PORTFÓLIO OFICINAS DE MATEMATICA PARA O ENSINO MEDIO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gastronomia

Documento 1

OFICINA 2: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OU MATEMÁTICA FINANCEIRA 6 2. OFICINA 3: GEOMETRIA ESPACIAL 6 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10 4 REFERÊNCIAS 11 1 INTRODUÇÃO O portfólio interdisciplinar deste semestre requer conhecimentos do acadêmico sobre novas tecnologias empregadas no ensino da matemática. A proposta propõe ao acadêmico, a orientação e organização de um material em forma de oficinas direcionado a turmas do Ensino Médio. Tais atividades visam despertar nos alunos a curiosidade pelos conhecimentos científicos e a associação entre diferentes conceitos de uma mesma área e entre áreas, com o objetivo de contribuir para a aprendizagem dos conhecimentos de forma mais ativa e autônoma. Os temas abordados neste texto, constitui-se de conhecimentos relacionados a Geometria Analítica, a Matemática Financeira e a Geometria Espacial, cuja orientação para essas abordagens destes conteúdos deva estar em consonância com as orientações da Base Nacional Comum Curricular.

Representação geométrica da atividade Gabarito: Os alunos terão a oportunidade de apresentar soluções para a atividade proposta, aplicá-las e revisá-las com o auxílio do Geogebra, onde as visualizações de suas ideias tornam-se elementos concretos e dinâmicos que apontam para os caminhos mais adequados para a resolução de determinados problemas. OFICINA 2: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OU MATEMÁTICA FINANCEIRA O título do vídeo: Matemática financeira Link e data de acesso: (1209) Matemática Financeira - Curso Completo Aula 1 - YouTube Acesso em: 02/05/2022. O tipo de vídeo: Explicação para algum conceito e resolução de exercícios. O conteúdo matemático abordado no vídeo: Introdução a Juros simples e compostos e regime de capitalização e descapitalização simples.

A competência específica: Trabalhar os conceitos da educação financeira sob a perspectiva da gestão das finanças pessoais. A competência específica: Investigar e estabelecer conjecturas a respeito de diferentes conceitos e propriedades matemáticas, empregando estratégias e recursos, como observação de padrões, experimentações e diferentes tecnologias, identificando a necessidade, ou não, de uma demonstração cada vez mais formal na validação das referidas conjecturas. Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): (EM13MAT407) Interpretar e construir vistas ortogonais de uma figura espacial para representar formas tridimensionais por meio de figuras planas. Descrição detalhada do jogo, com suas regras e manual de como jogá-lo: O jogo será em grupo de 6 alunos, cada aluno pegará uma carta. No qual o objetivo é agrupar famílias de quatro cartas.

Cada uma é formada pelo nome do sólido geométrico, sua figura e planificação, além de uma carta com suas propriedades. Contudo, para fazer uso da carta, deverá dizer algumas propriedades do sólido que o distinga de todos os outros poliedros. A pontuação é feita da seguinte maneira: Sempre que um dos jogadores coloca uma das cartas em cima de outra ganha um ponto; Se um dos jogadores completa uma das famílias ganha 4 pontos. Se o jogador não conseguir dizer o nome do objeto em 20 segundos, ele perde 1 integrante do grupo. Ganha o jogo quem tiver maior pontuação e maior numero de integrantes na equipe, que irá disputar a próxima partida com os oponentes ganhadores de outras fases. Figuras que indiquem os elementos que constituem esse jogo Texto contemplando a discussão sobre as contribuições de jogos e atividades lúdicas para o ensino de Matemática.

Com isso, observa-se que o enfoque do saber matemático, do ponto de vista didático, permite destacar algumas peculiaridades: seu caráter abstrato; a precisão dos conceitos; o rigor do raciocínio e a especificidade da linguagem. Ou seja, para os alunos a abstração de alguns conteúdos desfavorece uma aprendizagem significativa, tornando a disciplina complexa demais para o seu entendimento e desta forma fazendo com que tenham pouco interesse no processo 2 referêNCIAS Geometria Analítica. Disponível em: https://periodicos. ufsc. br/index. youtube. com/watch?v=vxKV2UZkKm8&ab_channel=EquacionaComPauloPereira. Acesso em 20 Out.

70 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download