PERCEPÇÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM UMA ÁREA RURAL

Tipo de documento:Proposta de Dissertação

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Na tentativa de ampliar o processo de trabalho, no sentido de alargar a resolutividade e o impacto na saúde das pessoas e coletividade, têm sido feitos diversos investimentos para qualificar a ESF. Seu incremento é o que garante o pleno funcionamento da APS, por meio da atuação de equipes multiprofissionais, que variam conforme a dimensão da população em que será implantada (SHIMIZU et al, 2018). Calcula-se que o número de ESF implantadas em 2007 era de 24. cobrindo cerca de 41,70% da população, em 2018 progrediu para 43. o que equivalia a 64,19% (133. Além disso, as condições de saúde da população que vive em área rural são escassas, em comparação à população que vive em área urbana onde há mais facilidade de acesso a outros serviços de saúde dos níveis secundário e terciário.

Outros fatores que dificultam o acesso da população ao serviço de saúde disponível são a escassez de transporte público, falta de outros serviços de saúde, falta de infraestrutura, energia elétrica e meios de comunicação (BERTUZZI; PASKULIN; MORAES, 2018). Concomitantemente, em uma ESF da zona rural observou-se índices insatisfatórios referentes à confidencialidade e autonomia do sujeito necessitando de ajustes nesse âmbito. Em sequência, o item “orientação para o cliente/usuário” obteve índices ainda menos satisfatórios, agravados pela precariedade da infraestrutura gerando falta de agilidade no atendimento, o que aponta a necessidade de mais investimentos do SUS-DF nas ESF da zona rural. Por outro lado, houveram índices satisfatórios de responsividade em relação ao respeito pelas pessoas, denotando cuidados realizados com respeito à dignidade humana, em que a equipe de enfermagem tem contribuições primordial (SHIMIZU et al, 2018).

OBJETIVOS 2. Objetivo Geral O Objetivo deste estudo consiste em conhecer a percepção dos profissionais de saúde atuantes em zona rural e de pessoas que residem na zona rural sobre a Assistência Primária à Saúde (APS) em um município do interior do Amazonas. Objetivos específicos • Identificar os dados demográficos dos clientes entrevistados, residentes na zona rural; • Conhecer a percepção da clientela entrevistada sobre a APS de seu município e o nível de procura e de satisfação com a mesma. • Conhecer a percepção dos profissionais de saúde sobre as características quanto à utilização da cobertura da oferta dos serviços de saúde. MÉTODOS Para responder à pergunta de pesquisa, será realizada uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, que será realizada na ESF, com residentes da zona rural de Iranduba, município do interior do Amazonas.

moradores (IDAM, 2013). O estudo será realizado nas unidades ESF que ficam localizadas na área rural do município. Inicialmente será realizada uma observação em campo, para apreender os aspectos gerais da realidade do processo de trabalho na(s) unidade(s) pesquisada(s). Serão colhidos os dados da equipe de saúde e da(s) unidade(s) de saúde citada(s), como quantidade de profissionais na equipe, número de atendimentos, funcionamento da unidade. Para a coleta de dados, será considerada a entrevista semiestruturada (Apêndices A e B), que se caracteriza por ser um tipo de entrevista com perguntas abertas e fechadas, transcorrendo como uma conversa informal. A. de et al. Avaliação da qualidade da atenção primária à saúde sob a perspectiva do idoso.  Ciência & Saúde Coletiva, v.

p. n. p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Departamento de Atenção Básica.  Atenção Básica e Saúde da Família: Os números.  Brasília, 2019b. Disponível em:<http://dab. reimpressão. Vol. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. p. CARNEIRO, F. br/municipio/iranduba/> Acesso em: 28 mar. MITRE, S. M; ANDRADE, E. I. G; COTTA, R. OLIVEIRA, E. M. de et al. Determinantes sócio-históricos do cuidado na Estratégia Saúde da Família: a perspectiva de usuários da área rural.  Saúde e Sociedade, v. et al. Avaliação do Índice de Responsividade da Estratégia Saúde da Família da zona rural.  Rev. esc. enferm. C.

L. A produção científica brasileira sobre a Estratégia Saúde da Família e a mudança no modelo de atenção. Ciênc Saúde Coletiva. TESSER, C.  p.   Disponível em: <http://www. scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312011000300016&lng=en&nrm=iso>.

207 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download