, ética e profissionalismo, além de entregar qualidade e satisfação. ESCREVA AQUI MAIS DETALHADAMENTE SOBRE O ORGANOGRAMA GERAL. Fluxograma do processo produtivo da empresa A seguir, o fluxograma da empresa será demonstrado com as etapas das atividades. Figura 2: Fluxograma. INSIRA AQUI UM FLUXOGRAMA Fonte: O autor, 2022. ESCREVA AQUI MAIS DETALHADAMENTE SOBRE O FLUXOGRAMA 2 OBJETIVOS Os objetivos desse estágio (geral e específicos) são apresentados a seguir.

Normatização e regulamentação NBR 15575 – Edificações habitacionais – Desempenho Parte 1: Requisitos gerais. Essa norma demonstra todos os requisitos exigidos para que as edificações sejam habitáveis e seguras. Contendo segurança estrutural e segurança contra incêndio, além de ser duradoura e com impactos ambientais o mais reduzido possível. Então a norma é dividida em partes, e em cada parte têm-se uma exigência que o empreendimento precisa cumprir. São levadas em consideração a estanqueidade da água, o desempenho térmico, acústico e lumínico, a saúde, higiene e qualidade do ar, bem como a funcionalidade, acessibilidade e conforto. Encarregado/ Engenheiro Responsável. ETAPA 6 Diariamente Cálculo de conferência de quantitativos de materiais. Projetos ETAPA 7 Diariamente Preenchimentos PBQPH Obra/Encarregado/Engenheiro responsável.

Fonte: Autor (2022) 2 Atividades desenvolvidas O PBQPH é um programa que visa garantir moradia digna para toda a população brasileira, de acordo com o Governo Federal. Para atingir esse objetivo, é preciso que as construtoras, fornecedores, projetistas e todos os envolvidos nas etapas de construção estejam com a mesma visão e comprometimento. Mensalmente, o empreendimento recebe a visita de um engenheiro responsável pela liberação de verba ao decorrer das finalizações dos serviços. É enviado a CEF, um relatório contendo as medições da obra e o que já está realizado para poder receber a verba, todas as informações que estão sendo repassadas à Caixa precisam ser verídicas e comprovadas. O engenheiro então após receber o relatório se dirige até a obra para fazer a verificação do que está sendo solicitado com o que está executado, logo essas informações não podem estar divergentes entre si.

Após a visita in loco e a verificação que está tudo conforme relatório, então é liberado a verba para a construtora, caso as informações não coincidirem, não é liberado o valor solicitado na medição e corre ainda o risco de perder o financiamento da obra, caso isso ocorra o prejuízo para a construtora se torna grandioso. No mês de setembro, acontece a auditoria geral e para que tudo ocorra bem, a obra precisa estar 100% de acordo com a documentação preenchida durante o decorrer dos serviços. Além dos formulários, existem também o que é chamado de PQ’s (procedimentos da qualidade) e PS’s (procedimentos de serviço), onde seguem a mesma linha de raciocínio dos formulários, são os procedimentos que a construtora adotou para entregar uma obra com qualidade, dentro do prazo e com segurança, a seguir a imagem com os procedimentos realizados: Figura 4: Procedimentos de serviços e qualidade.

Fonte: O autor, 2022. Para exemplificar os procedimentos de serviços, será demonstrado, resumidamente, o procedimento de serviço inspeção de materiais e serviços na obra, esse procedimento estabelece o passo a passo para recebimento e inspeção dos materiais controlados e para inspeção e monitoramento dos serviços de execução controlados nas obras da CONSTRUTORA. As inspeções são realizadas com o objetivo de garantir que os materiais comprados e serviços executados atendam aos requisitos especificados nos documentos de aquisição, especificações e procedimentos de serviços. Este procedimento inclui as orientações para inspeção de cada material recebido ou serviço executado na obra, as responsabilidades, a forma de registro e ação em caso de não-conformidade. e). Verificar se o material está acompanhado de laudo do fornecedor, sempre que o mesmo for solicitado.

No caso de ser prevista a aceitação de laudo do fornecedor, verificar se as características estão dentro das especificações. Em caso afirmativo, registrar o aceite através da assinatura do responsável pela inspeção no próprio laudo. Em caso negativo abrir não-conformidade no procedimento de qualidade. Esses relatórios passam também por revisões constantes, todos eles, para que em momento algum se torne apenas mais um papel para preencher, e sim que ele tenha sentido de estar ali, bem como funcionalidade, como estagiária já solicitei algumas alterações que no decorrer da obra, foi se fazendo necessária alterações para melhor entendimento. Essas alterações são realizadas em conjunto, com todos os outros empreendimentos, pois em todos os empreendimentos, a forma de construção e acabamento é padrão, todos precisam seguir os formulários e procedimentos padrão construtora.

Concluiu-se que o PBQPH é funcional, pois minimiza surpresas desagradáveis na obra, garante a qualidade da entrega, a durabilidade do serviço e a satisfação do cliente, bem como da construtora. referências ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575 - Edificações habitacionais – Desempenho Parte 1: Requisitos gerais. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575 – Edificações habitacionais – Desempenho Parte 5: Sistemas de cobertura. Rio de Janeiro, 2021. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575 – Edificações habitacionais – Desempenho Parte 6: Sistemas hidráulicos.

300 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download