Planejamento de Carreira e a Teoria de Mudança Intencional DESAFIO PROFISSIONAL

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

Tendo em vista este contexto, é válido traçar um planejamento de carreira, encontrar uma maneira de colocar em prática, ter a atitude de mover-se rumo à concretização dos objetivos tanto pessoais quanto profissionais. Em primeiro lugar, tem-se a importância de identificar e responder as questões sobre o autoconhecimento para se acertar o alvo almejado e assim manter a qualidade de vida em todas as etapas da carreira (PERES, J. L. P. A parte do autoconhecimento é primordial para que a pessoa atinja um grau avançado de entendimento de seus próprios interesses, valores, gostos, aptidões, destino aonde quer chegar e seus motivos para chegar lá. De acordo com Dutra, as ferramentas disponíveis para orientar o processo de auto-avaliação voltado para o planejamento de carreira são limitadas.

Assim, a definição dos objetivos de carreira variam em relação ao nível de autonomia da pessoa e deve-se considerar os ciclos de vida pelos quais a pessoa passa, dentre eles, pode-se citar: ciclo biossocial, ciclo profissional e ciclo familiar (DUTRA, J. S. Para auxiliar no entendimento de uma empresa, em relação a suas metas para conseguirem montar um adequado planejamento de carreira para seus funcionários, há algumas ferramentas que podem ser utilizadas como, por exemplo, o sistema de inteligência competitiva (SIC) e gestão do conhecimento, que realizam a manutenção de vantagens competitivas, por empresa e blocos econômicos, requerendo uma visão estratégica clara, a demanda do mercado de atuação e que as operações estejam em rede, integrando assim o modelo de gestão e a articulação crescente de redes de pessoas e empresas (SILVA, V.

S. Seguem abaixo o desenvolvimento para cada etapa. Primeira etapa – EU IDEAL Nesta etapa escreveu-se a visão pessoal de futuro, respondendo as seguintes perguntas: A- Como eu me vejo daqui a 6 meses, 1 ano e 5 anos? 6 meses – na mesma posição atual, porém com mais experiência na função 1 ano – na mesma posição atual, mas já com capacidade de implementar mudanças positivas de processo dentro do rol de atuação. anos – em outra posição na empresa, com mais responsabilidades e atribuições, bem como um nível mais confortável financeiramente na vida pessoal B- Que cargo estarei ocupando? 6 meses – mesmo cargo atual. ano – mesmo cargo atual. anos – cargo 1 nível hierárquico maior C- Que atividades estarei fazendo? 6 meses – realizando as mesmas tarefas atuais, mas com mais propriedade, possuindo maior entendimento da razão das mesmas e compreendendo suas funções.

Criatividade Criatividade: Pensar em novas formas de fazer as coisas é parte crucial de quem você é. Você nunca está satisfeito em fazer algo da forma convencional se é possível um modo melhor. Trabalho em Equipe Trabalho em Equipe : Você se sobressai como membro de um grupo. Você é um colega leal e dedicado, sempre faz sua parte e trabalha duro pelo sucesso de seu grupo. Justiça Justiça: Tratar todas as pessoas imparcialmente é um de seus princípios. Primeiro é válido um “job rotation” interno, mesmo que informal nas áreas que mais refletem a própria área de atuação em que se encontra na empresa, e dentro da própria equipe de trabalho, com o objetivo de ampliar a visão do negócio e entender mais profundamente a importância das outras áreas e da sua equipe na realização da própria atividade, aumentando a consciência da necessidade do trabalho em equipe para o alcance satisfatório das metas.

Segundo, um curso de especialização em gestão em que a pessoa possa enxergar novos modos de liderança e novas gamas de conhecimento, mostrando que ainda há muito o aprender e que também existem várias formas de se realizar a mesma tarefa e não havendo sempre apenas um correta, isto ampliará a visão de mundo do individuo mostrando que tem-se muito o que evoluir e que precisa de pessoas para essa transmissão de conhecimento e experiência. OUTRAS CONSIDERAÇÕES – DESLIGAMENTOS Infelizmente nem sempre o intuito deste planejamento é para o crescimento profissional, por vezes precisa ser utilizado para desligar algum colaborador da organização, seja por incompatibilidade de cultura, baixo rendimento ou apenas cortes de gastos. Assim para auxilia-los a encararem novamente o mercado, deve-se realizar igualmente as três etapas da Teoria de Mudança Intencional e mais duas etapas conhecidas como “experimentação de mudanças” e “relacionamentos confiáveis”, Segundo o autor Lima, C.

a etapa de “experimentação de mudanças” serve para o indivíduo certas habilidades que serão necessárias neste novo momento, pode-se citar como exemplo de uma habilidade que a pessoa precisará desenvolver, a flexibilidade, pois será necessário ser flexível para experimentar, possivelmente falhar, e somente depois conseguir possuir novos comportamentos e a partir daí começar a internalizá-los. CLOSS, L. Q. ROCHA-DE-OLIVEIRA, S. História de Vida e Trajetórias Profissionais: Estudo com Executivos Brasileiros. RAC, Rio de Janeiro, v. DUTRA, J. S. Administração de carreira: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996 LIMA, C. O que você precisa descobrir, antes de começar a mudar sua situação? 2017. convibra. com. br/upload/paper/adm/adm_2621. pdf. Acesso em: 25/10/2018.

pdf. Acesso em: 27/10/2018.

74 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download