Portfólio Como alinhar a sua empresa com o ritmo de crescimento do mercado

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Finanças

Documento 1

PASSO 3 10 2. PASSO 4 12 2. PASSO 5 15 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10 REFERÊNCIAS 11 1 INTRODUÇÃO A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) tem como tema o seguinte questionamento: “como alinhar sua empresa com o ritmo de crescimento do mercado?”. Dessa forma, ao longo do desenvolvimento dessa produção textual, a acadêmica buscará responder o questionamento, contextualizando com o conhecimento adquirido ao longo do semestre. Nesse contexto, este trabalho buscará apresentar os principais pontos sobre as disciplinas estudadas no semestre, refletindo, articulando e sistematizando conhecimentos teórico e práticos necessários à prática do profissional de Administração, com relação à temática deste trabalho. Por meio da Tabela 2, verifica-se que o índice de pedido perfeito atual é de 75,69%, e que a meta é 90%, havendo uma diferença de 14,31% de possibilidades de melhoria no setup atual.

Nesse contexto, destaca-se que encomendas imperfeitas levam ao aumento dos custos de mão-de-obra para a expedição, à necessidade de fornecer produto de substituição, e a menores receitas devido à perda de vendas e clientes. Nessa perspectiva, ao minimizar as encomendas imperfeitas, as empresas podem alcançar uma maior eficiência e aumentar a satisfação dos clientes. Diante disso, para que a empresa melhore, sugere-se: 1. Mensuração das condições de corrente: O que é mensurado, é a ação. Já a capacidade realizada refere-se ao valor que a empresa conseguiu realizar dentro do seu potencial de capacidade instalada desconsiderando-se as perdas não planejadas da capacidade efetiva. A R&P trabalha em um único turno de 08:00 horas por dia, em um padrão de operacionalização de 21 dias por mês.

A empresa produz um par de sapatos a cada 6 segundos. Todo dia é necessário a realização da preparação das máquinas (setup) e manutenção preventiva, o que demanda um tempo de 20 minutos diários. Ao analisar o padrão de produção da empresa, verificou-se uma eficiência de 95% (MIRANDA, 2013). A eficiência de produção é de 95%, logo: 168 horas/mês x 0,95 = 159,6 horas produtivas. Diante do exposto, a capacidade nominal é de 159,6 horas por mês.   Sabendo-se que, por hora, produz-se 600 pares de sapatos, a capacidade nominal é de 600 (pares de sapatos por hora) x 159,6 (horas produtivas) = 95. pares de sapatos mensal. • Capacidade efetiva ◦ Dividir a produção por tempo pelo tempo produtivo A produção por tempo equivale a: 168h de produção por mês/159,6h produtivas = 1,05h. O tipo de sintético ou tecido que será utilizado, metais, atacadores, palmilhas etc.

A equipe inspeciona a qualidade de cada artigo, antes de os enviar para a equipe de produção. • CORTE: Uma vez selecionados e verificados os materiais necessários, estes são levados para o corte. Na R&P, o corte pode ser feito por uma máquina automática ou através de um processo manual da velha guarda. Neste setor, corta-se todas as peças. • CONCLUSÃO: No setor de acabamento, toma-se as medidas finais para garantir que o sapato seja ainda mais bonito. Nas partes superiores que contêm partes de couro, utiliza-se cera de carnaúba, que pole o sapato, conferindo-lhe brilho, cheiro e adicionando durabilidade ao material. Depois disso, o sapato está pronto para receber a sola exterior • CONTROLE DE QUALIDADE E EMBALAGEM: Finalmente, o sapato está preparado para ser embalado.

As palmilhas e os solados são adicionados, e o sapato continua a ser verificado e embalado com qualidade. Uma vez verificados todos os detalhes, a equipe limpa tudo adicionando o saco do sapato à caixa, e termina colocando uma carta assinada por toda a equipe. Podem ser criados valores objetivos ou valores-alvo para cada característica técnica. Este valor descreve o quanto o alvo é necessário para traduzir as necessidades e desejos dos consumidores e de ultrapassar os objetivos dos concorrentes. Em cada fase do desenvolvimento do produto, QFD emprega muitos conceitos de Engenharia Concorrente. Como mostrado na Figura 1, QFD inclui quatro fases que empregam uma matriz para transformar as exigências dos clientes em controle de produção. A ligação de cada elemento com o outro é avaliada. FIGURA 3 – Quadro de conversão da qualidade.

Fonte: Elaboração da autora (2022). Com base na Figura 3, percebe-se que os clientes desejam maior ênfase em: • Tipo de sapato; • Cadarço. As especificações estão contidas na coluna “terciário” da imagem 3. A viabilidade se dá devido à necessidade de atendimento aos anseios dos clientes, que fora feito por meio de questionário aplicado a cada um a fim de se definir os graus de importância. VISÃO: Ser referência e tornar-se a melhor empresa de calçados e que respeita a natureza, por meio do compromisso de atender a todos os clientes.   VALORES: Transparência, respeito, cooperação, hospitalidade, gentileza, humildade, excelência e confiança. Estabelecidos a missão, visão e valores, é importante salientar que os objetivos e estratégias estão relacionados, visto que, os planos estratégicos elaborados para os níveis corporativo e de unidade de negócios fornecem as diretrizes para a formulação dos objetivos e estratégias dos planos de ação para os departamentos da empresa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS O planejamento é hoje uma das ferramentas mais importantes para a gestão de uma organização, pois é ele que direciona as atividades para o alcance dos objetivos esperados. Nesse sentido, saber as diferenças entre tipos de análises produtivas, capacidades produtivas e canais de distribuição vai fazer com que o gestor aumente a produtividade, reduza estoques e a falta de produtos, além disso, reduzir seus custos operacionais. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A. p. COHEN, L. Implementação de funções de qualidade: como fazer com que o QFD funcione para si. JULIANO, M. C. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A.

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