Plano de aula/planejamento de aula

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Ciencias ambientais

Documento 1

Colocar o nome do(a) acadêmico(a). Objetivo geral da disciplina: despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento científico demonstrando, através dos aspectos lúdicos, que o homem é parte integrante do ambiente e dessa forma estimular a reflexão crítica das relações entre ciência, sociedade, tecnologia e ambiente. Objetivos específicos: - Observar e compreender os fenômenos naturais; - Compreender as implicações do conhecimento científico no cotidiano; - Entender a relação entre o homem e a natureza; - Problematizar situações do cotidiano a fim de levantar questionamentos incentivando a busca por respostas. Conteúdo estruturante: - Sociedade e meio ambiente Conteúdos básicos: - os limites da ação humana em termos quantitativos e qualitativos; - as relações pessoais e culturais dos alunos e de sua comunidade com os elementos que compõe o meio em que vivem.

PLANO DE AULA: Homem como parte integrante do ambiente. E para que o trabalho seja realmente válido e significativo para ambas as partes, o professor precisa conhecer o assunto e juntamente com seus aluno relacioná-lo ao contexto local. Dessa forma , tendo como documentos norteadores os Parâmetros Curriculares Nacionais - temas transversais: meio ambiente e saúde, e a Política Nacional de Educação Ambiental o presente plano de aula foi elaborado, visando uma aproximação inicial com as questões socioambientais de forma crítica e reflexiva. Vale ressaltar que a partir do presente plano de aula serão levantados temas geradores para o desenvolvimento das próximas aulas considerando assim o contexto onde os alunos e a comunidade escolar estão inseridos. Objetivo Geral: Problematizar as relações do homem com o ambiente, demonstrando aos alunos que fazemos parte do meio e que temos responsabilidades na degradação ambiental e também na conservação e preservação do nosso planeta.

Objetivos Específicos (o aluno deverá ser capaz de. Dentro da temática geral serão trabalhados os conceitos de desenvolvimento sustentável, preservação ambiental, conservação ambiental e pegada ecológica descritos na sequência: Conceito de desenvolvimento sustentável: Desenvolvimento sustentável foi definido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento como o “desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades (DIAS, 1992). Conceito de preservação ambiental: “Preservação é a ação de proteger contra a destruição e qualquer forma de dano ou degradação um ecossistema, uma área geográfica ou espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção, adotando-se as medidas preventivas legalmente necessárias e as medidas de vigilância adequadas” (BRASIL, 1997, p.

De acordo com o Código Florestal são áreas de preservação por exemplo: topos de morros, mata ciliar nas margens dos rios, nascentes e mananciais. Tais áreas são denominadas áreas de preservação ambiental permanente ou APAs. Conceito de conservação ambiental: Conservação é a utilização racional de um recurso qualquer, de modo a se obter um rendimento considerado bom, garantindo-se entretanto sua renovação, isto é, conservação ambiental quer dizer o uso apropriado do meio ambiente dentro dos limites capazes de manter sua qualidade e seu equilíbrio em níveis aceitáveis. A pergunta problematizadora será entregue para cada aluno e impressa em papel reciclado, demonstrando aos alunos que é possível adotar práticas para amenizar os impactos ambientais gerados para suprir nossas necessidades. Pedir que os alunos façam a leitura da pergunta problematizadora e iniciar a explanação sobre “pegada ecológica” (30 minutos).

Aula 03 e 04: Posteriormente, utilizando um questionário (ANEXO, 01), pré-definido disponível no livro “Pegada Ecológica: qual é sua?” elaborar com os alunos a pegada ecológica individual e coletiva. O questionário será entregue de forma impressa para os alunos para que depois utilizem o mesmo questionário para a atividade de pesquisa. Na sequência será realizada a análise das respostas para calcular e classificar a pegada ecológica de cada aluno em: pegada bacana, pegada moderada e pegada larga (ANEXO, 2), de acordo com a tabela abaixo: Tabela 1. Imagem 01. Vídeo animação “ O homem” Fonte: www. youtube. com Recursos: Folhas A4 de papel reciclado para impressão da pergunta problematizadora e do questionário, painel de compensado, folhas de jornal, cola, pincéis e verniz para produção da base do jornal mural.

Revistas de recorte, cartolinas, réguas e canetinhas para produção dos gráficos. – Brasília : 128p. DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1992. SCARPA, Fabiano; SOARES, Ana Paulo. Pegada ecológica:qual é a sua?. Disponível em:<http://www. inpe. br>.

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