PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Salienta-se que os recursos audiovisuais são eficazes no processo de aprendizado dos estudantes, ponderando que a informação visual é a mais apreendida pelo cérebro. Segundo os dados da empresa americana Kwiktum Media, cerca de 90% das informações conduzidas ao cérebro são visuais, ademais, um cérebro normal processa a informação visual 60. vezes mais rápido quando comparadas aos documentos escritos. Evidencia-se através das redes sociais, como o Facebook, muito utilizado pelos alunos, que as informações propagadas por fotos e vídeos apresentam um número maior de interações do que os textos e links. Desta forma, torna-se importante o emprego dos recursos visuais para a facilitação das informações e a fixação dos conhecimentos aos estudantes da educação básica.

Isto pode ser visto como uma estratégia para mantê-los incapazes de votar e intervir no parlamento através das eleições, já que a lei do governo regente na época concedia o direito somente aos cidadãos letrados. No entanto, mesmo com a ignorância que lhes era imposta, os operários se reuniram para pôr fim a este regime desgastante ao qual eram submetidos e com isso criaram uma organização para pleitear seus superiores por seus direitos e pela redução da carga horária. A ideia adveio de uma série de acidentes ocasionados pela exaustão dos funcionários que trabalhavam arduamente. As reivindicações por eles solicitadas não obtiveram êxito e seus chefes os castigaram com multas e suspensões. Ainda esperançosos de que em algum momento conseguiriam alcançar seus agouros, foram atrás de obter conhecimentos e se aliaram ao professor Sinigaglia que possuía cunho socialista e com isso tomou frente e liderou o comitê sindical.

O filme proporciona um reflexão profunda ao passo em que se compara com os aspectos contemporâneos. Amistad (EUA, 1997). Direção: Steven Spielberg O filme se passa em 1839, século XIX, e reproduz uma história baseada em fatos reais, quando um navio-negreiro contrabandeava escravos da África para Cuba. Porém, no meio da viagem os negros se rebelaram contra os traficantes e assim travaram suas lutas em busca da liberdade. Com isso, os escravos obrigaram os traficantes a levá-los de volta para sua terra, porém, foram enganados e levados até a costa de Connecticut, na América do Norte. Onde, em pleno século XXI, o ser humano deturpa a ideia de que a tecnologia pode nos ajudar a manter o meio ambiente – meio onde vivemos e que é de suma importância para nossa sobrevivência – limpo e bem cuidado, e preferem se distrair com a superfluidade que a mesma oferece.

Desta forma, sanam todas as suas vontades vitais e sexuais, através de computadores e smartphones, por aplicativos onde podem solicitar por comida enquanto ficam em casa se alienando em redes sociais e se privam de uma vida realmente social. O consumismo em massa produz satisfação aos grandes adeptos do capitalismo, geram dinheiro, avanços tecnológicos e se comprometem com uma vida onde trabalham cada vez mais e não aproveitam a simplicidade de ser humano e compartilhar de experiências que vão além do ser em si. Na atualidade, tudo gira em prol de capital, as empresas não se preocupam com a humanidade, pois, cada vez mais nos manipulam para fazermos partes de uma sociedade totalmente cega e alienada. Uma sociedade que impõe para o cidadão que ele tem que se esforçar o quanto for preciso, mesmo que isso lhe custe a vida inteira para ter as conquistas consideradas dignas pela mídia.

Este filme pode ser aplicado no 3º ano, ponderando que relata acerca das desigualdades de gênero, onde a mulher ficou por muito tempo restrita de alguns direitos. Além disso, nesta série são abordados os direitos sociais, como o sufrágio, sendo este filme, uma ilustração perfeita da luta feminina por seu direito. Elucidando também o movimento feminista, o filme explana acerca da organização e das metodologias empregadas pelas mulheres, para que na contemporaneidade, estas pudessem ser aquilo que são, garantidas mediante a legislação. CONCLUSÃO Mediante a apresentação e análise dos filmes “Os Companheiros”, “Tempos Modernos”, “Amistad”, “Surplus” e “As Sufragistas”, associamos seu contexto com a Sociologia para o ensino médio, evidenciando os conteúdos abordados em cada filme e como eles podem contribuir para o processo de ensino aprendizado.

Desta forma, ponderamos que a exibição de filmes na escola tende a contribuir imensamente para a facilitação do aprendizado dos alunos, visto que, a capacidade de compreensão se efetiva mediante o emprego de imagens e áudios. CIPOLINI, Arlete. Não é Fita, é Fato: tensões entre instrumento e objeto – Um estudo sobre a utilização do cinema na educação. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo.

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