Percepções dos Profissionais de Educação Sobre a Educação Inclusiva e Barreiras para a Implementação projeto para mestrado ou TCC

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

Cidade 2023 Resumo Educação inclusiva é definida como uma série de medidas que visam adaptação da pratica de ensino às diferentes necessidades, características que ainda não são bem conhecidas. O objetivo deste trabalho é verificar a percepção de professores da rede pública de ensino sobre a educação inclusiva e as barreiras enfrentadas para a implementação. Este será um estudo transversal de caráter qualitativo e será realizado por meio de entrevista semiestruturada aos professores da região (definir). Os dados serão analisados e recortados conforme recomendações encontradas na literatura. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam contribuir positivamente para a consolidação de uma educação democrática. Critérios de inclusão. Instrumentos. Procedimentos. QUESTÕES ÉTICAS. Aspectos Éticos. Neste trabalho serão abordados temas relacionados a educação inclusiva no Brasil.

A ideia de estudar a percepção dos professores sobre educação inclusiva e barreiras para implementação surgiu de situações vividas pela autora em sala de aula, pelo desrespeito ao atendimento e direitos de pessoas portadoras de deficiência física existente há séculos (MACIEL, 2000) e pela ausência de estudos com tal objetivo. Serão abordados conceitos importantes para o conhecimento do tema, tais como, educação inclusiva, políticas de inclusão e autopercepção sobre a temática. JUSTIFICATIVA Este projeto se justifica por inúmeros fatores, começando pela Constituição Federal Brasileira, de 1988, a qual estabelece no seu art. que “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (BRASIL, 1988).

Ver após compra. Ver após compra. Ver após compra. Ver após compra. Ver após compra. Ver após compra. Ver após compra. Ver após compra. Ver após compra. Procedimentos. DUARTE, 2004) 7 - QUESTÕES ÉTICAS 7. Aspectos Éticos. O Projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade (Colocar nome da universidade). Antes de iniciar a participação na pesquisa, os participantes receberão todas as informações relacionadas aos objetivos e procedimentos metodológicos do estudo, bem como riscos e benefícios. Caso concordem em participar, assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (quando as entrevistas forem realizadas por telefone, o TCLE será encaminhado por e-mail e a pesquisadora solicitará uma cópia assinada por e-mail). X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Contato com a Superintendência de ensino e com as instituições alvo.

X X X X X X X Coleta de dados e análise das gravações, transcrição e recorte de resultados. X X X X X X X X X X X X X X Redação do relatório final X X X X Publicação dos resultados/Defesa da Dissertação. X X X X 10-ORÇAMENTO Material permanente: Equipamentos R$ Reais Gravador/8g de memória R$ 114,00 Material consumo: Impressões R$ 0,12 a unidade. A quantidade será de acordo com a demanda. Educação especial: em direção à educação inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. DAL-FORNO, J. P. Formação de formadores e educação inclusiva: análise de uma experiência via internet. C. A. CADIME, I. M. D. G. DOS SANTOS, E. G. DAMASO, E. A.

F. d. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cadernos cedes, 26, n. p. L. d. Educación inclusiva y las representaciones de los estudiantes sobre sus pares con deficiencia. Psicologia Escolar e Educacional, 22, n. p. PADILHA, M. A. D. O. BOMFIM, R. PACHECO, K. M. D. B. ALVES, V. Soares, H. T. M. et al. Educação no Alto e Médio/Baixo Jequitinhonha: panorama geral e propostas de ações. d. MOLERO, E. S. d. S. d. J. Inclusão escolar de crianças com deficiência múltipla: concepções de pais e professores. Psicologia: teoria e pesquisa, 22, n. p.

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