PROCEDIMENTOS PEDAGÓGICOS NA REALIZAÇÃO DE MODALIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Quais atitudes devem ser tomadas? Com a prática deve ser realizada de acordo com a habilitação profissional? Levando em consideração o exposto e as indagações, o objetivo geral de desse estudo é refletir sobre a educação física praticada nas escolas com o foco nos procedimentos pedagógicos nas modalidades esportivas coletivas. Os específicos são mostrar a relação de tensão permanente, considerando o esporte em uma discussão se o esporte está na escola ou pertence a ela; perceber quais são os procedimentos que a educação física pode aplicar aos jogos esportivos coletivos e compreender a especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. MODALIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA A Educação Física passou e ainda passa por mudanças que possibilitaram o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem que inseriram em seu currículo o ensino de jogos cooperativos que permitem ao educando a se apropriar de uma diversificada cultura esportiva e as modalidades esportivas coletivas são contempladas, sendo estas o foco desse estudo reflexivo.

É relevante acrescentar que o esporte se constitui um fenômeno sociocultural relevante mundialmente, em constante evolução, tendo uma diversidade de modos de manifestação, sendo praticado em vários contextos e seguimentos da sociedade, principalmente pelas crianças e adolescentes. Esta autora fez um estudo fundamentado por outros autores e evidenciou que o esporte é um fenômeno sociocultural que possui um impacto muito grande na vida das pessoas através de diferentes modos de manifestação, na contemporaneidade. Nessa perspectiva, houve a impossibilidade de o esporte ser escolarizado, no qual a cultura escolar teria seu esporte, resultando na perda da autonomia pedagógica, tendo ainda em seu favor, a legitimidade pedagógica, desconsiderando as aulas do currículo de Educação Física, reproduzindo-as a práticas de modalidades esportivas de rendimento, usando tempos e espaços da escola.

“O esporte que penetra o espaço escolar é o esporte criado e praticado culturalmente na sociedade, com interesses diversos e conflituosos, certamente. Esse esporte é escolarizado e incorporado à cultura escolar (VAGO, 1996, p. Contudo, a escola pode agir para que o esporte seja uma prática cultural do esporte da sociedade, incorporado ao currículo de modo a atender às demandas de seus educandos adaptando o esporte às especificidades pedagógicas escolares e de modo a atender aos anseios da sociedade, mas organizado e construido para formar outros valores, partindo da escola, inserindo a solidariedade esportiva, participativa, com respeito à diversidade humana, valorizando a ludicidade, nas práticas esportivas coletivas. Dessa maneira, a Educação Física possui a tarefa de oferecer a de prática do esporte, com vistas reproduzir conhecimentos novos a esse respeito, colocando-os à disposição da sociedade, transpondo o esporte para a escola de forma pedagógica, não se limitando apenas no físico, mas também no intelectual, pois educar consiste em formar, no caso dessa área do conhecimento, o estudante precisa saber utilizar os gestos técnicos com maturidade motora e intelectual.

A Pedagogia do Esporte ultrapassa a procura de vitórias no campo porque: [. a vitória, uma vez consumada, deixa logo de o ser; aponta para tarefas novas e superiores. Além de que o desporte, mais do que celebrar o que em nós abunda, evoca aquilo que em nós falta. Por isso emergem nele o homem alto e o homem baixo, o homem sonhador e o homem vulgar, o homem grande e o homem pequeno (BENTO, 1999, p. citado por GALLATI, 2006, p. Essas características influenciaram o processo competitivo na iniciação esportiva com uma variedade de métodos com práticas de modalidades distintas que buscam evitar ações estereotipadas e inibe a especialização esportiva precoce (MENEZES, 2014). Segundo Menezes (2014), os Jogos Coletivos de Invasão se caracterizam pelo confronto entre atacantes e defensores, em espaço comum por meio de ações concomitantes entre os jogadores opositores.

Essa configuração confere a esses jogos o caráter coletivo, pois necessita reunir vários jogadores confome a modalidade esportiva. Para preparar os educandos para os jogos desse estilo, foram estabelecidas metas e objetivos para o desempenho futuro das habilidades necessárias, como pré-requisito para o educando compreender esses jogos. No entanto, podem-se considerar os métodos equivocados, ainda mais se estão relacionados com procedimentos pedagógicos para dar privilégios à oferta de práticas esportivas especializadas sem que os educandos estejam preparados fisica e psicologicamente, podendo prejudicar o desenvolvimento motor, psicológico e moral do estudante. especial, p. jul. MENEZES, Rafael Pombo et al. Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, Porto Alegre, v. VAGO, Tarcísio Mauro. O "esporte na escola” e o "esporte da escola.

Movimento - Ano III - Nº 5 - 1996/2.

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