Preparação do aluno para a aprendizagem escolar

Tipo de documento:Monografia

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Em resumo, esse pode ser chamado de processo ativo por meio do qual o organismo organiza todas as frustrações que passam no seu caminho, através do qual esse acabou transformando também suas estruturas de pensamento. No intuito para que o organismo possa conseguir chegar ao seu estado de equilíbrio, dois processos se fazem importantes quanto a isso, é a acomodação e a assimilação. Para o entendimento das duas a assimilação se define como o processo pelo qual o indivíduo irá conseguir atribuir significação a sua realidade conforme os esquemas correspondentes, esquemas que podem ser interpretados como sendo estruturas mentais que ajudam a pessoa a se adaptarem e se organizarem dentro do seu ambiente. De outro lado a acomodação envolve a transformação do Homem para que o mesmo possa estar ajustado com as demandas do seu meio.

Com relação a isso, Piaget fez a definição do desenvolvimento como sendo um processo de equilibrações continuadas, e que, por mais que seja caracterizado como contínuo esse ocorre por meio de fases, pelas quais as estruturas cognitivas passam por seu processo de definição. Por se tratar de uma teoria cognitiva, essa mostra uma preocupação com os processos de centro do pensamento, como organização do conhecimento, processamento de informações, raciocínio e tomada de decisões. Define a aprendizagem como um processo interno, intercedido cognitivamente, mais do que como um produto vindo direto do ambiente, de fatores externos do aprendiz. É tido como principal defensor do método de aprendizagem por descoberta. Quando se analisa os pontos da teoria Bruner, consegue se identificar algumas semelhanças com as teorias de Gestalt e de Piaget.

Bruner acredita na existência de estágios durante o processo de desenvolvimento cognitivo e este destaca algumas explicações que se aproximam das explicações de Piaget, a respeito do processo de aprendizagem. O educador tem o dever de reconhecer quando as respostas estão corretas e por quais motivos as demais estão erradas, sendo uma prática muito importante como também destacar que esse deve deixar os alunos para que os mesmos possam chegar até as suas próprias descobertas, sem a necessidade de colocar sobre os mesmos algum tipo de pressão. O cuidado que o professor deve ter também se relaciona com o fato da competitividade, ponto forte de impedimento do aprendizado. O modelo de ensino e aprendizado desenvolvido por David P. Ausubel (1980), se mostra como um modelo cognitivo que traz consigo especialidades com muita importância para o professor, pelo fato deste estar diretamente se relacionando com o processo de aprendizagem do mesmo jeito do que é desenvolvido dentro de sala de aula.

No entendimento desse a aprendizagem se define em organização e junção dos pontos aprendidos na estrutura cognitiva, estrutura que faz parte do processamento da organização e da integração. Nessas condições, tendem a mostrar-se sem elos significativos com as experiências de vida dos alunos, seus interesses e necessidades (Lopes, 2000, p. Em um contexto geral, no ambiente escolar, quando se é mencionado em planejamento do ensino e aprendizagem, esse se define como sendo o processo pelo qual irão ser definidos todos os objetivos, conteúdo, os procedimentos de ensino, os recursos de ensino e os didáticos, o sistema de avaliação da aprendizagem, assim como a biografia que será consultada no decorrer do curso, série do estudo da matéria. No entanto diante do alto número de professores que se tem esse é o padrão adotado por muito deles e que consegue ter sua valorização apenas em sua dimensão técnica.

Na medida que analisamos o processo de ensino-aprendizagem de acordo com o nosso entendimento, a escola está situada em um contexto que envolve a sociedade como um todo desde sua cultura, estrutura, história, sendo com isso qualquer projeto de ensino-aprendizagem se mostra com uma ligação nesse contexto citado e ao modo da cultura que dá as orientações para o modelo de homem e de mulher que está se pretendendo formar, para que esses venham a da as soluções e respostas para os problemas da sociedade. Na busca por preparar cidadãos, achamos que é importante e necessário que os professores estejam por dentro e com entendimento de qual ser humano ele pretende forma para por na sociedade, pelo fato de esse depender diretamente das escolhas que fazem sobre quais conteúdos ensinar, qual metodologia optaram por seguir e até mesmo as atitudes tomadas diante dos alunos.

A assimilação e a adaptação são sub processos que fazem parte da construção do ciclo adaptativo, onde a assimilação com apropriação do conhecimento e das habilidades. Esse processo de assimilação é um conceito dos mais importantes da teoria da instrução e do ensino, pois nos dá a possibilidade de entendermos que o aprender se consagra como um ato de conhecimento pelo qual comparamos mentalmente os fatos, fenômenos e relações do mundo, da natureza e da sociedade, por meio do estudo das matéria de ensino. De acordo com isso se pode dizer que a aprendizagem nada mais é do que uma relação cognitiva que acontece entre o sujeito e o objeto do conhecimento. A definição do que seja acomodação é dita como uma ajuda na reorganização e mudança dos esquemas assimilativos anteriores do sujeito para que esse possa melhorar a cada nova experiência, guardando todas as estruturas mentais que já existem, sendo por esse motivo que a adaptação é o ponto de equilíbrio que existe entre a acomodação e a assimilação, que proporciona uma mudança no ser humano.

A inteligência também desempenha um papel adaptativo, por ser através dela que o sujeito consegue juntar todas as informações do meio para se reorganizar, de uma maneira que este possa compreender melhor a sua realidade e a do meio a qual vive, age para transformá-la. A atividade como os desenhos realizados pela criança na educação infantil colabora com o desenvolvimento cognitivo na medida em que elas expressam o mundo real pelas imagens que representam a realidade conforme compreendem, sendo assim sua mente passa por uma série de exercícios de processamento das ideias onde é trabalhado o cognitivo. No ambiente em que se vive acontecem situações que podem bloquear o emocional das crianças e assim elas não conseguem nem produzir e consequentemente não chegam a desenvolver-se caso não se trabalhe de forma adequada, portanto nas aulas da educação infantil as atividades lúdicas permite que o professor identifique o que está provocando a ausência de motivação nas crianças para a aprendizagem.

As metodologias de trabalho pedagógico precisam está em constante processo de reflexão principalmente quando se fala de educação infantil, pois estamos lhe dando com a base da educação e os professores precisam criar um ambiente de trabalho estimulador que nos leve a compreender o nível de desenvolvimento cognitivo que a criança está vivenciando, portanto à utilização das práticas lúdicas como mecanismo desenvolvimento cognitivo. A forma que a criança interage com seu ambiente proporciona seu desenvolvimento e construção do seu cognitivo e como a prática lúdica exige uma ampla reflexão sobre a realidade torna-se importante na realidade educacional das turmas de educação infantil. As habilidades motoras de uma criança precisam ser estimuladas no ambiente da sala de aula com destaque para a educação infantil, sendo que as atividades com interação têm apresentado êxitos neste campo do desenvolvimento motor, pois as crianças consegue ampliar sua imaginação permitindo assim uma progressiva elevação do seu desenvolvimento psicomotor.

O trabalho com as crianças no Centro de Educação Infantil Menino Jesus deixa bem claro que quando os pais ou responsáveis chegarem para deixar as crianças entregá-las na porta de suas salas aos professores nunca atrasando mais que quinze minutos, pois se deve respeitar os horários de entrada que são as 07:00 pela manhã e as 13:00 pela tarde, sendo esta a estrutura para se acolher as crianças com segurança e iniciar-se então o processo pedagógico em sala de aula com os professores e os colegas em momentos de socialização e interação com foco no desenvolvimento de competências e habilidades das crianças. As crianças estão inseridas em uma instituição que apresenta uma proposta para desenvolver um trabalho educacional, social e político que atenda as necessidades da comunidade que se utiliza dos serviços do Centro de Educação Infantil Menino Jesus, sendo que os profissionais devem focar no estabelecimento de um ensino de qualidade que permite construir uma identidade específica da instituição.

A instituição pauta sua atividade pedagógicas no Cuidar, Educar e brincar, sendo que os funcionários estão em constante busca para desenvolver projetos e ações que permitam elevar cada vez mais a qualidade o processo de ensino-aprendizagem deixando para trás a ideia de uma escola assistencialista que predominou em sua origem. Os princípios do Centro de Educação Infantil Menino Jesus deixa claro em seu Projeto Político Pedagógico a missão de manter uma boa relação com a comunidade local prezando por uma gestão democrática onde se busca democratizar o acesso e consequentemente a permanência das crianças de forma que esta desenvolva sua autonomia na escola. O Centro de Educação Infantil Menino Jesus enfrenta alguns desafios para conseguir desenvolver suas atividades pedagógicas, pois existem alguns brinquedos que devido à deficiência da estrutura não podem ser utilizados cotidianamente, sendo que falta espaço e mobílias não são suficientes para desenvolver algumas atividades pedagógicas, portanto é comum encontrar nas escolas as atividades improvisadas.

No processo de acompanhamento pedagógico observa-se a preocupação da gestão em fazer com que os docentes conseguiam compreender a forma de trabalhar com as crianças a autonomia, respeito, verdade, cooperação, honestidade, dividir, ajudar e entre outras aprendizagens significativas na educação infantil conforme necessidades da comunidade escolar. As práticas cotidianas contam com a presença de ações onde os professores fazem intervenções com as crianças das mais diversas formas. São realizadas intervenções sobre as crianças que necessitam aprender a conservar, utilização dos materiais de uso coletivo e individual, minimizar o egocentrismo, evitar o desperdício de material e aprender a dividir as coisas. Os docentes ao realizar atividades coletivas promovem a socialização e exercício da conservação dos materiais usados, sendo que no início das atividades o material é entregue por um dos alunos e se reserva a cada atividade e no final da atividade uma criança limpa a mesa dá outras criança criando um ambiente de interação e solidariedade.

Os problemas que surgem cotidianamente são resolvidos com base em debates e reflexões para conscientizar as crianças de suas responsabilidades e desenvolvê-la na transição para o ensino fundamental de forma responsável. De acordo com Vygotsky (1989) confirma-se que as atividades desenvolvidas pela instituição são práticas de grande relevância para as crianças atendidas quando diz que: A brincadeira é uma maneira de expressão e apropriação do mundo das relações das atividades e dos papéis dos adultos. A criança por intermédio da brincadeira, das atividades lúdicas, atua no mesmo que simbolicamente, nas diferentes situações vividas pelo ser humano, reelaborando sentimentos, conhecimentos significativos e atitudes (VYGOTSKY, 1989, p. A instituição concebe que é possível afirmamos então que o brincar é uma importante forma de comunicação, ou seja, por meio da brincadeira a criança pode reproduzir e reinventar seu cotidiano, a partir desse entendimento os adultos passam a entender que durante as brincadeiras a criança tem diferentes possibilidades de enfrentar os desafios propostos em prol do equilíbrio das relações sociais.

Na formação os docentes são levados a compreender que a cada dia o ato de brincar pode incorporar valores culturais em que as atividades lúdicas devem visar à autoimagem, a autoestima, o autoconhecimento a cooperação, porque estes conduzem à imaginação, à fantasia, à criatividade, à criticidade e a várias oportunidades que ajudam a moldar suas vidas. As atividades lúdicas desenvolvidas fazem com que processo de ensino-aprendizagem possa potencializar o desenvolvimento infantil, sendo que partindo desse contexto podemos dizer que o brincar e o brinquedo participam juntos na estruturação do eu e na aprendizagem da própria vida, no desenvolvimento afetivo, motor, intelectual e social. As crianças que sai do Centro de Educação Infantil Menino Jesus em sua grande maioria são matriculadas na escola estadual 07 Setembro na mesma cidade de Juína no Mato Grosso que atende os alunos de ensino fundamental I e II, sendo então uma realidade de transição de etapas escolares e entre instituições diferentes.

As escola 07 de setembro está localizada na Av. das Arapongas, 2-96, Juína - Mato Grosso com uma média no IDEB de 2017 com exatos 5,56, sendo que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica consiste em um indicador desenvolvido pelo governo federal objetivando verificar a qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras, onde sua última edição aconteceu no ano de 2017 que tinha como média nacional para o ensino fundamental I uma proficiência de 5,8 e diante do foco deste trabalho em analisar a transição da educação infantil para as séries iniciais do ensino fundamental, verifica-se que a escola está bem próximo da média nacional mesmo ainda não estando no ideal a instituição busca como meta atingir na próxima edição dos 5,7 para conseguir concretizar um crescimento desejado, portanto essa média no nível da escola são reflexo do processo de transição que ainda pode melhorar, mas já registra uma busca por atender as crianças com equidade.

Na realidade que os estudantes do Centro de Educação Infantil estão inseridos com uma transição para outra instituição não havendo uma avaliação nacional na educação infantil torna-se necessário analisar a realidade das duas instituições e com base na entrevista realizada desenvolver uma conclusão sobre o processo de passagem das crianças da educação infantil para o ensino fundamental na cidade de Juína. A escola 07 de Setembro trabalha conforme diretrizes nacionais, buscando adaptar-se para acolher as crianças que chegam a instituição, sendo que grande parte dos alunos de chegar ao primeiro do ensino fundamental são originários do Centro de educação Infantil Menino Jesus e chegam à escola com uma bagagem de habilidades desenvolvidas e necessitando de um processo de seja contínuo na vida educacional destas crianças.

O trabalho embora as professora se sintam em sua maioria seguras do que fazem é realmente desafiador pela necessidade de está melhorando suas práticas metodológicas, pois na sala de educação infantil o processo de ensino e aprendizagem acontece com as atividades lúdicas que são desenvolvidas dentro do contexto escolar e são capazes de desenvolver as noções lógicas da criança, auxiliando no entendimento de palavras ainda não compreendidas. A ludicidade e a criança se integram de forma a possibilitar que haja uma forte colaboração no desenvolvimento do pensamento e de outras capacidades, implicando diretamente na facilitação do processo de aprendizagem. Ao perguntar às professoras sobre o que no processo educacional mais influência nas práticas pedagógicas e no aprendizado das crianças, a professora Cândida relatou que a leitura e a ludicidade é o grande diferencial nas suas metodologias com as crianças, a professora Diana direcionou sua resposta a forma como ela planeja e realiza sua intervenção com os alunos respeitando seu tempo e habilidades e a professora Lourdes não respondeu este questionamento.

Na colocação das professoras observa-se que podemos atribuir ao lúdico o auxílio na facilitação da aprendizagem de leitura, pois o professor ao fazer à utilização de atividades lúdicas voltadas a leitura, consegue atrair a atenção da criança, possibilitando que ela descubra naturalmente a compreensão de mundo através das atividades lúdicas. Essas atividades favorecem o desenvolvimento motor e psicomotor das crianças em suas vivências, sendo que o professor deve se preparar para atender as necessidades das crianças Ao questionar como são organizadas as rotinas/tempo da criança na educação infantil e o que se leva em consideração para essa organização, as professoras consideram que este tempo é importante e que sua organização é orientada pela coordenação onde são determinados tempos para.

No momento que abordei sobre quais dificuldades as professoras enfrentam nas séries iniciais do ensino fundamental com as crianças de saem da educação infantil e como desenvolver o trabalho nesta realidade, sendo que as docentes relataram encontrar desafios com a aceitabilidade das metodologias por parte dos pais e aluno no processo de adaptação isso por que o ambiente para ensino fundamental é diferente da educação infantil, pois são reduzidas as atividades lúdicas neste momento de transição e, portanto o professor tem utilizar de práticas que busquem minimizar esse impacto. Na concepção das professoras sobre as crianças até seis anos de idade destacou-se que estas estão numa fase que compreende tudo como brincadeira e consegue transformar tudo em fantasia, sendo importantes os docentes e a família gradativamente ir mesclando brincar, conhecer, saber e respeitar seus limites, pois as crianças tendem a ser inteligentes e possui muita energia, tendo em vista que vem de um Centro de Educação Infantil e na rotina são acostumadas com muitas brincadeiras torna-se difícil desenvolver o trabalho nos anos iniciais.

Ao perguntar sobre se a escola tem alguma ação para as crianças que fazem transição para o ensino fundamental duas professoras responderam que fazem e uma relatou não desenvolver ações, sendo que para as que disseram fazer relataram ainda que o problema maior é a falta de estrutura física para atender esses alunos, porém os gestores desenvolvem orientações para tentar superar as dificuldades além de palestras, grupos de estudados e discussões sobre metodologias para ensino-aprendizagem. O desenvolvimento do trabalho pelos professores da escola 07 de setembro é bastante relativo sendo que a professora Aparecida considera-se segura em desenvolver seu trabalho e apresenta-se como aberta a novas experiências, a professora Claudene considera que precisa de mais informações, pois tem pouca experiência no ensino nas séries iniciais do fundamental e a docente Márcia considera-se preparada, pois já trabalhou com educação infantil e dessa forma tem experiência para acolher as crianças nesta transição.

As docentes foram questionadas sobre o que mais influencia no processo educacional nas práticas pedagógicas no aprendizado das crianças, sendo que as professoras em suas respostas ressaltaram que ações como a ludicidade, o fazer pedagógico voltado para elevação da autoestima e metodologias que proporcione às crianças construir sua própria aprendizagem. ª ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. BOCK, A. al. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. Ed. Campinas: Papirus, 2000. P. PIAGET, J. O nascimento do raciocínio na criança.

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