Pratica de Ensino

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Palavras-chave: estágio, prática de ensino, teoria-prática. INTRODUÇÃO A Prática de Ensino nos cursos de licenciatura assume uma posição de destaque na grade curricular, uma vez que, propicia uma articulação com as demais disciplinas, assim, através do estágio o aluno concilia a teoria à prática docente por meio de uma reflexão científica, da construção de saberes, da formação da identidade profissional, conhecimentos do campo de trabalho, conhecimentos pedagógicos, administrativos, como também conhecimentos da organização do ambiente escolar. Nesse sentido, a prática de ensino permite uma aproximação com a realidade educacional, para que o aluno possa perceber os desafios que a carreira possibilita, refletindo sobre como exercerá a profissão, integrando com trocas informações e de experiências.

Nesse ínterim, a Prática de Ensino e o estágio são essenciais no processo de formação e de reflexão do futuro professor, possibilitando o desenvolvimento da prática pedagógica. O estágio, então, deixa de ser considerado apenas um dos componentes e mesmo um apêndice do currículo e passa a integrar o corpo de conhecimentos do curso de formação de professores. “É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”. Mas, para que esse momento de formação tenha efeito é necessário que as atividades sejam planejadas de forma que não se distanciem da realidade, é preciso que haja intencionalidade e reflexão sobre as atividades desenvolvidas. Dentro dessa perspectiva Vasquez (1968, p.

destaca que “A teoria pode contribuir para a transformação do mundo, mas para isso tem que sair de si mesmo e, em primeiro lugar, tem que ser assimilada pelos que vão ocasionar, com atos reais, efetivos, tal transformação”. Os conhecimentos e as atividades propiciadas na estrutura formativa dos cursos de licenciatura também são fundamentais, pois proporcionam aos graduandos apreenderem os instrumentais teórico-metodológicos como também, compreenderem sobre o sistema educacional. Para isto, tanto o professor de Prática de Ensino como o coordenar do estágio são responsáveis em auxiliarem os alunos/estagiários a estabelecerem essa relação entre teoria e prática, saindo do senso comum e passando a pensar cientificamente. Destarte, a ação e reflexão auxilia a compreensão entre teoria e prática, pois através da reflexão sobre a prática que haverá a busca de conhecimentos teóricos, que contribuirão para a prática.

Barreiro e Gebran enfatizam que, A articulação da relação teoria e prática é um processo definidor da qualidade da formação inicial e continuada do professor, como sujeito autônomo na construção de sua profissionalização docente, porque lhe permite uma permanente investigação e a busca de respostas aos fenômenos e às contradições vivenciadas (BARREIRO; GEBRAN, 2006, p. Neste sentido, a partir das experiências vivenciadas durante o estágio, com bases pesquisas e na relação teoria e prática, permitirá que alunos desenvolvam a competência técnica, referenciada por Saviani como essencial na formação profissional de educadores. A competência técnica “compreende o domínio teórico e prático dos princípios e conhecimentos que regem a instituição escolar” (SAVIANI, 1992, p.

IN: BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

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