Percepções dos Profissionais de Educação da Cidade XXXXX citar cidade Sobre a Educação Inclusiva projeto de mestrado

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

O termo educação inclusiva consiste em uma série de medidas que possibilitem um ensino adaptado às diferenças e às necessidades individuais, sendo através de educadores preparados para atuar efetivamente com os alunos nos vários níveis de ensino (SANT’ANA, 2005). Neste trabalho serão abordados temas relacionados a educação inclusiva no Brasil. Essa ideia de estudo surgiu da inquietação da autora a respeito da percepção dos profissionais de educação da referida cidade acerca da inclusão no processo educacional, somada à inexistência de estudos neste sentido. Neste projeto serão utilizados termos e conceitos importantes para o conhecimento do tema, tais como, educação inclusiva, políticas de inclusão e autopercepção sobre a temática. Outros poderão ser encontrados no decorrer deste texto base, sendo esclarecidos no intuito de adentrar mais ao tema.

Desta conferência foi criada a Declaração de Salamanca, que demandou aos estados que assegurem que a educação de pessoas com deficiências seja parte integrante do sistema educacional, reafirmando o compromisso para com a Educação para todos, reconhecendo a necessidade e urgência do providenciamento de educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais (MACIEL, 2000). Para este objetivo foram listados nesta declaração algumas metas, tais como: “Toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunida2de de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem, Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas, Aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria acomodá-los dentro de uma Pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer a tais necessidades[.

” (UNESCO, 1994). Para a concretização destes pontos estipulados, a mesma conferência estipulou que os governantes atribuam a mais alta prioridade política e financeira ao aprimoramento de seus sistemas educacionais no sentido de se tornarem aptos a incluírem todas as crianças, independentemente de suas diferenças ou dificuldades individuais. Outro evento de magnitude semelhante foi a Conferência da UNESCO, realizada no ano de 1990, da qual foram discutidos os itens que passaram a compor a Conferência Mundial sobre Educação para Todos. Estudo qualitativo com estrevista semiestruturada. Local do estudo. O presente estudo será realizado em escolas públicas da cidade de XXXXXXXXX, que apresentem em seu quadro de estudantes acadêmicos com necessidades especiais. Amostra A amostra será composta por educadores da rede pública de XXXXXX que durante o exercício da sua profissão tenham contato direto com alunos com necessidades especiais.

A amostra será de conveniência. O roteiro terá como enfoque as seguintes dimensões: 1) concepções sobre a Educação Inclusiva (conceito, idéias e opiniões que os profissionais têm acerca da Educação Inclusiva), 2) desenvolvimento do processo de inclusão (dificuldades encontradas pelos participantes na realização do processo) e 3) condições necessárias à efetivação da Educação Inclusiva (sugestões dos docentes e administradores quanto aos aspectos necessários para a viabilização da inclusão escolar). Os relatos serão transcritos e a leitura ampla do material será realizada. Em seguida, será realizada a análise do conteúdo, segundo a proposta de Bardin (2002), a qual envolverá: a) a identificação dos temas e sua posterior divisão em unidades de respostas; b) o recorte dos textos de acordo com os conteúdos apresentados; e c) o agrupamento e a categorização das unidades de respostas, que representam o conjunto de ideias comuns ao grupo pesquisado.

QUESTÕES ÉTICAS 8. Aspectos Éticos. É esperado que os profissionais da área da educação tenham dificulda de 9. Desfecho secundário Os resultados poderão ser utilizados porgestores e para melhora da atenção ao estudante. CRONOGRAMA Período em Mês Atividades. Submissão ao CEP. X Atualização bibliográfica sistemática. Cedes, Campinas. s. l: s. n. Disponível em: <http://www. Disponível em: <https://repositorio. ufpb. br/jspui/bitstream/123456789/2358/1/ROF10082017. pdf>. Acesso em: 8 out. s. l: s. n. Disponível em: <http://unesdoc. unesco. –56, jun. MAGNABOSCO, M. DE B. et al. Educação inclusiva e as representações dos estudantes sobre seus pares com deficiência. Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla: concepções de pais e professores. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. n. p.

UNESCO.

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