PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES PARA PESSOAS SE ENGAJAREM AO EJA

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

A principal motivação para jovens e adultos procurarem o EJA é a falta de oportunidade no mercado de trabalho, que esta cada vez mais exigente, cobrando dos cidadãos o máximo de conhecimento, por isso as pessoas se sentem inferiores e incapazes de conseguir se adequar no mercado. Adultos encontram um pouco mais de dificuldade para aprender do que os jovens, mas não pela idade, acarreta um monte de outros motivos como por exemplo, família, emprego, contas, saúde, entre outros fatores. Mesmo com tantos empecilhos tentam se enquadrar para aprender devido a necessidade. Um fator importantíssimo do aluno da EJA, é que ele traz consigo conhecimentos adquiridos na sua vivência, pois a escola não é o único lugar de construção de saberes. Estas experiências adquiridas são significativas e devem ser inseridas no contexto da disciplina.

Pessoas que apenas querem adquirir aprendizado: Um dos casos mais raros, geralmente querem se igualar a sociedade atual, compreender melhor certo assuntos e se sentirem capazes de interpretar e resolver problemas sem ajuda, já que o estudo torna as pessoas mais espertas e sábias. Pessoas que precisam manter cargo: Se tornou o caso mais comum entre os alunos do EJA. Há muitas pessoas que trabalham a anos na mesma empresa e quando começaram não exigiam tanta qualificação, com o passar do tempo vão chagando pessoas novas e melhor capacitadas, isso se torna um risco para esse trabalhador mais antigo, mesmo com anos de experiência, sem estudo pode ser facilmente trocado, alguns recebem aviso prévio e engajam nos estudos, outros são demitidos sem aviso algum, contudo essa situação se tornou preocupante para muitos.

Jovens que abandonaram o estudo pra trabalhar e ajudar a família: Muitos jovens abandonam a escola quando a situação em casa aperta economicamente e se sente obrigados a tomarem uma atitude. Bom, quase sempre essa atitude envolva deixar de estudar para trabalhar em lojas de roupas, acessórios, supermercados, vendedores ambulantes, lanchonetes, entre outros exemplos. Na faixa de cima da escolaridade, os que têm ensino médio ganharam mais vagas. De janeiro a maio de 2017, período em que o saldo de empregos formais no mercado de trabalho brasileiro apresentou resultados positivos, as vagas voltadas para trabalhadores que têm ensino fundamental completo ou incompleto encolheram. Os dadod divulgados nesta quinta-feira (13) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), confirmam uma maior vulnerabilidade no mercado de trabalho formal dos brasileiros que estudaram menos.

Quanto menor a escolaridade, maior a chance de ficar desempregado, aponta o Caged. Em maio,os resultados também revelam que os únicos setores que apresentaram saldo positivo de postos de emprego para os brasileiros sem escolaridade ou com ensino fundamental foi a agropecuária, que abriu 36 mil postos para esses trabalhadores, e nos serviços industriais de utilidade pública, com apenas 141 postos. com. br/noticias/geral,emprego-fica-mais-dificil-para-pessoas-com-baixa-escolaridade,273650 https://omunicipio. com. br/pessoas-sem-experiencia-tem-dificuldade-em-entrar-no-mercado-de-trabalho-em-brusque/.

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