PIM V | UNIP | Gestão de RH | Escolher empresa e elaborar estudo de caso sobre cargos e salários e análise de desempenho

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica qualitativa. Palavras-chave: Recursos Humanos. LATAM Airlines Group. Aviação. Treinamento e Desenvolvimento. A presta serviços de transporte de passageiros e de carga, além de oferecer serviços de manutenção de aeronaves para outras empresas, além disso possui aproximadamente 41 mil colaboradores diretos. A Skytrax (2019) classifica a empresa como a melhor companhia aérea da américa latina. A LATAM é uma empresa de grande porte no seu seguimento, reconhecida mundialmente, possui atualmente aproximadamente 400 aeronaves. Atualmente ela possui as seguintes filiais: LATAM Chile, LATAM Brasil, LATAM Argentina, LATAM Colômbia, LATAM Paraguai, LATAM Peru e LATAM Equador. Ambas operam voos domésticos e internacionais a partir de centros de operações (HUBs) instituídos nos principais aeroportos dos países do qual pertence cada uma das subsidiarias.

Sendo que os atuais foram eleitos em abril de 2019, Ignacio Cueto Plaza, como Chairman, e como diretores Henri Philippe Reichstul, Juan Plaza, Patrick Horn, Carlos Solari, Giles Agutter, Eduardo Castellón, Nicolás Hirmas e Sonia Villalobos. No tocante aos administradores do grupo em geral, o CEO da empresa é Enrique Cueto Plaza, o Chief Customer Officer é Paulo Miranda, o Vice-presidente é Roberto Alvo, como Senior VP of Human Resources está o Emilio del Real e o chefe de finanças é atualmente Ramiro Alfosin. Salienta-se que cada filial tem seu presidente, como bem atualmente o presidente da LATAM BRASIL é Jerome Cadier, e abaixo dele se encontram os subordinados de cada setor que coordena cada uma das áreas da filial. A seguir será abordado os conceitos aprendidos ao longo das disciplinas, relacionando os assuntos estudados com a prática com relação a avaliação de desempenho, matemática financeira básica e administração dos cargos e salários.

Com o objetivo então de relacionar o que foi aprendido com a realidade da empresa, todas as informações contidas no site do Grupo LATAM destinado as relações dos investidores. Dessa forma, é totalmente necessário que os gestores deem a verdadeira liberdade para que se prevaleça a verdade garantindo a autonomia e que ela venha a ser posteriormente de fato corrigida. Existem cinco formas tradicionalmente para conseguir analisar o desempenho, consoante com Chiavenato (2014) eles podem ser classificados em cinco métodos, que são: escalas gráficas, escolha forçada, pesquisa de campo, incidentes críticos e listas de verificação. Cada forma vai trazer uma perspectiva de resultado para a empresa de uma maneira diferente. Nas escalas gráficas, Chiavenato (2014) mostra que é um modelo do qual mostram as informações a partir de tabelas com linhas e colunas, do qual nas linhas são representados os problemas e nas colunas informam o nível do grau de desempenho obtido naquele determinado seguimento.

Ele se apresenta como algo bastante simples e tradicional, o que consequentemente causa uma impressão de limitação perante a avaliação, ele simplesmente vai dar uma nota de um a cinco, respectivamente sendo como o um fraco, o dois sofrível, o três regular, quatro bom e o quinto como ótimo. Cada um desses fatores de desempenho recebe uma avaliação quantitativa, (. ” (CHIAVENATO, 2014, p. Ou seja, é tecnicamente um resumo das escalas gráficas de maneira mais simplificada. A empresa, mais precisamente o pessoal do departamento dos recursos humanos vai institui as características dos perfis que todos os colaboradores devem possuir, como se fosse uma espécie de checklist e repassa para os gestores dos seus respectivos setores da organização. Com isso os gestores vão analisar quem tem e não tem as determinadas características que precisam estar de acordo com a empresa, conforme esse modelo.

O primeiro é referente aos cargos de liderança, o segundo é para aqueles que assumem cargos operacionais, cabendo ao pessoal do RH analisar o checklist e ver se cada um da empresa está de acordo com esse checklist: Figura 1 - Checklist de Avaliação de desempenho das lideranças Fonte: LATAM – CCII ADA: Avaliação do Desempenho (2017) Figura 2 - Checklist de Avaliação de desempenho do nível operacional Fonte: LATAM – CCII ADA: Avaliação do Desempenho (2017) A organização faz uso de todas as etapas e a avaliação de desempenho da empresa é feita com seis processos, primeiro o gestor faz uma avalição de desempenho intermediário, depois o gestor passa para o colaborador que vai fazer uma auto avaliação de si mesmo, e em seguida essa avaliação volta para o gestor do setor, que vai avaliar o desempenho anual e fazer uma calibração que depois será encaminha para o superior que é gestor dos gestores de cada setor.

Depois acontece a aprovação da avaliação e do box que foi posto em calibração e consequentemente após todo esse processo vai acontecer uma reunião entre os gestores do qual vai ser realizada um feedback entre os setores, e em alguns casos vai acontecer o retorno ou a chamada de algum colaborador caso seja necessário, acontecendo assim posteriormente a conclusão do processo de ADA (Avaliação de Desempenho) e dependendo das questões e com todos cumprindo e respeitando o que foi objeto instituído no checklist cumpridos, finalmente todos encerram o processo de avaliação. MATEMÁTICA FINANCEIRA Os recursos básicos estudados em matemática financeira são descritos e explicados seus conceitos por Samanez (2010) que expõe a cerca de conceitos, como os de juros, taxas de juros, montante, amortização e entre outros conceitos básicos.

Para Samanez (2010) a taxa de juros é o valor pago do juros que vai pagar o próprio dinheiro que foi emprestado, enquanto o montante vai ser o resultado final, isto é, o valor normal sem os juros somado ao valor produzido pela taxa dos juros que daí vai resultar no montante, enquanto a amortização será a divisão progressiva da dívida, no caso as parcelas, sendo elas pagas até que depois do determinado prazo ela vai ser liquidada. Como não foi possível utilizar de alguma situação da empresa, pelo fato de que seus dados financeiros apresentam informações de matemática financeira mais avançada, será realizada uma simulação de compra de passagem, inserindo assim a empresa em uma situação que o calculo de juros foi utilizado.

E a consequência disso será um péssimo atendimento ou a prestação de um péssimo serviço para o determinado cliente, a depender da função do cargo, sendo ela mal assumida por quem não gosta. É considerando isso que a LATAM Airlines estimula aqueles que fazem parte do seu time em todos os níveis hierárquicos através de premiações e benefícios e reconhecimentos. A empresa, principalmente no que se refere aos colaboradores do nível operacional, ou que estão normalmente em contato direto com o cliente devem ter bom humor, entusiasmo e proatividade, espírito de servir ao próximo, humildade perante aos colegas de serviço e principalmente ao passageiro, participação e envolvimento em tudo o que fazerem. Com relação a avaliação de cargo, consoante com Malferrari (1970), afirma-se que: “pode ser considerada como um conjunto de procedimentos sistemáticos utilizados para medir o valor e a importância dos cargos, com a finalidade de estabelecer diferenciais de salários, de modo que estes correspondam, tanto quanto possível, ao valor do trabalho.

” (MALFERRARI, 1970, p. De acordo com Moreno (2014) o escalonamento é uma das formas mais simples de se fazer a avaliação, a hierarquização acontece a partir de fatores como é o caso da dificuldade assumida pelo individuo, sua responsabilidade perante a outras pessoas e a empresa, os requisitos exigidos para a ocupação da vaga. Todos esses aspectos vão influenciar diretamente no nível de hierarquização do qual o cargo se encontrará e principalmente no salário do sujeito. Maferrari (1970) afirma que a classificação predeterminada será usada para calcular a média dos salários a partir daquilo que o cargo faz com relação a empresa, a exemplo uma pessoa que ocupa um cargo que muitos outros também ocupa e não tem qualificação alguma, esse deve receber menos.

Enquanto, outras ocupações que irá exigir uma qualificação e todo um treinamento somado a uma alta responsabilidade vai receber um valor mais auto que aqueles cargos que não precisam ser qualificados e possuem muitas vagas, então, os cargos com menores vagas e que controlam o trabalho dos outros vão receber mais que todos. Com relação a comparação dos fatores, ela é muito pouco aplicada é ideal para o nível operacional mas é extremamente complexa, este método classifica os profissionais por experiência, instrução, iniciativa, engenhosidade, esforço físico e mental, responsabilidades por equipamentos e pessoas e as condições de trabalho como é o caso da periculosidade, tudo isso é considerado. Enquanto a administração dos cargos e salários, mostra a relevância e que a hierarquia e a remuneração podem ter perante a qualidade nos serviços e a forma como ela pode vir a ser caracterizada e enquadrada dentro dos parâmetros instituídos pela empresa.

REFERÊNCIAS CHIAVENATO, Idalberto. Desempenho Humano nas Empresas: como desenhar cargos e avaliar o desempenho para alcançar resultados. Ed. Barueri: Manole, 2009. Disponível em: < http://portal. lan. com/portal/ > Acesso em abril de 2020. LATAM. Investor Relations, Perfil Corporativo. Administração de Cargos e Salários. Curitiba: Intersaberes, 2014. SAMANEZ, Carlos Patrício. Matemática Financeira. ° ed.

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