Plano de aula

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Linguística

Documento 1

Sendo assim, é possível analisar que o plano pretende que o aluno consiga definir quais fontes devem estar relacionadas à sua produção textual escrita e verbal, cabendo ao professor orientá-lo a saber como identificar e utilizar esses mecanismos em suas produções. Para o desenvolvimento das aulas, o plano de aula sugere que os alunos já conheçam previamente o que é um hipertexto. Nesse aspecto, o estudante já deve ter contato com as mídias digitais. O papel do professor se restringiria a despertar a consciência de como eles devem incorporar em suas produções o que o hipertexto possibilita. Por meio dessa orientação, o aluno seria capaz de produzir textos escritos e desenvolver o gosto pela leitura, que são outras estratégias também definidas pelo plano de aula.

A respeito disso, Koch (2007), considera que: (. o hipertexto não é feito para ser lido do começo ao fim, mas por meio de buscas, descobertas e escolhas, que irão levar à produção de UM sentido possível, entre muitos outros. Ou seja, no hipertexto a multiplicidade de leituras é condição mesma de sua existência: sua estrutura flexível e não-linear favorece buscas divergentes e o trilhar de caminhos diversos. Nele, a conexão múltipla entre blocos de significado constitui o elemento dominante Sob esse ponto de vista, a característica dominante que o professor deve fazer com que o aluno incorpore, a respeito da organização do hipertexto, é a de que ele deve estar consciente de que as mídias digitais podem possibilitar uma infinidade de fontes, todavia cabe a ele saber selecionar aquelas que podem favorecê-los e contribuir para que sua pesquisa tenha coerência com o objetivo a que se propõe.

Na etapa 3, propõe-se o estudo da coesão e da coerência por meio de texto e vídeos pré-selecionados pelo plano de aula. É considerando essas características que o professor deve se voltar ao ensino de hipertexto para que o aluno consiga, de fato, incorporar o conceito em sua prática educativa. Diante dessa importância, a aula 4 orienta que os alunos sejam levados à biblioteca para que, lá, sejam apresentados ao conceito de hipertexto. O texto que o plano de aula recomenda é o da Wikipédia, o qual define hipertexto como: (. o termo que remete a um texto ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital denominadas hiperligacões.

Estas hiperligações ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, íconesgráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda às informações que estendem ou complementam o texto principal. Dessa forma, a conexão que é criada entre os mecanismos que interligam o hipertexto reflete no grau de conhecimento que o hiperleitor foi capaz de adquirir por intermédio do hipertexto. Além disso, é importante destacar que, ao se fazer o link com outra pesquisa, o produtor do hipertexto está evidenciando que ali se encontra uma pesquisa-chave que pode contribuir para a progressão temática das ideias e que, por essa razão, cabe ao hiperleitor achar pontual ou não acessá-lo. A última etapa do plano sugere que, após elaborarem os hipertextos, os alunos publiquem-nos em um blog cujo link encontra-se no material.

Dessa forma, eles podem fazer uma autoavaliação e, em seguida, pontuar as correções necessárias. Depois de prontos, cada um dos alunos irá comentar o hipertexto de que mais gostou. org/wiki/Hipertexto> KOCH, Ingedore Villaça. Hipertexto e construção do sentido. São Paulo: Alfa, 2007.

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