Pecuaria sustentavél

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Biologia

Documento 1

No Brasil a pecuária dificilmente é uma atividade executada juntamente com a agricultura, ou seja, ocorrem separadamente. Assim, com ao passar dos anos essa prática têm contribuído para o processo de degradação nas áreas de pastagens e de lavoura. A atividade pecuarista, portanto, causa impactos sobre o meio ambiente, dentre eles a degradação do solo e a perda da biodiversidade. As causas desses impactos têm origem na demanda de mercado e suas consequências implicam em custos ambientais e ecológicos de difícil mensuração (WWF 2014). Nos dias atuais, assim como o produtor rural quanto e seus fornecedores têm a preocupação e a necessidade de aumentar a produtividade das áreas em que atuam, ao mesmo tempo, sem poder muitas das vezes aumentar sua área de trabalho, encontram-se na necessidade de trabalhar de forma que o solo possa continuar produzindo ao longo do tempo séculos.

embrapa. com (2015). FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Impactos ambientais da pecuária A atividade da pecuária no Estado de Mato Grosso é de suma importância, pois o Estado é líder no abate de bovino representado 14,0% do total nacional (IBGE, 2012). No Município de Nova Canaã do Norte, essa atividade não é menos importante, sendo que a cidade conta com a presença de um frigorífico e um laticínio, que contribuem cada vez mais para multiplicadores de renda e emprego em todo o setor da economia municipal. Estes multiplicadores de renda estão relacionados ao setor de combustível, peças, transporte, produção de insumos e a expansão da modernização nos setores de comercialização e transformação econômica e social do município. Devido ao custo elevado para a recuperação das áreas degradadas, a mesma não ocorre e as terras ficam abandonadas por tempo indeterminado.

A pecuária é um dos o maiores usuários de terras. A área total ocupada por pastagens é cerca de 20% da área ocupada por gelo da superfície terrestre livre do planeta, a produção de gado representa 70% de todas as terras agrícolas e 30% da superfície terrestre do planeta (WWF, 2014). A remoção da cobertura vegetal para formar as pastagens, compromete a biodiversidade e o ciclo da água, esta prática reduz a infiltração e o armazenamento, liberando gás carbônico para atmosfera agindo também sob a mudança climática, aumentado a velocidade de lixiviação, causando a compactação e erosão no solo (BRIGÍDO, 2013). Fonte: www. Esses animais, através da liberação de gás metano, também contribuem para a intensificação do aquecimento global (GREENME, 2013).

Portanto, diante da necessidade de produzir alimentos para atender a demanda global e ao mesmo tempo preservar a natureza, é necessário que métodos sustentáveis sejam implantados na agropecuária, de forma a reduzir os problemas ambientais provocados por essa atividade. O pouso, por exemplo, é uma técnica que visa o “descanso” do solo até que haja a recuperação da sua fertilidade, erosão, consequente assoreamento dos rios e das áreas úmidas, causados pela remoção indiscriminada da vegetação ao longo dos cursos d’água (BRÍGIDO, 2013). Fonte: www. ecodebate. Intensificação em termos de aumento de produtividade, tanto em produção do gado e agricultura. Diminuição da biodiversidade Estamos em uma era sem precedentes das ameaças à biodiversidade. A perda de espécies devido à poluição e desmatamento é enorme.

Quinze dos vinte e quatro ecossistemas importantes avaliados estão em declínio (WWF, 2014). A pecuária representa agora cerca de 20 por cento do total da biomassa animal terrestre. greenme. com. br (2013). PRÁTICAS PARA UMA PECUARIA SUSTENTÁVEL 3. Práticas sustentáveis Há uma demanda crescente nesse aspecto sustentável em todo o mundo. Irrigação que tem como finalidade suprir a necessidade de água no solo. Varia de acordo com a estação. Mecanização é a utilização de maquinário conforme necessário. Recuperação das pastagens, aproveitar os recursos naturais já existentes como plantas, aliado ao uso da tecnologia. Reforma das pastagens é alternativa, porém mais cara que a citada anteriormente, pois exige preparo do solo, semeadura, plantio e sobressemeadura na pastagem. As ações sustentáveis são importantes para que se planeje a correta recuperação destas áreas degradadas e para que novas áreas não precisem ser derrubadas para a implantação de pastagens, ou seja, quanto mais eficiente é a pecuária, menor a quantidade de terra para produzir e, consequentemente, maior a liberação para o meio ambiente.

O produtor conta com o novo código florestal brasileiro e, deve utilizar o mesmo como aliado para boas práticas (WWF, 2014). OBJETIVOS GERAIS Efeitos negativos do setor pecuário para o meio ambiente, aliado às mudanças climáticas cada vez mais intensas, além da grande pressão do mercado consumidor, certamente são os principais fatores que indicam a necessidade da sustentabilidade. A pecuária sustentável é uma realidade global. O ideal na prática sustentável é não ocorrer um uso indiscriminado do meio, mas sim conservar e utilizar os recursos naturais de forma consciente e racional, sem esgotar os mesmos, tais como água, solo, flora e fauna. Muitas vezes falta dinheiro para investir em tecnologia, mas observa-se que essa questão é importante do ponto de vista do produtor rural, já que o custo benefício é bom.

Outro ponto perceptível foi que os donos das propriedades fazem o que estão ao seu alcance e procuram se enquadrar nas exigências da lei, como no novo código florestal brasileiro. Dentre as referências encontradas existe um consenso em relação á questão do ponto de vista ético para com os animais e o meio ambiente. Os setores pecuários, assim como todas as atividades, são geradores de resíduos, e potencialmente causam impactos ambientais, conforme analisa a WWF (2014). Para Cunha e Guerra (2009), as áreas rurais são as que mais afetam o meio, devido à ocupação de grandes extensões de áreas para práticas das atividades. Está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico, social e econômico, usando os recursos naturais de forma inteligente, para que eles se mantenham no futuro.

Os produtores estão conscientes dessa nova perspectiva. Muitas vezes há o problema do recurso financeiro para por essas práticas sustentáveis em ação, mas existe a vontade de fazê-la, pois o custo benefício é compensador para todos. O fato que a pecuária sustentável é uma realidade que visa à ética e o respeito como um todo. Palavras-chave: Pecuária; Sustentável; Meio ambiente. PINAZZA, L. A. Economia da Pecuária de Corte – 2010. BRIGIDO, A. R. crmv-pr. org. br/?p=imprensa/artigo_detalhes&id=65> Acesso em: 20 julho 2017. CUNHA, S. B. br/congresso/Trabalhos2015/V-025. pdf> Acesso em: 22 julho 2017. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estática –. Disponível em: <www. cidades. iepec. com/ ?s=pecu%C3%A1ria+sustentavel> Acesso em: 22 julho 2017. EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

São Paulo; 2016. Disponível em: < www. Disponível em: < www. teses. usp. br/teses/disponiveis/18/18139/tde-08082007. DissertacaoTexto. GTPS – Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável. Disponível em: <www. gtps. org. br/wp-content/uploads/2015/09/Manual-de-Pr%C3%A1ticas-para-Pecu%C3%A1ria-Sustent%C3%A1vel. Editora Atlas, 2015. PICCHI, V. História, Ciência e Tecnologia da Carne Bovina – Editora Paco Editorial. REICHERT, J. M. WWF - World Wide Fund for Nature – Agropecuária Sustentável. São Paulo; 2014. Disponível. em:<www. wwf.

51 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download