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Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Turismo

Documento 1

Nesse estudo de caso, com base no tema atual sobre a influência da degradação da natureza pelas indústrias, veremos de uma forma ampla como a empresa Gerdau se comporta em relação à sustentabilidade, como a empresa se adequou aos princípios da ecoeficiência e se é possível ter retorno financeiro com investimento em sustentabilidade. Palavras-chave: Plano de negócios; Sustentabilidade; Gerdau. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 5 1. Descrição da organização 5 1. Plano de gerenciamento de serviços 16 3. CRÉDITO E COBRANÇA 17 3. Riscos 18 3. Linhas de crédito 19 3. Departamento de Cobrança 20 3. Descrição da organização 1. Denominação e forma de constituição A Gerdau, ou o Grupo Gerdau, cujo nome oficial é Gerdau S. A. é uma empresa siderúrgica brasileira regida sob a forma jurídica de sociedade anônima.

Razão Social: Gerdau Aços Longos S/A; - Nome Fantasia: Gerdau; - Empresa Multinacional de Grande Porte de Capital Aberto; - Principal atividade: Empresa de Aço/Ferro e Reciclagem de Sucatas; - CNPJ: 33. Natureza e ramo de atuação Ao longo de seus 110 anos, a Gerdau cresceu, diversificou seus negócios na cadeia de valor do aço e, ao mesmo tempo, desenvolveu um forte compromisso com as pessoas e o meio-ambiente. Construiu sua história pautada pela integridade, coerência e seriedade, buscando sempre estabelecer uma relação direta e de ganhos mútuos com acionistas, clientes, fornecedores, colaboradores e comunidades. Produzir e entregar soluções em aço são a paixão e a vocação da Gerdau. A empresa prima pela excelência em todos os aspectos de seu negócio, além de atuar de forma ágil e flexível, com capacidade para enfrentar as adversidades e aproveitar as oportunidades de mercado.

Com presença industrial em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia – prioriza pelo entendimento e respeito das culturas de cada região em que atua. Principais Equipamentos As usinas siderúrgicas Gerdau, na sua maioria, classificam-se segundo seu processo produtivo em integradas e semi-integradas. As usinas integradas, operam em três fases do processo siderúrgico: redução, refino e laminação. Já as usinas semi-integradas operam em duas fases: refino e laminação. Usinas Integradas (redução, refino e laminação) • Auto Forno • Conversor de Aciária • Reator • Misturador • Conversor - Usinas Semi-Integradas (refino e laminação) • Refino • Cestão • Forno • Forno Panela • Spray de Resfriamento • Distribuidor - Moldes de esfriamento • Laminação • Forno de reaquecimento • Gaiolas de desbaste • Gaiolas intermediárias • Gaiolas de acabamento • Leito de resfriamento • Bloco acabador • Formador espiras.

Composições da força de trabalho O Grupo Gerdau é uma empresa preocupada com a realização de seus profissionais. Já no RH, o maior percentual de seus profissionais é do sexo feminino. PLANO DE NEGÓCIO Desenvolver por escrito uma ideia de negócio, com o intuito de buscar informações gerenciais de uma empresa já existente ou de um novo empreendimento, visando amenizar os riscos dos investimentos e atrair reflexões de eventuais investidores. Segundo Dornelas (2001), o plano de negócios é uma ferramenta de gestão que pode e deve ser usada por todo e qualquer empreendedor que queira transformar seu sonho em realidade, seguindo o caminho lógico e racional que se espera de um bom administrador. O Plano de Negócios foi desenvolvido visando o momento que a empresa voltará a contratar profissionais qualificados, porém com poucos recursos financeiros disponíveis, mas dentro dos valores organizacionais praticados pelo Grupo Gerdau.

Porte e tipo de negócio da empresa A Gerdau São Paulo, situada na cidade de Araçariguama, é uma organização de grande porte que atualmente conta com aproximadamente 500 colaboradores. Posicionamento da empresa no mercado nacional e internacional O Grupo Gerdau ocupa a posição de 14º maior produtor de aço do mundo e é líder no segmento de aços longos nas Américas. Possui 337 unidades industriais e comerciais, além de cinco Joint Ventures e quatro empresas coligadas, o que faz com que esteja presente em 14 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Índia, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. O Grupo Gerdau começou a operar em 1901, com a Fábrica de Pregos Pontas de Paris, na cidade VII de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Investe continuamente na capacitação de mais de 46 mil profissionais e no desenvolvimento das comunidades em que está inserida. As ações de suas empresas estão presentes nas bolsas de valores de São Paulo, Nova York, Toronto e Madri. Os estoques servem para uma série de finalidades, ou seja: melhoram o nível de serviço, incentivam economias na produção, permitem economias de escala nas compras e no transporte, agem como proteção contra aumentos de preços, protege a empresa de incertezas na demanda e no tempo de ressuprimento e servem como segurança contra contingências. Dentro do setor de logística da unidade, trabalham todos os tipos de movimentações: internas, externas, exportações e abastecimento de produção. A empresa é influenciada pela demanda de construção civil, trabalhando com vários estoques como o de produtos acabados, intermediários e almoxarifado.

O método utilizado pela empresa é o FIFO, Firts in, Firt out. Devido ao risco de perda do material devido à corrosão e enferrujamento, o inventário na Gerdau é realizado a cada dois meses, para controlar e manter os estoques. Os sistemas WMS se integram a sistemas ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos do Negócio) em pontos como o cadastro de materiais, as carteiras de pedidos de clientes e de fornecedores, a contabilização de estoques, o planejamento de compras e de produção, os sistemas de transportes, entre outros. Uma das características altamente desejáveis nos WMS são a facilidade e confiabilidade com que as trocas de dados com os demais sistemas da empresa possam ser feitas, e a possibilidade de administrar múltiplos locais de estocagem.

O conceito de múltiplos locais de armazenagem pode ser entendido como a existência de vários armazéns em um único local ou planta ou de vários armazéns em locais geograficamente separados. O sistema deve manter o controle de um mesmo item em vários depósitos de uma mesma empresa e a possibilidade de administrar mercadorias de diferentes proprietários. Percebe-se que um sistema WMS tem uma abrangência bastante complexa com diversas áreas da empresa e também com atores externos como fornecedores, clientes e transportadores. Por outro lado, vários outros setores da Administração de Recursos Humanos poderão ser beneficiados com a utilização da Descrição de Cargos. A Descrição de Cargos é o processo que consiste em determinar os elementos ou fatos que compõem um cargo, tecnicamente cargo é um conjunto de funções semelhantes, na maioria dos aspectos mais importantes das tarefas que as compõem; função é um agregado de tarefas e responsabilidades atribuídas a um empregado e tarefa é um conjunto de elementos que requer o esforço humano para determinado fim.

As melhorias de uma descrição de cargos são de subsídios ao recrutamento (definir o mercado RH para onde deverá recrutar dados para a elaboração de anúncios de recrutamento); subsídios à seleção de pessoas (características do ocupante do cargo, ou seja, requisitos exigidos); material para o treinamento (conteúdo dos programas de treinamento, conhecimentos e habilidades exigidas ao ocupante e atitudes perante o cliente); base para a avaliação e classificação de cargos (fatores de especificações para serem utilizados como fatores de avaliação de cargos, definição de faixas salariais, etc. avaliação do desempenho (definição de critérios e padrões de desempenho para avaliar os ocupantes, metas e resultados a ser atingindo); base para programas de higiene e segurança (informações sobre condições de insalubridade e periculosidade comuns a determinados cargos) e guia para o gerente (informações sobre o conteúdo dos cargos e desempenho dos ocupantes).

O processo de analisar cargos envolve etapas que considera a organização em constante e dinâmica mudança. Por meio de uma organização, torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros. A organização é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum, gerência descrita como “a arte de começar coisas feitas através dos povos. A gerência dá sentido a suas organizações, fornece a liderança, e decide-se como usar os recursos organizacionais em uma maneira eficaz e eficiente através do planejamento. A prática de readequação de cargos, proposta neste projeto, seria de responsabilidade do gestor da área, que através do seu planejamento decidira o uso adequado de seus recursos organizacionais.

A ideia então é buscar o crédito-seguro e essa busca justifica o crescimento da oferta de crédito desde a entrada do real até os dias de hoje (Gitman, 2002, p. Com o grande progresso das telecomunicações e da informática, a concessão de crédito passou a ser um processo mais rápido e confiável para as empresas e, em especial, para as instituições financeiras. Esse novo contexto faz com que, hoje em dia, as pessoas ligadas à área de crédito tenham um papel muito importante nas decisões para futuras vendas. Riscos Hoje, as empresas funcionam como um emaranhado de empresas interdependentes – uma financia a outra para que haja crédito para o cliente final. Vejamos o caso dos bancos norte-americanos: captam recursos a baixo custo, por estarem situados em um país de risco zero: o EUA.

As duplicatas geradas nessa operação são descontadas em bancos, gerando mais uma obrigação, pois se o cliente não pagar, o banco desconta o valor adiantado à empresa. Imaginando que, 20% das vendas a prazo não se concretizarem em recebimentos bancos, fornecedores e funcionários ficariam sem receber. Perceba que os riscos do crédito afetam uma cadeia inteira, e não somente uma empresa. Devido a essa importância, é que a gestão e o controle de crédito têm atuação e interferência direta do governo e de grandes empresas para regularizar as operações de crédito, principalmente de bancos. Sendo fatores de avaliação do risco: • Experiência comercial que a empresa tem com o cliente; • Avaliação retrospectiva das demonstrações contábeis; • Consulta a órgãos como Serasa, SPC e associações comerciais; • Utilização de índices-padrão específicos de crédito; • Uso de modelos quantitativos e medidas estatísticas.

Apesar de ser uma modalidade de crédito, pois possibilita que um cliente adquira algo e pague no futuro, de uma vez ou parcelado, o cartão de crédito vem sendo procurado mais pelas facilidades oferecidas em relação a outras modalidades do que pelo próprio crédito. Por exemplo, a emissão de um cheque leva mais tempo, requer consulta, confirmação de telefone e endereço em alguns casos, ao passo que o cartão de crédito, é só passar na máquina de cartão e pronto. É visto também como uma forma de controle, pois registra quando e onde foi efetuado o gasto, facilitando o gerenciamento. Essa modalidade também tem pontos negativos, pois os juros, se a fatura não for paga totalmente, ficando no rotativo, são bem elevados.

E a possibilidade de pagamento do mínimo (10% da fatura) é um convite para endividamento, aumentando o risco da operação de concessão de cartão de crédito pelos bancos aos seus clientes; não pode ser emitido para qualquer cliente; esse deve ter certo perfil, o que é muito bem-analisado pelos bancos. Seus produtos são utilizados em diferentes setores como: construção civil, infraestrutura, indústria, agropecuária, mineração, petroquímica, ferroviária, naval, ortodôntica, médica e alimentícia. A sucata ferrosa é matéria-prima para quase 70% da produção da Gerdau, o que leva a empresa a reciclar cerca de 16 milhões de toneladas por ano de materiais obsoletos à sociedade e de sobras industriais. Para isso, a Gerdau busca relacionamento de longo prazo com seus fornecedores através do posicionamento estratégico de serviços especializados e pessoas altamente capacitadas e comprometidas, buscando o crescimento de toda a cadeia produtiva.

A Gerdau vê seus fornecedores como aliados estratégicos, pois eles estão diretamente ligados à qualidade dos produtos e serviços, a segurança no ambiente de trabalho e a sustentabilidade da cadeia produtiva. Por isso, cada vez mais, a empresa trabalha ao lado de seus parceiros, para que sigam práticas responsáveis em relação às pessoas e ao meio ambiente. Além disso, Ética é teórica e reflexiva, enquanto Moral é eminentemente prática. Costumes são as regras sociais resultantes de uma prática reiterada de forma generalizada e prolongada de determinados atos, o que resulta numa certa convicção de obrigatoriedade, de acordo com cada sociedade. A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados.

Ética empresarial é "O comportamento da empresa – entidade lucrativa – quando ela age em conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas). A ética profissional e consequentemente das organizações é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência delas, tanto das pequenas quanto das grandes empresas. Por isso, busca relacionamentos de longo prazo e crescimento mútuo com todos os seus públicos – clientes, colaboradores, acionistas, comunidades, fornecedores, governos e sociedade. Para a Gerdau, o ser humano, em sua integridade, é um valor que está acima dos demais objetivos e prioridades da empresa. Nenhuma emergência, produção ou resultados pode justificar a falta de segurança das pessoas. A empresa é responsável por propiciar os meios e recursos adequados para que todas as atividades sejam executadas com segurança.

Cabe à empresa e, a cada um garantir que sejam realizados todos os esforços necessários para preservar a segurança das pessoas. A existência de um ambiente interno de qualidade foi novamente confirmada com os resultados da pesquisa de opinião “A visão de todos nós”, respondida por 93% do quadro funcional do país. No exercício, os principais indicadores – realização pessoal, condições de trabalho, liderança, comunicação, benefícios e reconhecimento – evoluíram em comparação com 2001. O índice de favorabilidade, que contabiliza o total de respostas positivas, cresceu de 72% para 75%, enquanto que, o grau de satisfação evoluiu para 87%. CONCLUSÃO Como podemos observar durante toda a pesquisa para a construção deste projeto, a unidade Gerdau São Paulo continua sendo uma empresa de grande porte, de classe mundial no ramo siderúrgico, com valores e objetivos de crescimento que mesmo apesar da crise econômica mundial, continua otimista sobre seu futuro.

O Plano de Negócios foi desenvolvido para o momento de retomada de toda a produção da empresa e que além da redução de custos, com consultorias mostrada durante o planejamento financeiro, que se baseia na extinção destas parcerias e a contratação de um profissional especialista em Recrutamento e Seleção e que além desta redução de custos, há melhorias que não temos como mensurar seu valor monetário, mas como profissionais da área de Recursos Humanos os reconhecemos. Por meio da observação do dia-dia e da opinião dos clientes, fornecedores, departamentos de pesquisa das Universidades e da comunidade, o empresário pode achar as respostas necessárias para o seu negócio. No que se refere aos tipos de transportes adotados pela Gerdau, alguns dos procedimentos é a escolha criteriosa da transportadora e a utilização de sistemas de cadastro de veículos condutores e de empresas especializadas em seguros de cargas e de gerenciamento de riscos.

A união de todos esses fatores, contribui para que a aplicação da estratégia de atuação atenda à todos os interesses propostos de acionistas, colaboradores e sociedade de forma responsável. A gestão dessas atividades, garantem maior credibilidade da empresa e mantém as características da vantagem competitiva. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BALLOU, Ronald H. São Paulo: IMAN, 1998. p BUSSAB, W. O. amp; MORETTIN, P. A. CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. DUTRA, J. S. ed. São Paulo: Atlas, 2008. CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. MOSLEY, D. C. PIETRI JR. P. H. NOZELLA, P. A modernização da produção e da escola no Brasil. São Paulo: Revista da Andes.

PAVANI, C. DEUTSCHER, J. Rio de Janeiro, Record, 1996. VALLS, A. L. M. O que é ética.

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