PNL - Programação Neurolinguística

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Compreendemos" a informação e depois agimos. Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas a idéias e acontecimentos. Uns refletem os outros no nível físico. Corpo e mente formam uma unidade inseparável, um ser humano. A parte "Lingüística" do título indica que usamos a linguagem para ordenar nossos pensamentos e comportamentos e nos comunicarmos com os outros. Bem, esta definição, enquanto precisa e técnica, pode ser um pouco complexa para algumas pessoas, portanto eis outra mais simplificada: "PNL É O ESTUDO DE COMO REPRESENTAMOS A REALIDADE EM NOSSAS MENTES E DE COMO PODEMOS PERCEBER, DESCOBRIR E ALTERAR ESTA REPRESENTAÇÃO PARA ATINGIRMOS RESULTADOS DESEJADOS. Assim gostaria de enfatizar que uma das conseqüências da própria definição é que: "A PNL é uma ferramenta educacional, não uma forma de terapia.

Nós ensinamos as pessoas coisas sobre como seus cérebros 4 funcionam e elas usam estas informações para mudar. Richard Bandler. Finalmente o que espero e desejo aos praticantes de PNL é que eles, em conhecendo a definição, cada vez mais saibam como o nosso sistema neurológico (NEURO) representa a realidade, como perceber e usar isto através da linguagem (LINGÜÍSTICA) e da comunicação não verbal e como ajudar as pessoas a organizar esta informação para atingir metas específicas (PROGRAMAÇÃO). Podemos aprender como é o mapa mental de um grande realizador e fazê-lo nosso. Muita gente pensa que certas coisas são impossíveis, sem nunca ter se disposto a fazê-las. Faça de conta que tudo é possível. Se existir um limite físico ou ambiental, o mundo da experiência vai lhe mostrar isso.

Corpo e mente são partes do mesmo sistema. O significado da sua comunicação é a reação que você obtém. Os outros recebem o que dizemos e fazemos através dos seus mapas mentais do mundo. Quando alguém ouve algo diferente do que tivemos a intenção de dizer, esta é a nossa chance de observarmos que comunicação é o que se recebe. Observar como a nossa comunicação é recebida nos permite ajustá-la, para que da próxima vez ela possa ser mais clara. Todo comportamento tem uma intenção positiva. Se o que você está fazendo não está funcionando, faça outra coisa. Faça qualquer coisa. Se você sempre faz o que sempre fez, você sempre conseguirá o que sempre conseguiu. Se você quer algo novo, faça algo novo, especialmente quando existem tantas alternativas.

A análise do sucesso na vida de algumas pessoas, nos leva a conclusões incríveis; começa por encontrarmos na sua grande maioria pessoas que não tem uma formação acadêmica, ou seja, uma quantidade esmagadora de pessoas que tem sucesso na vida e nem sequer freqüentaram uma universidade. Ele encontrou um bilhete dizendo: “FUI ATÉ A CASA DA SUA MÃE”. O marido almoçou e se foi. Ela envergonhada saiu do quarto, e qual não foi a sua surpresa quando, ao chegar na cozinha, encontrou uma flor colhida as pressas do jardim da casa, e um bilhete do marido dizendo: “OBRIGADO, AMOR, AGORA SIM VOCÊ ESTÁ COZINHANDO IGUALZINHO A MAMÃE, TE AMO!” Veja como é difícil agradar alguém quando não percebemos o que esse alguém espera de nós.

Por outro lado, as vezes é mais simples do que esperamos. Ser um vencedor do segundo milênio, significa muito mais do que prover de produtos e serviços um mercado competitivo. N. L. cada um de nós nos comunicamos através de um desses três canais: ou somos mais visuais, ou mais auditivos ou mais cinestésicos. Nossas respostas para o mundo atuam por esse três canais. Programação de Neurolinguagem Se atuamos através do canal visual por exemplo, tudo que nos chama a atenção, que nos marca, é a cor , o modelo, a estrutura, a ordem, a limpeza, o brilho, etc. Depois que a informação, ou evento externo são captados pelos nossos canais sensoriais, fazemos uma “filtragem” ou “triagem” dessas informações antes de formarmos uma R.

I. Representação Interna), a R. I. determina nosso comportamento exterior ou resposta aos estímulos. CRENÇAS São pressuposições que temos sobre determinadas coisas que tanto podem criar, como negar nosso poder pessoal. As crenças são a nível inconsciente as nossas chaves Liga/Desliga de nossa habilidade de fazer qualquer coisa no mundo, pois se você não acredita poder realizar alguma coisa, provavelmente nunca terá a oportunidade de descobrir que pode, ou não. Então, se você acredita que só vai ver crise, depressão, recessão, é só isso que você vai ver. Mas ao passar a acreditar que vai ver oportunidades, você abre um canal para que as oportunidades apareçam. Quando uma crença é estabelecida em seu cérebro, a única função dessa crença daí para frente é se perpetuar.

Como das outras vezes puxando a sua mala, encaminhou-se até uma pequena lanchonete e pediu seu pacote de batatas fritas preferido. O avião demoraria ainda um pouco a sair e ela precisava se distrair para passar o tempo. Com o pacote em uma das mãos, sentou-se em um banco e abaixou-se para pegar uma revista na mala. Qual não foi sua surpresa ao tentar pegar a primeira batata, e perceber que um senhor a seu lado também colocou a mão no saquinho, e de posse de alguma delas sorriu para ela antes de colocá-las na boca. “ Que velho folgado! ” pensou. Entendemos como verdadeiras todas as coisas que nossos meta programas, valores, crenças, decisões e memórias nos fizerem acreditar como certos, e então o que estiver de forma diferente está errado.

Não levamos em consideração que o que é errado para nós pode ser certo para outros dependendo de como é o modelo de processamento de cada um. O comportamento é resultado desse estudo, e através da fisiologia, tom de voz e movimento dos olhos, nós podemos precisar como está acontecendo a Representação Interna das pessoas que nos cercam. HISTÓRIA DA VAQUINHA Já estava entardecendo, e Pedro cansado dirigia pela estradinha de terra que o levaria até o sítio de sua tia. Foi com grande satisfação que estacionou o carro e respirou fundo, aquele ar puro de final de tarde. E foi assim que sua querida tia Margarida boquiaberta, o encontrou no silêncio da noite: seminu, em cima de um banquinho, numa posição muito suspeita, de frente a uma vaca com as pernas escancaradas, prendendo o seu rabo no teto! Então já podemos falar sobre como mudar a Representação Interna das pessoas sobre o que falamos, mostramos ou fazemos, para conseguirmos maior empatia e facilitar nossa comunicação.

ANTES PORÉM. Podemos mudar o comportamento das outras pessoas para que se adaptem ao nosso modelo? Sim, porém devemos lembrar que cada um de nós é único e nossas experiências no decorrer da vida não são iguais. Também sabemos que o conhecimento das técnicas aqui descritas podem não ter chegado ainda a todas as pessoas com as quais nos relacionamos. Portanto é mais coerente que nós possamos aprender flexibilizar nossos filtros comportamentais antes de promovermos qualquer mudança no comportamento alheio, pois toda ação pede uma reação e os iguais se atraem. O que se deseja é que ninguém erre pois não há adversário a ser derrotado. Quando um erra fica chateado, e o que provocou o erro também, mas não tem importância: começase de novo o jogo onde ninguém marca pontos.

Nos relacionamentos do tipo tênis é assim: um recebe as palavras, os sonhos do outro, e com críticas os destroem. Nos relacionamentos do tipo frescobol é diferente: um recebe do outro as palavras como ensinamentos, os sonhos como algo delicado que vem do coração. Ninguém ganha e se deseja então estar sempre junto, para que o jogo nunca tenha fim. Diante de tantos afazeres, quis dividir com Argemiro uma boa parte da missa, e pediu a ele que a partir de então ficasse com a tarefa de ler vários trechos da Bíblia. O sacristão muito sem graça explicou ao novo padre que era analfabeto, o que o deixou espantado: Como ele poderia ao longo de tantos anos ter auxiliado a igreja e nunca ter aprendido a ler e a escrever? Sem muita demora o dispensou dos serviços, dizendo que não poderia continuar com ele e que pediria ao Clero um outro ajudante letrado.

Argemiro partiu chateado por deixar para trás tantas recordações, mas no coração levava a esperança de novos dias. Por ser muito simpático e conhecido por todos, obteve sucesso já no início do seu novo empreendimento: com uma modesta barraca, vendia artigos diversos a preços populares. Em pouco tempo a barraca se transformou em uma pequena loja, e dali para frente ele foi progredindo cada vez mais. Acontece que nosso cérebro recebe as informações através de nossas palavras, ou nossos pensamentos, e filtra essas informações como vimos anteriormente. Aí então o cérebro acredita ou não na informação. Caso ele não acredite, a informação simplesmente é destruída e esquecida. Mas supondo que possamos nos convencer que de fato temos razão, nosso cérebro não vai poder processar com êxito essa informação, pois nela faltam ingredientes de suma importância 21 para que o processo gerador de energia possa começar a trabalhar fazendo com que cada célula do nosso corpo conspire para o sucesso da programação realizada.

Falta Data No calendário não existe “algum dia” ou “qualquer dia destes” ou ainda “uma hora qualquer”; é importante sabermos que qualquer programação para ser aceita necessita de dados precisos e indubitáveis , sem distorções, omissões ou generalizações; enfim podemos conseguir tudo o que desejamos da nossa vida, se seguirmos a risca as regras da reprogramação mental que passaremos a estudar e colocar em prática a partir de já. Outro aspecto bastante encontrado, é quando as pessoas confundem metas com sonhos, e então passam a divagar sobre coisas utópicas impossíveis de se atingir neste primeiro momento. Ex. Uma pessoa muito simples, sem nenhum estudo, que sonha em ser professor universitário, apesar de já ter 50 anos. Perguntamos, então: o que significa ter metas? Dizemos que alguém tem metas quando: 1) SABE O QUE QUER 2) SABE O QUE DEVE FAZER PARA CHEGAR LÁ 3) SABE O QUE VAI GANHAR COM ISSO Portanto é necessário identificar se o que desejamos é realmente uma META ou não passa de sonhos inatingíveis.

Para isso, faça o seguinte teste: Entre os diversos objetivos que você tem, escolha um especial, e questione-se: “PORQUE AINDA NÃO TENHO?” Naturalmente deve ser porque existem obstáculos que me impedem de ter! Mas continue se questionando: “CONHECO OS OBSTÁCULOS QUE ME SEPARAM DO SUCESSO?” Todos nós temos objetivos que gostaríamos de alcançar, mas, quando os obstáculos aparecem, nós desanimamos e abandonamos os objetivos no meio do caminho e substituímos por outro que possa nos parecer mais fácil ou seja: Ou seja, começar é fácil, difícil é terminar nossos projetos. Vamos considerar então que você reuniu todos os requisitos necessários para a realização de sua meta, ou seja: SABE O QUE QUER SABE O QUE DEVE FAZER PARA CHEGAR LÁ SABE QUANTO TEMPO VAI LEVAR SABE O QUE VAI GANHAR COM ISSO Então você é movido por uma força interior chamada Motivação Pessoal que ,se analisada detalhadamente é MOTIVO PARA A AÇÃO PESSOAL E é importante que você se pergunte: Os motivos que eu tenho na vida realmente me entusiasmam ? Se a resposta for SIM, “os motivos que eu tenho na vida me fazem pular da cama todos os dias, com a vontade de fazer cada vez melhor o que eu estou fazendo! Estimulam a mim, ao ponto de me fazerem imaginar as minhas metas como coisas reais.

Eu posso sentir o gosto da vitória, seu cheiro, sua cor e até seu som. ” Então, amigo. VOCÊ CONSEGUIRÁ!!!!! É comum nos treinamentos encontrarmos pessoas que enxergam a oportunidade de mudança, e se entusiasmam a ponto de modificar suas vidas. Infelizmente encontramos outras “Donos da Verdade” e acham aprendido. minutos novinhos em folha, intransferíveis, para vive-los da melhor forma possível. Pense nisso ! SUGESTÃO: assistam o filme “ Feitiço do Tempo” Sintaxe do Sucesso Sintaxe do sucesso significa a ordem em que as coisas se encontram em relação ao sucesso; Sintaxe significa a parte da gramática que trata da disposição das palavras na oração, ou seja, como é a ordem de construção das frases. Aprendemos durante o treinamento que experimentamos a vida através de nossos sentidos visuais, auditivos e cinestésicos e que formamos nossa R.

I. representação interna) através dos filtros que generalizam , omitem e distorcem as informações; Descobrimos também que nossa R. Quando o movimento tem como constância o lado esquerdo, elas estão recordando-se das imagens, sons e sentimentos, ou seja, estão revivendo mentalmente essas sensações. Se soubermos observar com atenção, e um pouco de treino, descobriremos a estratégia, ou a sintaxe que nosso cliente usa para seduzir,comprar etc. simplesmente perguntando-lhe como foi que ele comprou seu antigo carro, ou como foi seu antigo amor. QUANDO ESTAMOS MENTINDO, TEMOS QUE CONSTRUIR A MENTIRA OLHANDO SEMPRE PARA A DIREITA. Modelagem Desde o início do nosso programa de treinamento, estudamos módulos de processamento de informações de forma separada, para que pudéssemos agora montar o quebra-cabeças de como aprender a ter sucesso.

” O SUCESSO PODE SER PERIGOSO NA MEDIDA EM QUE NOS TIRA A HUMILDADE QUE, NA NOSSA PROFISSÃO, É SINÔNIMO DE APRENDER SEMPRE. É o início da nossa preparação para o novo universo de comunicação, onde o cliente precisa ser tratado como peça fundamental do nosso sucesso! Fazendo um rápido resumo, falamos sobre o funcionamento do cérebro humano e discutimos sobre a forma como nos comunicamos com a vida. NOSSA PERSONALIDADE É como nos apresentamos ao mundo e se forma com dois fatores: GENÉTICOS E CULTURAIS Os fatores genéticos são aqueles com os quais viemos ao mundo, ou seja, são as nossa pré disposições herdadas. Os fatores culturais são aqueles que adquirimos durante a nossa existência no lar, na escola, e no meio em que vivemos socialmente.

Quando estamos aprendendo a vida, bem pequeninos, muitas coisas nos são impostas como “ verdades” e aceitas por nós até 32 hoje sem questionamento e se transformam em nossos paradigmas. I. do cliente pode entender que essas pessoas estão “forçando a barra” ou sendo “falsas”. Selecione então uma área de acordo no objeto da discórdia, mesmo que seja apenas 1% e some com os seus 100% de entusiasmo. HOJE APRENDI ALGO SOBRE AS NOVAS DIMENSÕES DA COMUNICAÇÃO NO RAMO DE VENDAS E SEDUÇÃO. ME SENTI ATRAÍDO, POIS ALGUMAS SÃO FASCINANTES E POTENCIALMENTE MUITO ÚTEIS. Juntos viajamos através do poder contido na programação mental, e na automotivação pessoal. Não foi muito o que estudamos, mas trata-se de um assunto por demais importante, pois a diferença entre as pessoas de sucesso e os fracassados, reside justamente nestes aspectos aqui discutidos.

Muitos avaliam a experiência que possuem pelos anos em que se dedicam àquilo que fazem. Se isso fosse verdade, aquele funcionário que aprendeu, em 15 minutos, a carimbar os documentos que lhe chegam às mãos, depois de 10 anos na mesma atividade poderia dizer que tem 10 anos de experiência. Na realidade, tem 15 minutos de experiência repetida durante muitos anos. Pediu que lhe fosse dada uma oportunidade para demonstrar sua capacidade. Afinal, ele era um profissional experiente! Com relutância, o capataz resolveu levar Pedro à área de desmatamento. E só fez isso pensando que Pedro fosse servir de chacota aos demais lenhadores. Afinal, ele era um fracote. Sob os olhares dos demais lenhadores, Pedro se postou frente a uma árvore de grande porte e, com o grito de "madeira", deu uma machadada tão violenta que a árvore caiu logo no primeiro golpe.

Pedro, surpreso, respondeu que estava trabalhando muito e por isso não tinha tido tempo de afiar a sua ferramenta de trabalho. O capataz ordenou que Pedro ficasse no acampamento e amolasse seu machado. Só depois disso ele poderia voltar ao trabalho. Pedro fez o que lhe foi mandado. Quando retornou à floresta, percebeu que tinha voltado à forma antiga: conseguia derrubar as árvores com uma só machadada. Aqui estão algumas idéias para garantir que você mantenha um bom estado ao falar em público. Excelentes oradores praticam, e não importa quão espontânea pareça a fala deles. Um orador me disse que ele ensaia até 8 vezes antes de se apresentar perante uma audiência. Outro me contou que ele pode sonhar estar fazendo o seu discurso - e que algumas vezes o faz! Ironicamente, quanto mais você ensaiar, mais espontâneo você parece, porque pode mudar de assunto e retornar facilmente ao tema inicial.

Escreva um esboço do que você quer dizer e depois fique de pé na frente de um espelho, de um amigo, com um gravador ou uma câmara de vídeo e ensaie até se sentir confortável. Isso também o liberta para prestar mais atenção na audiência para obter rapport ou para ancorar estados. Empacar no meio da palestra tentando decifrar as suas notas pode ser embaraçoso. E a sua audiência pode ficar irritada. Respire com o diafragma porque isso o deixa relaxado. Fale com a sua laringe aberta. Isso ajuda colocar a audiência num estado desejável para ouvi-lo. Não fazer isso pode ser uma receita para o desastre. Cadeiras: tenha certeza de que a disposição das cadeiras foi arranjada para se adaptar melhor ao seu estilo.

Você prefere as cadeiras em fila ou em semi círculo? A que distância você quer ficar da audiência? Se você não conseguir fazer mudanças na configuração da sala, visualize dando a palestra e se pergunte o que você pode fazer para que ela transcorra o mais tranqüila quanto possível. Um orador me contou que deu conferências em duas faculdades diferentes no Arizona. Depois porque isso contribui para que eles permaneçam acordados!!! Temperatura: faça uma avaliação de como a sala irá parecer quando a audiência estiver completa. Quanto de ar frio ou de calor será necessário? Você não quer que eles fiquem com calor nem com frio. A propósito, lembre-se de colocar uma garrafa de água e copo para você.

Além de qualquer âncora de palco que você quiser estabelecer, lembre-se que existem três âncoras que podem ser estabelecidas automaticamente a seu favor: nomes, aniversários e lugares ("NAL"). O nome das pessoas ou da empresa tem um cinestésico positivo muito forte e por isso lembre-se de usá-los muitas vezes durante a sua palestra! Considere qualquer evento que ocorreu na mesma data da sua palestra e que seja relevante porque aniversários também têm um cinestésico forte. A sua observação inicial é o que conecta você com a sua audiência, portanto considere cuidadosamente o que dizer. Tipicamente, você compassa a experiência corrente deles. Isso varia dependendo do tipo de grupo a quem você está falando. Um modo de se fazer isso é mencionar algum evento atual que provavelmente esteja na cabeça deles e então conduzir isso para a sua fala.

Todo mundo ainda está chocado pela terrível tragédia que ocorreu na semana passada. Mantenha em mente que essa é a impressão que eles irão levar para casa, e por isso tenha certeza de concluir bem. Nós temos somente um planeta para viver, portanto vamos cuidar dele para que ele possa cuidar de nós!" O seu modo de falar A diversidade enriquece a sua fala bem como o ajuda a se conectar com diferentes tipos de pessoas na sua audiência. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso. Bons oradores apelam para todos os sistemas representacionais. Tipicamente, eles ficam de pé o que obriga a audiência a olhar para cima e ir para o visual. Para encorajar todos na audiência, você também vai querer subir e descer na hierarquia das idéias.

Tenha certeza de fazer algumas afirmações abstratas sobre a poluição bem como algumas muito específicas. Sem dúvida considere os diferentes valores que as pessoas podem ter sobre o seu assunto. Por exemplo, algumas pessoas podem ver a poluição como algo perigoso e insalubre, outras podem vê-la como destruidora da beleza da natureza, enquanto outras se preocupam com o enorme custo exigido para eliminá-la. E não vamos nos esquecer que na audiência existem os semelhantes e os diferentes. O orador arrancou muitas risadas anunciando "o almoço será servido agora no restaurante principal que está localizado no andar de baixo. Outro orador me contou que ele sai do seu caminho para reunir histórias. Eu aproveito cinco de cada 100 histórias que ouço mas é válido ouvir essas 95 insípidas para conseguir estas cinco gemas.

Além das histórias que você ouve, algumas das melhores são as que ocorreram com você. Os episódios da sua vida têm a vantagem de serem únicos (nunca ninguém contou essa história) e, além disso, só você pode contar com emoção porque aconteceu com você mesmo. Uma vez eu perguntei a esse médico como ele fazia para ter sempre esse interesse no trabalho e na devoção para com os pacientes. Ele me contou que fazia duas coisas e que isso o ajudava a ter esse interesse e devoção. Então eu disse ao motorista de táxi: "Essas duas idéias podem realmente lhe ajudar" e perguntei - "Gostaria de saber quais são esses dois segredos?" O motorista respondeu que ele não estava interessado porque ele já havia ouvido todos os conselhos que existiam para serem ouvidos e que nada iria ajudá-lo.

E eu disse para mim mesmo "Que pena que você não se dá apenas mais uma chance. O aperfeiçoamento Existem três discursos: o discurso que você planejou dar, o discurso que você deu e o discurso que você desejaria ter dado. A formação e dissolução de alianças, as estratégias para ganhar ou opor-se aos outros, a mentira, a fraude e a deslealdade capturam a atenção dos espectadores. Tudo isso é feito em nome do jogo, pela sobrevivência por mais um dia, e para ganhar o grande prêmio. Recentemente, li comentários feitos por um psicólogo, que disse que a tática usada pelos participantes do Survivor não teria sucesso num ambiente de trabalho. O psicólogo disse que a colaboração e a confiança são ingredientes-chave para alcançar sucesso no trabalho.

Eu concordo que a colaboração e a confiança são importantes contribuições para o sucesso no trabalho. A deslealdade não intencional viola a confiança sem a intenção de fazer isso. Por exemplo, um trabalhador pode revelar, inadvertidamente, informações confidenciais sem a intenção de fazê-lo. Esse é o clássico deslize da língua. A deslealdade premeditada consiste em entrar numa relação de confiança para trair a outra pessoa. Os espiões são exemplos de deslealdade premeditada. As organizações que experimentam falta de confiança dos empregados geralmente cometem atos desleais não intencionais ou oportunistas. Delegação fraca, falta de comunicação, mudança constante de prioridades. Estilos abusivos de gerenciamento e reorganizações repetidas para encobrir a falta de bom gerenciamento são exemplos de comportamentos que os empregados podem perceber como deslealdade em relação à sua confiança.

Embora as ações pareçam mínimas isoladamente, elas se somam para criar uma cultura caracterizada pela falta de confiança e por sentimentos de deslealdade. A Deslealdade no Trabalho: As organizações fazem tudo isso em nome do jogo dos negócios ("Foi uma decisão de negócio"), e da sobrevivência por mais um dia. As pessoas que foram vítimas de violações procuram permanentemente exemplos de deslealdade. Elas estão em constante alerta. Para reparar sua reputação prejudicada, o traidor deve demonstrar continuamente seu melhor comportamento. Os sete passos vão ajudar a reparar o prejuízo causado por relações desleais. Esses passos podem parecer uma terapia, porque são parte de um processo terapêutico para indivíduos e organizações. Este passo não se destina a julgar quem está certo ou errado.

Ao invés disso, destina-se a compreender – compreender como as pessoas percebem o que aconteceu com elas, e compreender como se sentem a respeito. Passo TRÊS: Obtenha suporte. Os programas efetivos de mudança pessoal encorajam as pessoas a obter suporte. O mesmo é verdadeiro para os programas de mudança na 50 organização. O perdão é importante para fazer a situação passar. Através do perdão você libera a si próprio, a outra pessoa e o evento. O perdão não significa que você seja ingênuo ou tolo. Você deve tomar as providências necessárias para proteger-se contra novas traições. Passo SETE: Vá em frente. Os dirigentes podem usar este processo para ajudar os trabalhadores em conflito a curar e restaurar sua relação de trabalho.

A traição da confiança pode destruir as relações de trabalho. Use o processo de cura para ajudar a reparar as relações prejudicadas. Mas não espere milagres, porque, uma vez violada, a confiança é difícil de restaurar. Crenças sobre as Possibilidades O que impede as pessoas de obterem sucesso financeiro e ter abundância nas suas vidas? A resposta é geralmente focada em torno da crença de que o sucesso financeiro não é uma possibilidade. Todas essas coisas que ele está fazendo são válidas, mas, muitas vezes, não chegam até o "âmago" do seu problema que normalmente envolve algum tipo de crença limitante. As pessoas têm crenças muito diferentes sobre dinheiro. Algumas das mais comuns são: Você precisa de dinheiro para ganhar dinheiro.

Eu não tenho suficiente dinheiro para fazer planos. Estou muito velho, não sei o que fazer. É muito mais fácil prosperar na vida quando você vem de um estado sereno da mente versus um contexto furioso e ressentido. O primeiro passo para ajudar uma pessoa é explorar a natureza do seu problema. Por exemplo, a pessoa pode ter tido pais que viveram na pobreza e por isso formaram uma mentalidade da "era da Depressão. Por essa razão, ela desenvolve uma crença inconsciente que sempre 53 terá problemas financeiros porque foi isso que seus pais tiveram. Ou ela pode ter tido um pai que lhe disse repetidas vezes que eles nunca mais terão esse problema e, eventualmente, ela começa a acreditar. Muitas vezes elas ficam presas na rotina do dia a dia e não têm vontade para assumir riscos ou tentar algo diferente porque têm medo de acabar pior do que está.

O que essas pessoas não se 54 dão conta é que é comum ter que dar um passo para trás para poder avançar. Muitos milionários que quebraram em algum momento das suas vidas, conseguem depois, num curto período, virar completamente para melhor a sua situação financeira. Além disso, eles fazem isso acreditando que o seu novo negócio vai crescer de tal forma que logo estarão ganhando um belo salário além de um considerável lucro. Nem todo mundo precisa assumir riscos ou dar um passo para trás para conseguir avançar, porém é importante você conscientemente explorar a idéia do que é possível para você. As mudanças a princípio podem ser pequenas, mas enquanto ela continuar a adotar a sua nova maneira de pensar, um mundo mágico se torna acessível para ela.

Por exemplo, muitos anos atrás um número de vietnamitas "que moravam em barcos" imigrou para os Estados Unidos. Muitos americanos ficaram preocupados sobre o impacto que isso poderia criar no serviço de saúde e nos outros serviços do governo como resultado da entrada dessas pessoas no país. Foi muito interessante pois muitos dos vietnamitas que iniciaram seus próprios negócios, se deram extremamente bem. Por que isto ocorreu? Uma resposta óbvia pode ser porque os vietnamitas vieram de um país onde se você diz a coisa errada, você pode ser morto. Era simplesmente uma questão do nível de prioridade e de como eles categorizavam as diferentes possibilidades. As pessoas podem fazer qualquer coisa que elas querem. A pergunta é: o que elas estão dispostas a fazer para conseguir realizar o seu objetivo? Paciência é uma virtude É muito comum para a maioria das pessoas na Alemanha poupar dinheiro para pagar a vista uma compra que querem fazer.

Na Alemanha, a única dívida que muitos têm é a hipoteca de suas casas e o que devem da compra do carro. Em outros países é comum a pessoa abusar dos cartões de crédito e ficar com grandes dívidas além do tradicional casa e carro. Goleman documenta um estudo que foi realizado nos anos 60 no qual um pesquisador convida crianças para uma sala comum, 57 uma a uma, e dá a cada uma um marshmallow. Você pode ter esse marshmallow agora," diz ele, "mas se você esperar um pouco enquanto eu saio por um momento, quando eu voltar eu trago outro marshmallow. E depois disso ele sai. Aparentemente, algumas crianças pegam imediatamente o marshmallow e outras esperam alguns minutos antes de caírem em tentação.

Mas outras estão determinadas a esperar. Quer alguém ganhe um milhão de dólares por 58 ano ou apenas quinze mil, cada um ainda tem capacidade de atingir um certo grau de abundância na sua vida. Por exemplo, quando os nazistas ocuparam a Alemanha, existiam pessoas muito ricas na sociedade que tiveram suas vidas dilaceradas e que terminaram nos campos de concentração. Viktor E. Frankle e Anne Frank estavam numa situação de extrema pobreza, mas ainda assim tiveram uma vida abundante. Viktor E. Viktor Frankle fez essa distinção no campo de concentração. Ele foi despojado de cada uma das suas possessões materiais, inclusive os sapatos. A única coisa que lhe restou, foi sua habilidade em acreditar em si mesmo e a abraçar a idéia que ele 59 ainda era uma pessoa de bem, apesar do fato de terem lhe tirado tudo.

Isso é uma distinção importante a fazer, porque então ter dinheiro não é mais uma questão de autovalor. Dinheiro não determina quem você é; simplesmente é um recurso. Você internamente ainda é a mesma pessoa. Medir o autovalor de alguém somente pela quantidade de dinheiro que essa pessoa tem pode ser devastador. Por exemplo, esteve aqui uma mulher que tinha 17 milhões de dólares colocados em um "trust fund" pelos seus pais. Este fundo rendia pelo menos 800 mil dólares ao ano e duraria toda a sua vida. Essa pessoa encontrou sua identidade e seu autovalor no estilo de vida que levava e pela quantia que possuía. Esse é um exemplo extremo de alguém que mede o seu autovalor pela quantidade de dinheiro que tem. A situação desta mulher se tornou mais complicada quando ela começou a se comparar com a irmã, o que também é uma afirmação sobre o seu autovalor.

É comum uma pessoa comparar seu status financeiro com o de alguém e, lamentavelmente, essa é a origem de muitas angústias emocionais que as pessoas carregam. As pessoas têm a tendência de se compararem com os amigos, os colegas de trabalho, outros membros da família e muitos outros. Quando as pessoas se comparam com alguém, o que estão fazendo é realmente um julgamento entre elas e a outra pessoa. Toma esta experiência, dá a ela algum nível de critério e a armazena. E em algum nível, ela diz "Eu me baseio nessa experiência". Ela tem outras experiências, empilhando uma em cima da outra. Muitas pessoas tendem a selecionar as negativas e descartar as positivas. Durante um tempo, a pessoa começa, de propósito, a empilhar numa direção e descarta tudo o mais.

Depois de trabalhar algumas de suas crenças com a PNL e também de algum planejamento financeiro, ele decidiu começar seu próprio negócio. Começou economizando dinheiro e comprou todas os materiais de que precisava. Conseguiu um contrato de limpeza perto do seu trabalho e contratou alguém para cumprir o contrato. Depois conseguiu outro e contratou mais um para ajudá-lo. Depois de um tempo, ele decidiu sair do seu emprego e começar sua própria empresa de limpeza. O mundo exterior é um reflexo do nosso mundo interior. Se alguém, no seu íntimo, está se sentindo bem, isso geralmente se reflete na sua aparência, e ele vai atrair experiências positivas para sua vida. É deste modo que a vida funciona. Construindo a Autoestima Introdução.

A seguir, transcrevo alguns exemplos de afirmações que tenho ouvido em meu consultório e em minhas observações da vida. Provavelmente estão tentando ajudar a criança a ser melhor, mas o efeito dessas atitudes não é o que eles desejam. No decorrer dos anos em que tenho trabalhado 64 com estudantes e famílias, notei diversas maneiras como a autoestima pode ser destruída. Por exemplo: Maneiras de Destruir a Auto-estima. Enfatizar, ou até mesmo deturpar, os atributos ou comportamentos negativos. Chamar a criança de A. D. Apontar as qualidades positivas de outra pessoa e mostrar que a criança não as tem. Por que você não pode ser um estudante grau "A" como sua irmã?" E. Não permitir que faça qualquer coisa ou assuma a responsabilidade e/ou o crédito por seu progresso positivo ou por suas conquistas.

Acusá-la de vaidade quando tenta fazê-lo, ou censurá-la por falar sobre elas. Portanto, a distinção é muito delicada. Eu normalmente uso autoestima como a soma, em nível de identidade/ crença, de todas as auto-imagens que o indivíduo tem sobre vários aspectos de si próprio. Em minha opinião, nossa autoestima e auto-imagem provêm da resposta a duas perguntas: "Que tipo de pessoa eu sou?" e, "Que evidência tenho disso? " A evidência é o que sentimos no mundo ao nosso redor. É o que vemos, ouvimos, sentimos, cheiramos e degustamos sobre nós mesmos. Então, atribuímos significado à evidência sob a forma de atributos, qualidades, ou características. Vamos usar aplicado. A frase poderia ser: "Esse 100% no teste mostra-me que você é um jovem aplicado.

Mantenha esse bom trabalho!" A estrutura do processo e da linguagem é a seguinte: 1) você está deliberadamente conectando o atributo de sua escolha a uma evidência que o indivíduo não pode contestar, e 2) você está ligando sua própria credibilidade à coerência. Se você continuar a elaborar sobre a coerência e falar sobre a importância do atributo, isso ajudará a construir a autoestima ainda mais. Tenha cuidado, contudo, para não exagerar e ser muito efusivo, pois isso poderia gerar a descrença do indivíduo. Ele tem poder devido à sua precisão. De fato, às vezes, os comportamentos menos importantes têm mais efeito porque o indivíduo não os havia considerado. Quando você faz a 67 conexão, está alertando para algo sobre o qual ele não havia pensado; e isso sempre tem um efeito-surpresa que enriquece a reação emocional.

Isso vale especialmente para os indivíduos que não são estrelas – os estudantes nota 10 ou os que fazem tudo certo. Em relação aos alunos que possuem incapacidade de aprender ou outras deficiências, isso pode ter um efeito poderoso, porque eles raramente recebem um feedback positivo. Geralmente, nunca tentaram fazer isso antes, e é algo novo para eles. Quando conseguem, eu faço o seguinte comentário: "Isso me diz que não há nada errado com o seu cérebro. Eu posso transformar você em um estudante-estrela, ensinando-lhe a fazer coisas com a sua mente. Posso ajudá-lo a ser o tipo de estudante que você sempre desejou ser. Outra coisa interessante sobre esse processo é o seu efeito duradouro. É intensa. E. É uma surpresa ou algo completamente diferente da maneira como eles pensavam sobre o assunto anteriormente – às vezes, chamado de mudança de paradigma.

Está relacionada com o conceito de si próprio. Obviamente, esse é o ponto. Se no momento você achar que não tem credibilidade, espere até tê-la, e o momento certo. É uma oportunidade muito poderosa para perdêla. Um exemplo seria quando a pessoa está agitada e zangada com alguma coisa. Espere até que ela se acalme. É intensa. Esta é a maneira mais fácil de construir a intensidade. Quanto mais surpreendente for, tanto mais chocará e tanto mais será atrativa. Você vai ouvir a clássica resposta: "Uau! – eu nunca pensei nisso DESSA maneira". Conforme dissemos anteriormente, a maneira mais fácil de construir a auto-estima é aproveitar quando o indivíduo faz algo de bom e positivo. Mas, o que fazer se alguém se comporta de maneira negativa ou se já tem um atributo negativo ligado a um comportamento? Existe uma maneira de desligar o negativo e ligar um atributo positivo? A resposta para as duas perguntas é: sim.

Sua resposta foi: "Não, pai, vou contar-lhe porque não pude ligar. Um de meus amigos tinha um revólver e estava falando em suicidarse, mas quis falar comigo. Eu sabia que você não gostaria que eu o abandonasse, portanto fiquei com ele até conseguir levá-lo para 71 casa. Minha resposta foi: "Obrigado, agora entendo e aplaudo sua escolha. Suas intenções de permanecer com nosso acordo e de ajudar seu amigo me dizem que você é de fato o jovem altamente responsável, que eu sempre achei que fosse. Se você fizer a ponte ao futuro com os novos comportamentos e fizer com que experimente como seria comportar-se assim no futuro, vai ajudar muito a mudar os velhos comportamentos. Essa situação realmente exige ALTA credibilidade de sua parte.

A pessoa começa a se preocupar com aquilo que você pensa e sente a respeito dela. Muitas vezes, eu recebo estudantes com atributos negativos já ligados a certos comportamentos. Por exemplo, às vezes os pais rotulam seus filhos de preguiçosos ou que têm atitudes ruins ou tolas, porque estão indo mal na escola. Se nós, os pais, professores e outros adultos ao redor deles, intencionalmente queremos moldar a autoestima para o bem do jovem, usando essas técnicas, podemos ir muito longe na missão de tornar este mundo um lugar melhor. Positivamente, estaremos afetando as vidas dos jovens ao nosso redor. Que objetivo magnífico e que visão para nós! PNL na Educação ENSINANDO COM A LINGUAGEM DO CÉREBRO PROFESSORES PRECISAM MAIS DO QUE O CONHECIMENTO DE SUAS MATÉRIAS 73 Entre os anos 50 e 80, a terapeuta Virginia Satir era uma das pessoas mais influentes no desenvolvimento do novo campo de Relações Humanas.

Freqüentemente chamada a avó da Terapia Familiar, Satir auxiliou milhares de casais e famílias a resolver velhos conflitos, e criar uma vida em comum mais prazerosa. No seu campo ela era uma especialista, mas Satir tinha um problema - ela não conseguia ensinar o que ela fazia para os outros. Quem era este jovem e como tinha ele apreendido tão precisamente o método de Virgínia Satir ? Em 1976 Richard Bandler e o professor de lingüistica John Grinder escreveram o primeiro de vários livros explicando suas descobertas sobre comunicação, mudanças em pessoas e ensino. O primeiro livro deles, chamado A Estrutura da Magia (Bandler e Grinder, 1977) explicava que, pelo entendimento das "linguagens" internas do cérebro (Neurolinguística) qualquer um 74 poderia aprender a atingir os excelentes resultados dos melhores comunicadores, professores e terapeutas.

Antes da publicação Bandler e Grinder mostraram cópias de seus livros aos especialistas, cujas habilidades eles modelaram, pessoas como o médico hipnoterapeuta Milton Erickson, o antropólogo Gregory Baterson e certamente Virginia Satir. Os comentários de Satir, que citarei adiante, transmitem o arrebatamento que professores em todo mundo tem relatado desde então, de como eles apreenderam, a "estrutura da magia" da Programação Neurolinguística. Para os professores a PNL oferece três importantes benefícios: 1- Fornece um novo modelo de como as pessoas aprendem. Mas a PNL fornece também um modelo inteiramente novo do que é o ensino, de como os professores mais eficazes são hábeis em criar o senso de "rapport" com seus estudantes, de motivá-los e inspirálos a alcançar o seu melhor.

Num mundo onde o professor compete com a TV, o vídeo-game e a cultura popular pela atenção do estudante, isto não é pouco. A PNL mostra como utilizar cada um de seus movimentos e cada uma de suas palavras de maneira que ajudem você a conseguir que seus estudantes acreditem e se tornem famintos de aprender. A PNL não é uma técnica; é uma centena de técnicas no contexto adequado, que faz com que elas tenham sentido. Esta lição dá apenas uma amostra das idéias das quais você pode tirar vantagem. Quando você usa estas linguagens, sua neurologia considera o que você está pensando como "real". No passado alguns professores pensavam que aprender era apenas uma questão de "pensar" sobre o assunto, de usar palavras.

Mas quando estudantes aprendem, eles estão usando os 5 sentidos básicos, assim como a 6a. linguagem do cérebro as palavras. Na PNL as seis linguagens do cérebro são chamadas de : VISUAL (vendo as imagens) CINESTÉSICA (K) (sentindo as emoções do corpo) AUDITIVA (ouvindo os sons) OLFATIVA (cheirando fragrâncias) GUSTATIVA (provando os gostos) AUDITIVA-DIGITAL (pensando em palavras ou conceitos) Alguns estudantes usam muito pensar em palavras (auditivodigitais). Você pode ajustar sua linguagem para combinar com cada um dos sentidos principais (se você não percebe isso, você pode estar perdendo uma chance importante de sintonizar com alguns de seus alunos mais "desafiantes"). Quando você usa todos os três sentidos mais importantes em sua sala de aula, os cérebros de seus alunos serão mais profundamente ativados.

Eles ficarão sedentos de seus ensinamentos, tal qual sua boca salivou por aquele limão. O SENTIDO ADEQUADO PARA O TRABALHO Como os poliglotas (pessoas que falam freqüentemente várias línguas) lembram entre uma dúzia de idiomas de que língua provém cada palavra? É mágica? No passado muitas pessoas tinham como certo de que havia algo diferente na neurologia do poliglota, algo que os fazia naturalmente mais hábeis para guardar cada língua em separado. Hoje, estudos de PNL (Dilts e Epstein, 1995 p. Cada grupo tinha instruções diferentes. Grupo A: simplesmente aprender as palavras. Grupo B: visualizar as palavras como método de aprendê-las. Aos outros dois grupos C e D, a instrução era olhar em uma certa direção enquanto eles visualizavam.

Grupo C: olhar para cima à esquerda (posição dos olhos que segundo a PNL auxilia a memória visual). Da mesma forma, qualquer estratégia de aprendizado pode ser "modelada" de estudantes excelentes e ensinada a outros num tempo mínimo. O ESTADO EM QUE A APRENDIZAGEM OCORRE NATURALMENTE Pesquisas mantém a crença de especialistas de aprendizagem acelerada que a habilidade dos estudantes para memorizar novas informações aumenta mais de 25% apenas levando-os ao estado de relaxamento (ex. Jensen, 1994 p. Aprender novas informações não é tanto o resultado de um esforço concentrado pela mente consciente, mas muito mais o resultado de uma atenção relaxada, quase inconsciente. Crianças aprendem canções infantis e canções dos comerciais da TV não estudandoas conscientemente, mas apenas porque elas estão relaxadas enquanto elas as ouvem.

Uma das formas básicas que a PNL usa para colocar os estudantes dentro deste estado mental é a ancoragem. Aqui temos um exemplo do que eu considero ancoragem. As vezes quando você está ouvindo rádio, você ouve uma canção que não ouvia há anos, uma canção que foi sua favorita há muito tempo atrás. Ao ouvi-la, todas as sensações daquele tempo podem voltar, até o som das velhas vozes e as imagens daqueles lugares preferidos podem ressurgir. A âncora" da canção levou você de volta àquele "estado". Em um certo sentido, nós vendemos o futuro. A vida que nós e nossas crianças usufruiremos depende da nossa habilidade de inspirará-los e entusiasmá-los com o prazer de aprender. A PNL está continuamente desenvolvendo e expandindo novas técnicas de ensino como metáforas, ancoragem corporal baseada em música e mapas mentais.

Mas a PNL é muito mais do que "a mais importante caixa de ferramentas da comunicação da década" (Jensen, 1994). É toda uma nova forma de pensar sobre ensino em particular e comunicação em geral. Liderança é o processo de levar os estudantes a seguirem suas sugestões. Se você está em rapport, os estudantes farão isto facilmente. Antes, os professores diziam que os estudantes que não seguiam suas sugestões, eram estudantes "resistentes" ou "desobedientes". Faz mais sentido dar-se conta que quando os estudantes não seguem a liderança, significa apenas que eles ainda não estão em rapport suficiente com você. Isto é algo que você pode mudar, quando você aprender as habilidades de rapport da PNL. Professores hábeis estruturam cada uma de suas palavras de forma que elas produzam a representação interna que eles desejam que seus alunos tenham.

Esta arte, chamada "SUGESTÃO" em hipnose, é muito poderosa. Contudo, não quero sugerir que vocês agora aprendam sugestão, porque vocês podem fazer isso quando lerem o próximo livro de PNL. Ressignificar (mudar o significado de uma experiência descrevendo-a de forma diferente) e metáforas (contar historias para oferecer aos estudantes novas opções) são outros exemplos de como professores hábeis usam sua linguagem para fazer com que os estudantes criem representações internas úteis (OConnor & Seymour, 1996, p. Por exemplo, muitos estudantes acreditam que quantos mais erros cometem, pior é o seu aprendizado. Há muito tempo sou professora de Terapia Familiar e também me dedico à clínica e à teoria do assunto. Isto significa que tenho visto ocorrerem modificações em muitas famílias, e estive envolvida no treinamento de muitos terapeutas familiares.

Tenho uma teoria sobre como faço a mudança ocorrer. O conhecimento do processo foi agora admiravelmente avançado por Bandler e Grinder, os quais podem falar, de um modo que pode ser concretizado e medido sobre os ingredientes do que entra para tornar o como possível. Satir in Bandler e Grinder, 1977, p.

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