Plano de Treinamento e Desenvolvimento

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

Passo 1: diagnóstico de necessidades 3 1. Passo 2: modelo 3 2 Etapa 2: Planejamento das ações e instrucional de T&D 5 2. Passo 1: ações de treinamento e desenvolvimento 5 2. Passo 2: conteúdo programático 6 2. Modalidade 6 2. Passo 2: modelo Considerando o capital humano envolvido no projeto de educação empresarial e a dispersão geográfica da organização optou-se pelo modelo aprendizagem1 (BÁRTOLO, 2019a) e treinamento baseado em educação corporativa, definido por Meister como a gestão do conhecimento organizacional (geração, assimilação, difusão e aplicação) por meio de aprendizagem ativa e contínua para desenvolver e instalar competências empresariais e humanas críticas para as estratégias de negócio. Tendo em vista a disposição de desenvolvimento do capital humano da empresa em, função do conhecimento, entrou em fase de planejamento o modelo ‘Formação de Formadores’ de aprendizagem organizacional, com o intuito de desenvolver e disseminar boas práticas de vendas e atendimento ao cliente na empresa XY.

Etapa 2: Planejamento das ações e instrucional de T&D As ações instrucionais de treinamento e desenvolvimento abordadas pelo programa Formação de Formadores são planejadas com o objetivo de desenvolver e disseminar boas práticas de vendas e relacionamento com o cliente. As mesmas se justificam como forma de atender às demandas das clientes da empresa XY, que manifestam reiteradamente sua insatisfação para com o nível de atendimento prestado pela organização. Para atender os 220 envolvidos na ação, permeando as 10 lojas da empresa e sem prejudicar os resultados operacionais durante o processo de desenvolvimento e disseminação do conhecimento organizacional, foi organizado o processo de treinamento a partir das seguintes etapas2 (BÁRTOLO, 2019b): • Identificação das necessidades (para que trainar? Qual o problema? Qual a demanda? Qual o objetivo?) por meio de analise da organização, das tarefas, pessoas (indicadores: tecnologia, inovação, mercado, clientes, mudanças organizacionais, certificações, força de trabalho, produtos e serviços); • planejamento e programação (perguntas a serem respondidas); • execução : através de reuniões kaizen3 com aplicação de brainstorming, registro e acompanhamento dos resultados; • avaliação (definição de modelo pela gerência e elaboração de instrumentos in loco, a partir das contribuições dos colaboradores, respeitando as peculiaridades de cada grupo).

Procedimentos instrucionais. Como introdução a cada reunião kaizen os gerentes devem apresentar o modelo de desenvolvimento organizacional Formação de formadores, explanar sinteticamente o problema em análise e justificar a intervenção por meio da valorização do desenvolvimento do capital humano pela organização. Deve ficar claro para os colaboradores que não é um momento de ‘caça às bruxas’ e que a organização não procura culpados, mas soluções. Os colaboradores devem se sentir confortáveis para exercitar a crítica e a criatividade, apresentando inclusive soluções inusitadas. Para tanto deve-se recorrer, à estratégia de caixa de soluções não identificadas. Etapa 4: Avaliação das ações de T&D 4. fontes de dados As soluções apresentadas em cada reunião serão enviadas pela gerencia setorial para o funcionário responsável pera operacionalização do sistema, que deve registrar sistematicamente e encaminhar os registros para avaliação da alta direção.

Após a avaliação estratégica, os registros serão integrados ao portal “Inteligência Organizacional” da empresa, criado especificamente para a divulgação do projeto Formação de Formadores. O portal deve ser usado pelas gerências setoriais para projetar as próximas intervenções, bem como permitir a colaboração e avaliação dos envolvidos em diferentes níveis hierárquicos. Cronograma Para operacionalização do programa Formação de Formadores as intervenções foram divididas em 4 categorias, correspondentes à motivação de cada reunião. BÁRTOLO, Vera Lúcia. Síntese: Treinamento desenvolvimento e gestão do conhecimento - U2. b. Disponível em: <https://vimeo. com/337517943>. Disponível em: <https://vimeo. com/337517943>. Acesso em: 23 out. ILUMNI. Orientações: plano de treinamento.

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