PLANO DE MARKETING LANÇAMENTO DA BEBIDA ENERGÉTICA E ISOTÔNICA ENERVIDA ENERGÉTICO NATURAL

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Visão 01 1. Missão 01 2. Objetivos 02 3. Marketing Estratégico 03 3. Consumidor 03 3. – Características Do P De Produto 07 4. Sabores: 07 4. Por Características Específicas: 07 4. Cores: 08 4. Embalagens: 08 4. – Prazos E Condições De Pagamento – Dependem Das Condições De Pagamentos Oferecidas Pelos Estabelecimentos Comerciais A Seus Clientes. Aspectos Legais 13 5. – Agência Nacional De Vigilância Sanitária 13 5. – Impostos 13 5. – Restrições A Comunicação 13 5. – Qualidade 17 7. – Pesquisas Previstas 17 7. – Check List De Produção E Logística 18 8 Ponto 19 8. – Canais De Distribuição 19 8. – Logística De Mercado 19 9 Promoção 20 9. – Endomarketing 22 9. – Orçamento De Comunicação 22 10 – Preço 23 10. Política De Descontos 23 Conclusão 24 Referencia Bibliográfica 25 1. INTRODUÇÃO As pessoas hoje vivem presas a uma rotina de obrigações e não tem tempo para os pequenos prazeres da vida, acabam esquecendo dos bons momentos que viveram e, os que estão vivendo atualmente.

Momentos estes, traduzidos principalmente na infância de cada ser humano, pretendemos fazer com que jamais sejam esquecidos. Contribuição de marketing (em milhões de R$)** 4. Participação de mercado (em %)*** 3,0 4,0 5,5 7,5 * Ano I: Janeiro a Dezembro de 2005 ** Final do ano *** Média anual 2. – Objetivos Especificos O nosso propósito é oferecer uma grande variedade de sabores entre eles: goiaba, chocolate, manga, uva, pêssego, abacaxi, melão, melancia, dentre outros diversos sabores de fruta, fazendo uma combinação de doce, cores e formatos. Nosso diferencial se voltará totalmente na construção de uma marca forte perante o mercado e para o aspecto lúdico (envolvendo histórias infantis e outros personagens) levando em conta a capacidade de percepção de todas as faixas etárias, brincando com a embalagem e cores.

Aspectos estes que definem a ambientação da área de venda da Empresa. – PAPÉIS DE COMPRA No quadro a seguir estão relacionados os papéis de compra e seus principais agentes. Quadro 4 PAPEL AGENTE Iniciador Jovem Influenciador Propaganda, amigos, parentes Decisor O próprio usuário Comprador Jovens Usuário Jovens Fonte: Departamento de Pesquisa da Empresa Casarão Comércio de Bebidas Ltda. MERCADO 4. – HISTÓRICO O mercado de bebidas energéticas e isotônicas no Brasil cresceu muito desde 1995, com o lançamento de muitas marcas baseadas em fórmulas químicas que ao invés de ajudar acabam prejudicando e causando problemas sérios para a saúde. Esses lançamentos devem-se à disponibilidade de frutas naturais que dão mais energia ao corpo. – ESTÁGIO DE DEMANDA A demanda por bebidas energéticas e isotônicas encontra-se no final do estágio de Quadro 7 – Curva de consumo no mercado de bebidas energéticas e isotônicas (milhões de litros) 1998 1999 2000 2001 20% 25% 27% 28% Este mercado não apresenta sazonalidade significativa, como mostra o Quadro 8.

Quadro 8 – Sazonalidade do mercado de Bebidas Energéticas e Isotônicas. Média de consumo mensal em 3 anos (%) Jan. Fev. Mar Abr Mai Jun. – CARACTERÍSTICAS DO P DE PRODUTO 4. Sabores: Morango - Abacaxi - Uva - Laranja – 4. Por características específicas: 1% de cafeína e taurina - Vitamina das frutas/ Sucos naturais - Carboidratos e sódio Vários outros ingredientes 4. Cores: Existem várias cores de produtos, varia de acordo com o sabor da fruta: vermelho, amarelo, lilás e laranja. Embalagens: Papelão Laminado – com estabilidade para ficar de pé na prateleira o rótulo é impresso na própria embalagem. O custo com vantagem competitiva será transferido para o valor do produto. Características das campanhas – as propagandas da BEI serão bem formuladas para chamar a atenção dos consumidores, será utilizado a propaganda na televisão, em revistas e na Internet.

As marcas concorrentes também utilizam a mídia para divulgar seus produtos. Podemos observar o investimento da mídia nos últimos anos: Quadro 12 – Investimento em Mídia das Principais Marcas Ano 1. Valor em milhões 23,2 25,0 25,5 27,0 Variação 2,3 2,5 2,8 3,1 Fonte: Departamento de Pesquisa da Empresa Casarão Comércio de Bebidas Ltda 4. Quadro 15 – Projeção do Tamanho do Mercado Total 1. REAL PROJEÇÃO Litros (milhões) 83,8 84,7 89,8 90,4 Variação anual (%) 6,3 5,0 5,5 6,0 Valor (milhões de $) 220,0 198,3 200,2 203,7 Variação anual (%) 9,0 7,0 3,0 4,0 Preço médio ($ litro) 3,0 3,8 3,9 3,9 1. Ano I de lançamento Quadro 16 – Projeção de Participação de Mercado, em % 1. REAL PROJEÇÃO BEI 1,3 2,9 Bebida A 2,2 2,2 2,2 2,2 Bebida B 10,3 10,3 11,6 11,6 Bebida C 6,1 6,1 7,3 7,3 Bebida D 14,0 14,0 14,5 14,5 Quadro 17 – Projeção de Investimento em Mídia Mercado 1. REAL PROJEÇÃO Valor (milhões de $) 10. Então, a empresa terá produtos que poderão ser comprados para pequenas surpresas diárias que uma pessoa poderá fazer a outra (namorado para namorada, pai para esposa ou filho, etc).

É na verdade, a comercialização de produtos que não fazem parte da alimentação básica diária de um ser humano, mas, sem “dar” um gostinho especial e doce à vida, nenhuma pessoa é capaz de viver totalmente uma vida saudável. • Ameaças e oportunidades de mercado Quando uma empresa resolve entrar em um mercado novo ou mesmo num ambiente de concorrência acirrada, ela precisa medir prós e contras para não ter nenhuma surpresa no seu caminho e estar preparada e bem informada. Logo ela precisa ter conhecimento das oportunidades e ameaças que rondam o ambiente ao qual seu negócio está inserido. Pois as oportunidades e ameaças fazem parte do ambiente externo da empresa. População urbana: 198. População rural: 007. Domicílio total: 059. Domicílio urbano: 057.

Domicílio rural: 002. x 3,46 = 127. população das classes B1, B2 e C Então, já que nosso público-alvo são consumidores das classes B1, B2 e C de 2 a 14 anos, o total desse target é: 21,08% de 127. • Projeções de mercado A categoria de bebidas, sucos, refrigerantes, e cerveja apresentam um bom crescimento de mercado nos últimos anos e oportunidades para o desenvolvimento no varejo. A tendência é de que este crescimento seja mais forte na medida em que seja atendido o aspecto social do país, a exemplo do que aconteceu após os planos econômicos. O hábito de consumo dessas categorias é muito forte entre os consumidores. E um dos apelos que faremos será em cima das embalagens que irão circular pela cidade induzindo o consumidor a conhecer nossa loja, e embalagens que facilitem o manuseio do consumidor.

E nos posicionamos no estágio de introdução, porque mesmo que o produto se encontra como algo já visto em alguns distribuidores de bebidas e revendedores, a inovação será o nosso forte caracterizando como algo de novo que está sendo introduzido no mercado de Marília. • Ciclo de vida da categoria Já a categoria, vendo de forma ampla todas as bebidas, encontra-se no estágio da maturidade, e pelo fato da empresa ter como objetivo ressaltar o sabor da infância das pessoas através deles, então de alguma forma eles já estão estabelecidos no mercado ha tempos. O estágio da maturidade é quando os produtos se tornam conhecidos no mercado, já atingiram um nível de reconhecimento dos consumidores. Nesse estágio acontece dos produtos perderem um pouco do seu valor, devido à concorrência acirrada, mas como já foi dito o nosso principal produto é a loja e os atributos que pretendemos utilizar, não teremos problemas em entrar num estágio de declínio com essa categoria.

O aspecto lúdico tem como função ainda, promover o encantamento dos nossos consumidores e despertar nestes, os cinco sentidos, que a nosso ver, incentivarão a compra por impulso. Utilizaremos ainda, a estratégia de criar diferentes temas para a loja, de acordo com o calendário festivo brasileiro, aumentando com isso a inovação e constante encantamento do consumidor, pois ofereceremos ambientação (decoração da loja) e produtos diferenciados em forma ou sabor somente no período pré-definido (calendário festivo). • Missão empresarial Quando o negócio é iniciado, sua missão é geralmente clara. Ao longo do tempo, a missão poder perder relevância, pela alteração das condições de mercado, ou pode se tornar nebulosa, à medida que a corporação acrescenta novos produtos e mercados a sua carteira de negócios.

Por isso, esta será nossa missão inicial, e, se ao longo do tempo forem necessárias mudanças e adaptações à ela, ela será modificada a fim de sempre refletir o real negócio da empresa. Um aspecto muito importante e que também significa um fator crítico de sucesso é o cheiro da loja. Será necessário estudar influências que isto traz para o consumo, a fim de não tornar este cheiro forte demais no estabelecimento e enjoativo a ponto de “espantar” determinados consumidores. ASPECTOS LEGAIS 5. – AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA A empresa já possui atestado da Vigilância Sanitária para produzir sucos naturais, só depende do pedido do registro desta fórmula junto a Vigilância Sanitária. Pedido de registro foi solicitado em 01/02/2001 – a liberação está prevista para o mês 11/2001.

MARKETING TÁTICO 7. PRODUTO Através de pesquisas realizadas pelo Casarão Comércio de Bebidas Ltda conseguiu-se obter dados que indicavam a necessidade de um produto que atendesse as seguintes necessidades dos clientes: Ser um produto especifico a modo de apresentar uma continuidade aos produtos do Casarão Comércio de Bebidas Ltda, que já existe no mercado de sucos naturais; • Tem condições de expansão; • Estende-se por todas as regiões do país; • Pode ser comprado em vários pontos comerciais (danceterias, mercados. • O programa de pesquisa foi feito seguindo os requisitos; • Foi feito avaliação na linha de bebidas energéticas e isotônicas seu consumo. • Preferências dos consumidores, quanto ao sabor. • Avaliação de consumo. A embalagem visa maior praticidade ao consumidor, as cores variam de acordo com o sabor, pois a fruta que irá aparecer na embalagem é de acordo com o sabor do produto a embalagem além de prática irá atrair o consumidor pelas cores vivas, o rótulo irá conter todas as informações exigidas pelo SAC, e que possibilitarão ao consumidor maiores informações sobre o produto.

– EMBALAGENS Frasco com papelão laminado, com fechamento azul escuro, a embalagem é azul escura com a fruta estampada na embalagem. Duas versões – 300 ml e 500 ml Embalagem de embarque com 6 unidades por caixa separadas as de 500 ml das que contém 300 ml Verso em mesmo material com destaque de cores mais escuras e mais claras. – RÓTULO • Frente • Nome Produto • Bebida Energética e Isotônica • Bebida Esportiva • Empresa • Conteúdo 300 ml ou 500 ml • Indústria Brasileira • Verso Estudos científicos demonstram que a perda de fluídos podem prejudicar a atividade física. O Enervida – Energético Natural foi especialmente formulado para uso antes, durante e depois as atividades físicas e para o lazer. O código de barras fará parte do rótulo. – QUALIDADE Serão aplicados os mesmos testes que são desenvolvidos nos outros produtos.

O serviço – SAC – onde os consumidores poderão sanar suas dúvidas. Formas de uso e cuidados – os cuidados estão no rótulo. – PESQUISAS PREVISTAS Será realizada uma pesquisa da opinião dos consumidores sobre a concorrência e sobre a opinião dos consumidores sobre os efeitos do BEI. O custo do frete está incluído no preço do produto. Armazenagem: não haverá necessidade de se criar infra-estrutura de armazenagem além da que já existe na empresa. No momento não será necessária previsão de pesquisas previsão de pesquisas quanto a ponto. PROMOÇÃO 9. – PROPAGANDA Tendo em vista que o mercado de bebidas é massificado e competitivo, a propaganda será nosso principal recurso de comunicação. Todo o material citado estará disponível para a equipe de vendas no dia do lançamento em suas respectivas bases de trabalho.

Quadro 19 – Programa de Promoção de Vendas PROGRAMA TIPO VERBA (EM MILHÕES DE $) Display de balcão (10 frascos de 300 ml) Consumidor 40 Desconto de lançamento Atacado 50 Concurso de merchandising Equipe de vendas 30 TOTAL 120 9. – RELAÇÕES PÚBLICAS Objetivos: 1) Comunicar o lançamento do Enervida – Energético Natural – e seu posicionamento – aos públicos profissionais (diretores, gerentes e empregados dos canais de distribuição) e 2) Reforçar o posicionamento do Enervida – Energético Natural junto ao público consumidor. Programas: 1) Entrevistas com jornalistas especializados em negócios nas principais capitais do país durante o primeiro mês de lançamento. Elaboração e distribuição de kits. A programação contemplará: a convenção de vendas, com uma solenidade de lançamento, e um dia de treinamento para a equipe de vendas; o evento terá a presença da equipe de vendas e diretores da Casarão Comércio de Bebidas Ltda.

Serão convidados diretores das empresas – clientes atendidos. – ENDOMARKETING Objetivo e Programação: coloca os funcionários da empresa a par do lançamento da Enervida – Energético Natural, integrando-os do processo. Serão realizadas as seguintes ações: apresentação no refeitório com um vídeo institucional da Casarão Comércio de Bebidas Ltda. Distribuição de um kit de lançamento Sempre que pertinente, esse house-organ trará matéria sobre a evolução do lançamento 9. Marg. ml) ICMS média pond. PIS + COFINS IPI Estrutura de Custos 300 ml 500 ml Material de Mistura Material de Embalagem M. O. Direta Frete Sobre Compras Custo Direto Total CONCLUSÃO Frente às diferentes alternativas possíveis para investimentos optou-se pela bebida isotônica, por apresentar um enorme potencial de continuidade da marca.

SALIM, Cesar Simões et al. Construindo planos de negócios: todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 2001. KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. PAVANI, Cláudia, Deustcher, José Arnaldo e Maya Lopes, Santiago. Como Preparar seu Plano de Negócios, Editora Nova Fronteira, a ser lançado em novembro de 1997. SEBRAE. Indicadores da Mortalidade das MPEs Paulistas. Região Metropolitana de São Paulo. ppg. br. Acesso em 14 de junho de 2005. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Disponível em: http://www. Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE. Disponível em: http://www. fipe. com. Acesso em 13 de junho de 2005. marcad. com. br/publicacoes/k32. asp acessado em 03 de agosto de 2005.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download