ProInter 2019 e Desafio profissional

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

O estudo tem o objetivo de compreender e aplicar o desenvolvimento das competências requeridas pelas diretrizes curriculares, atrás de projetos e modelos, envolvendo todo aprendizado do semestre, e capacitando diante da situação problema, através da aprendizagem teórica e pratica. O presente estudo de viabilidade passou por algumas etapas para sua confecção. Embora não exista uma ordem rígida, o primeiro interesse do empresário, ao fazer um investimento é, sem dúvida, o retorno desse investimento. E nosso desafio será identificar e definir, por se tratar de um empreendedorismo social, de que forma seus investimentos devem ser realizados, para que além de realizar um trabalho social, traga retorno para empresa, e assim cumprir com custos com colaboradores e outros gastos. O hipotético cenário deste trabalho gira em torno de uma Clinica de Estética, voltada para o publico de pessoas que foram diagnostica com câncer ou estão em processo de tratamento.

Marcia foi por 18 anos, gestora de uma grande fábrica de confecções de roupas infantis. Sempre muito ativa, tinha uma boa remuneração e reconhecimento de toda a equipe. Em 2012, porém, começou a apresentar sintomas de cansaço, fadiga, fraqueza, perda de peso e dores por todo o corpo. Após vários exames e um diagnóstico difícil, Marcia descobriu que estava com leucemia. A leucemia é uma alteração genética adquirida, que geram alterações da célula, promovendo o surgimento do clone (câncer). Vilma acredita que o poder da estética para o bem-estar dos pacientes, também ajuda na redução de gastos hospitalares, ela explicou que os médicos percebem que os pacientes com tratamento estéticos, trazem menos queixas nas consultas de rotina.

PASSO - ETICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO A Clínica Estética da Marcia, terá como diferencial o conceito de Alteridade, que se baseia, que o homem na sua vertente social tem uma relação de interação e dependência com o outro. Implica na capacidade de se colocar no lugar do outro, em uma relação baseada no diálogo e valorização existentes. A conduta humana no contexto de um mundo em transformação é marcada pelo estreitamento das relações de mercado e pelo o impacto da Revolução da tecnologia e da Era da informação. A Ética e moral são fenômenos sociológicos amplamente conhecidos; é natural que cada organização vise uma conduta voltada para seus próprios interesses. PASSO - EMPREENDEDORISMO A Clínica de estética de Marcia tem como diferencial o investimento no social, em pessoas que estão passando por tratamento de câncer, que além de fisicamente estarem fragilizadas, emocionalmente precisam de apoio.

O empreendedorismo social é caracterizado pela criação de produtos e serviços que tem como foco a resolução ou minimização, de problemas em áreas como educação, violência, saúde, alimentação, meio ambiente, etc. Mais que obter lucro, essas empresas têm como objetivo, gerar transformação nas comunidades em que estão inseridas, visando o bem-estar do público. Esse termo “empreendedorismo social” foi utilizado em 1972 no Estados Unidos; e no Brasil o conceito tem se popularizado nos últimos anos. O empreendedor social desenvolve um negócio que possa servir constantemente determinada causa. O treinamento diz respeito ao estimulo constante de mudanças sistemáticas do comportamento de colaboradores, direcionadas a uma maior produtividade. Para o autor, desenvolver pessoas é “um conjunto de experiências não necessariamente relacionadas com o cargo atual, mas que proporcionam oportunidades para desenvolvimento e crescimento profissional, e ele está mais focalizado no crescimento pessoal do empregado e visa a carreira futura, e não apenas ao cargo atual”.

Desenvolver pessoas esta além dos aspectos técnicos ou operacionais relacionados ao trabalho envolve uma evolução pessoal acompanhada da capacitação profissional. Implantação de tomada de decisões em grupo na Clínica Estética Os grupos oferecem um excelente veículo no processo de tomada de decisão, com o potencial de reunir informações de forma mais ampla. Quando as decisões forem tomadas, todos estarão mais engajados em implementar as ações da Clínica, e apoiar a Marcia no projeto como um todo, por cada colaborador se sentir pertencente a empresa. Responsabilidade: trata-se da cultura em que os colaboradores têm consciência do que deve ser feito, que envolve desde se vestir adequadamente até cuidar do patrimônio da empresa. Implantação de trabalho em equipe na Clínica Estética O trabalho em equipe é atividade desenvolvida por um numero reduzido de pessoas com competência e habilidades complementares, comprometidas umas com as outras e pelo mesmo objetivo.

A palavra chave é colaboração, ou seja, “junto” que além de incluir os resultados individuais, inclui o chamado resulto de trabalho coletivo. Grupo de trabalho: refere-se à quantidade de pessoas que possuem competências e habilidades semelhantes e compartilham do mesmo espaço físico. Porém suas metas e atividades são realizadas de forma individual. • Barreiras pessoais e emocionais - envolvem ideias pré-concebidas, preconceitos, motivação, sentimentos pessoais ou problemas individuais. • Barreiras semânticas - são problemas de interpretação das palavras, gestos e sinais utilizados, em virtude da cultura e dos conhecimentos dos envolvidos. • Omissões - ocorre quando aspectos importantes da comunicação não são transmitidos, fazendo com que a comunicação não seja completa, ou seu significado não fique claro.

• Distorções- alterações ou modificações que a mensagem sofre, fazendo com que a comunicação não seja completa ou seu significado não fique claro. • Sobrecarga- quando o volume de informações é excessivo. BIBLIOGRAFIA ABREU, Tania M; Bazoni, Melina C. Como superar barreiras da comunicação nas organizações. R. Dito Efeito, Curitiba, v. n. Acesso em: 18 mar. CINTRA, J; DALBEM, E. Comportamento Organizacional. Londrina. Editora e distribuidora Educacional S/A, 2016. br/noticias/estética-tambem-tem-poder-de-tratar-o-cancer-ensina-especialista>. Acesso em: 18 mar. JULIANO, M. de Cassio. Empreendedorismo. Desafio Profissional de Tecnologia em Empreendedorismo. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2018. P 8. Acesso em: 18 mar.

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