PRINCIPIO DA DIGNIDADE HUMANA X DIREITO PENAL DO INIMIGO

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Direito

Documento 1

OBJETIVOS. Objetivo Geral. Objetivos Especificos. JUSTIFICATIVA. HIPOTESES. Objetivo Geral O objetivo geral desse projeto de pesquisa consiste em compreender a efetividade do principio da dignidade humana diante da supressão dos direitos e garantias fundamentais em um Estado Democrático de Direito na aplicação de leis penais relativas a crimes tipificados pelo direito penal do inimigo. Objetivos Específicos Para que se possa auferir uma resposta à problemática apresentada nesse projeto de pesquisa e comtemplar, assim, o objetivo geral, seguem os itens a serem analisados e estudados: - analisar o conceito, a abrangência e fundamentos filosóficos do principio da dignidade humana em nosso ordenamento jurídico; - auferir a aplicação do principio da dignidade humana no sistema penal brasileiro; - discorrer e analisar a teoria de Günther Jakobs sobre o Direito Penal do Inimigo, especialmente seus fundamentos; - Verificar as normas penais brasileiras que se fundamentaram na teoria do Direito Penal do Inimigo - diagnosticar a supressão dos direitos e garantias fundamentais em nossa legislação penal e sua correlação com a teoria de Günther Jakobs.

JUSTIFICATIVA Dessa feita, o princípio da dignidade humana é ameaçado quando da supressão dos direitos e garantias fundamentais, tal como ocorre na fundamentação da teoria do Direito Penal do Inimigo, e, uma vez, adotada essa teoria pelo ordenamento jurídico pátrio, necessário se faz a sua análise para a segurança jurídica aos indivíduos e paz social aos cidadãos. HIPOTESES Diante do exposto, suscita-se, portanto, a hipótese para responder o problema inerente a esse projeto de pesquisa, a perda da condição de pessoa no Estado Democrático de Direito, gerando uma insegurança jurídica na Constituição. Por outro lado, outra hipótese considerável é a existência de bens jurídicos, tutelados pelo Direito Penal, que sejam superiores ao bem jurídico da dignidade da vida humana.

METODOLOGIA A classificação do presente projeto de pesquisa seguirá alguns critérios, possibilitando uma melhor compreensão de sua execução. Os critérios poderão ser quanto a: natureza, objetivo, procedimento e objeto. Quanto a natureza a pesquisa será aplicada, já que gerará conhecimento para a aplicação pratica de solução de problemas pontuais. Quanto ao objetivo, a pesquisa apresentada deverá ser explicativa, uma vez que focará a razão, no intuito de aprofundar o conhecimento de uma realidade. Quanto ao procedimento, a presente pesquisa será de abordagem qualitativa e trabalhará com dados conceituais, que não poderão ser medidos, a fim de buscar a analise investigatória acerca da natureza das coisas de uma realidade. Revista Lex Humana, v. n. BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio.

Curso de direito administrativo. ed. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992. BOBBIO, Norberto. O positivismo jurídico – Lições de Filosofia do Direito, 1909; compilada por Nello Morra; Tradução e Notas Marcio Pugliesi, Edson Bini, Carlos E. Rodrigues, São Paulo: Ìcone, 1995 BONAVIDES, Paulo. CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria Constitucional. ed. html>. Acesso em: 15 mar 2018. CUNHA JÚNIOR, Dirley da. Curso de Direito Constitucional. ed. Revisão técnica Gilberto Callado de Oliveira. São Paulo: Martins Fontes. JAKOBS, Günther; CANCIO MELIÁ, Manuel. Derecho Penal del enemigo. Org. São Paulo: Saraiva,2014. MARTÍN, Luís Gracia. O horizonte do Finalismo e o Direito Penal do Inimigo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. MEDEIROS, Fernanda Luiza Fontoura de. Temas de Direitos Humanos/Flávia Piovesan. ª Ed – São Paulo: Saraiva, 2014.

REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. ª ed. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008. THEORIA. A Teoria Geracional dos Direitos do Homem. usp. br/index. php/Documentos-anteriores-à-criação-da-Sociedade-das-Nações-até-1919/declaracao-de-direitos-do-homem-e-do-cidadao-1789. html> Acesso em 20 mar 2018. WIKIPEDIA.

77 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download