PRODUÇÃO UNICA ESTUDO DIRIGIDO DE CASO

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

DESENVOLVIMENTO 2. Resumo dos problemas: No case estudado pode-se observar alguns problemas, o primeiro deles sendo com relação a própria questão conteudista onde os referidos estudantes não conseguem chegar a um consenso do que o Filósofo Epicuro quis abordar quando se referiu como ao objetivo da vida sendo a busca pelo prazer. Outra problemática observada foi o fato de os estudantes não conseguirem recordar do nome do filosofo pelo qual se interessaram pela ideia, ora como a ideia no contexto do ensino pode vir dissociada da personalidade que a pensou? Isso deve ser reflexo de um sistema de ensino que não produz uma relação de significância para os alunos que não conseguem armazenar o conhecimento com qualidade. Fundamentação teórica e discussão: O filósofo da discussão realizada pelos estudantes foi o filósofo Epicuro, o mesmo foi um filosofo grego do período Helenístico nascido em 341 A.

C. Como ressalta Giles (1983) A filosofia é o processo que caracteriza o ser humano como realmente um ser humano tornando-o capaz de se auto realizar em todos os âmbitos, dessa forma pode-se perceber a importância da filosofia, desde a educação básica até a formação de professores e de todos os outros profissionais, acredita-se que uma vez que os estudantes do case em questão soubessem disso os mesmos valorizariam mais os ensinos dispostos nessa disciplina e se esforçariam de um modo mais efetivo para formar links das mesmas com as suas vidas. Segundo Diniz (2014) é extremamente necessário que se formem pensadores em todos os âmbitos da sociedade, para tal é preciso que se estimule uma educação e formação pessoal reflexiva que pode ser construída plenamente a partir de um ensino significativo da filosofia.

CONCLUSÃO Desse modo pode-se concluir a importância da filosofia para não só a turma do case estudado mas para todas as turmas de todos os níveis de educação, e que Epicuro foi um dos filósofos mais importantes para a historia visto como o mesmo revolucionou o pensamento e a noção de felicidade existente na sua época, sendo assim tudo o que precisa-se para um melhor funcionamento da disciplina estudada no caso é um ensino mais pautado na realidade vivida por cada um sendo assim possível um ensino mais aplicado a realidade dotando-o consequentemente de maior importância. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS VALMIN, D. A. PRATES, I. T. PORTO, K. R. S. EPU, São Paulo, 1983. GALLINA, S. O ENSINO DE FILOSOFIA E A CRIAÇÃO DE CONCEITOS Cada, Vezes, Campinas, Volume 24, 2004, disponível em http://www.

scielo. br/pdf/%0D/ccedes/v24n64/22836.

33 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download