PORTFÓLIO DIVINO SABOR

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Logo, a capacidade de modernização administrativa e evolução do sistema de processos produtivos, ligado a um mercado em permanente mutação, surge como elemento essencial para manter os níveis de eficiência almejados para os processos. O crescimento da economia global juntamente com o avanço do mercado competitivo ocasiona uma demanda expressiva pela necessidade de desenvolver novas tecnologias, logo tal combinação se torna fundamental para garantir às empresas uma parcela significativa no mercado. Em geral, as propostas de melhoramento contínuo dos processos fazem referência a um círculo de planejamento e implementação de mudanças transformadas em parte da cultura da organização, com o objetivo de diminuir a diferença entre o desempenho real e o necessário para um processo. O termo Gestão de Processos se trata de um entendimento de como as organizações funcionam e diante desse contexto, Produção Textual Individual proposta pela universidade apresenta um estudo de caso sobre a empresa Divino Sabor, uma fábrica de doces caseiros atuante no mercado a mais de 20 anos.

Com a evolução pela procura de produtos naturais e saudáveis a empresa precisou se inovar, criando uma linha específica para a produção desse novo segmento, distribuindo em comércios que trabalham com produtos naturais e dietéticos. O momento da fabricação dos doces já tem que ser pensada em paralelo com todas as outras etapas, uma vez que se não consegue fabricar o produto não adiante nem iniciar e passar para a segunda etapa, sendo preciso garantir a fabricação desse produto, onde, a respeito desse produto nessa etapa de fabricação, é preciso observar alguns itens: Matéria-prima/Estoque; Desenvolvimento das ferramentas; Processo de fabricação. Em geral, as propostas de melhoramento contínuo dos processos fazem referência a um círculo de planejamento e implementação de mudanças transformadas em parte da cultura da organização, com o objetivo de diminuir a diferença entre o desempenho real e o necessário para um processo (SLACK et al.

Os processos produtivos, em geral, proporcionam a oportunidade de colocar em prática essas melhorias através de sistemas continualmente automatizados, sendo que a implantação de novas tecnologias é fundamental para o desenvolvimento industrial e econômico, e tornando-se inevitável para o sucesso de qualquer organização. Diante disso, as indústrias precisam se enquadrar à ideia de que a automatização de processos em diferentes setores industriais é fundamental para o sucesso (MENDES, 2006). Nesse sentido, o sistema produtivo mais adequado para a produção da nova linha de doces, seria a produção repetitiva em lotes, pois, o dimensionamento de lotes consiste em determinar quanto produzir dos doces diet e light em cada período, ajustando a capacidade produtiva num ambiente de demanda dinâmica. processos logísticos De acordo com Ballou (2007), logística é o processo de planejar, implantar e executar e controlar o fluxo – de forma eficaz e eficiente, em termos de tempo, qualidade de custos – de matérias-primas, materiais em elaboração, produtos acabados, serviços e das informações relativas, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às exigências dos clientes.

Para Bowersox (2009): “O objetivo da logística é tornar disponíveis produtos e serviços no local onde são necessários, no momento em que são desejados”. Então a logística é um campo relativamente novo, embora esta atividade há muito seja desenvolvida pelo homem. Por ser uma área que envolve operações complexas e devido a sua particularidade geográfica características, seu processo está sempre se renovando e a implementação das melhores práticas logísticas tornou-se uma das áreas mais desafiadoras e interessantes da administração nos setores privado e público. Para Ballou (2007), logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controles efetivos para as atividades de movimentação e armazenamento que visam facilitar o fluxo de produtos.

Para Martins (2008), um custo representa um “gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços”. Bruni (2008) define-os como sendo “os gastos relativos a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços”. Ou seja, os custos estão atrelados aos produtos produzidos pela empresa, seja esta qual for. Boa parte do empresariado confunde o significado de custo com o de despesa. Diante da definição de custos, este trabalho apresenta para a Empresa Divino Sabor, com base nas informações listadas no portfólio, a margem de contribuição total e o lucro obtido pela empresa no período analisado. A Administração de Custos, Preços e Lucros. ed. São Paulo: Atlas, 2008 MARTINS, A. A Gestão de Custos e o Desenvolvimento Empresarial: Um Estudo de Caso na RGB Indústria Metalúrgica Ltda, Rio de Janeiro, Maio 2003.

BALLOU, Ronald H. Fatores condicionantes de sucesso das pequenas e médias empresas na região metropolitana de Curitiba e sua contribuição para o desenvolvimento local – Dissertação de Mestrado – Organizações e Desenvolvimento Local – UNIFAE – Centro Universitário. Orientador: Prof. Dr. Antoninho Caron. Curitiba/PR – Brasil, 2006 SLACK, Nigel; et al.

96 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download