PROJETO DE PESQUISA DE PSICOLOGIA SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE

Tipo de documento:Proposta de Pesquisa

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO. TEMA. DELIMITAÇÃO DO TEMA. JUSTIFICATIVA. PROBLEMA. REFERÊNCIAS. INTRODUÇÃO O presente trabalho trata-se de um projeto em prol da elaboração de um trabalho de conclusão de curso. Segundo Gehardt (2009) é função do projeto de pesquisa auxiliar na escolha das hipóteses, selecionar o que será abordado de acordo com a temática que foi escolhida, além de expor os métodos e as técnicas que precisarão ser utilizadas. É um projeto de pesquisa em prol de um aprofundamento teórico, cientifico e qualitativo sobre fatores psicológicos dos profissionais da área de saúde para que seja construído um artigo-cientifico. Primordialmente com o objetivo de formular a pesquisa e desenvolver um planejamento para a mesma. Enquanto, o presente projeto, se deve identificar a temática, sua delimitação, porque deve acontecer a pesquisa, ver o problema, criar hipóteses, construir os objetivos e conhecer alguns teóricos que deverão ser utilizados.

TEMA O tema a ser trabalhado será a saúde mental dos profissionais da área da saúde, uma vez que a área da saúde está se tornando cada vez mais vital dentro da sociedade contemporânea. Logo, é fundamental que seja construído um suporte humanizado para esses profissionais, o que pode melhorar a qualidade de vida no trabalho dos mesmos. DELIMITAÇÃO DO TEMA A pesquisa estará delimitada em abordar os impactos da pandemia do COVID-19 na saúde mental dos trabalhadores da área da saúde. Para isso, a pesquisa deverá salientar para questões e teorias básicas da psicologia organizacional, como a motivação, o estresse, o clima organizacional, a qualidade de vida e entre outros fatores psicológicos e psicossociais que irão interferir nesse processo.

• Segunda hipótese a ser investigada: a suposição de que problemas psicológicos em boa parte das vezes dentro desse ambiente, pode ser desenvolvido não apenas pela pandemia, mas sim a partir de uma série de vicissitudes multifatoriais. OBJETIVOS 7. Objetivo geral Associar conhecimento da psicologia organizacional e do trabalho com os aspectos da pandemia do COVID-19 no tocante aos reflexos na saúde mental dos trabalhadores de instituições hospitalares. Objetivos específicos • Descrever algumas teorias da psicologia relacionadas a motivação e estresse no ambiente de trabalho; • Identificar a realidade psicológica enfrentada pelos profissionais de saúde com a influência da pandemia; • Analisar o papel da Psicologia Organizacional nessa vicissitude. METODOLOGIA Com relação a metodologia de pesquisa, Gil (2004) estabelece que dentro da metodologia de pesquisa, vai existir os tipos de pesquisa com relação aos objetivos propostos e com relação aos procedimentos técnicos.

Motivação e estresse no ambiente de trabalho 9. Motivação A motivação vai ser a razão de alguma ação ou atitude do sujeito, muitas das ações nas empresas estão baseadas nela e por conta dela também que vai existir muita diversidade dentro de departamentos e na empresa como um todo, exatamente, porque cada indivíduo vai motivado para atividades diferentes, com propósitos e gostos diferentes. GONDIM; SILVA, 2014) Conforme Lopes (2003) destaca que a remuneração por habilidades traz vantagens para a empresa porque o sujeito vai ter um conhecimento holístico para substituir colaboradores em outros setores em caso de necessidade, e obviamente ele vai se sentir mais motivado, porque vai ganhar mais por saber mais. Deve ser considerado a gestão do tempo, a direção do comportamento, a intensidade, a persistência, bem como, as principais teorias da motivação, que já foram supracitadas.

LOPES, 2003) Gondim e Silva (2014) relatam sobre as teorias da motivação, citando a teoria da hierarquia de Maslow, sendo dividida em cinco partes, desde as necessidades fisiológicas na base até atingir o ponto mais alto com a realização pessoal. RIBEIRO et al, 2018) No que se diz a respeito aos funcionários da área da saúde em plena pandemia de COVID-19, a situação de precariedade da saúde ficou pior nessa época. Segundo Teixeira et al (2020), ocorreu muita terceirização, faltou vários equipamentos, muitos ficaram em condições de trabalho de maneira extremamente precária, estressante e com sobrecarga de trabalho, além do peso psicológico nesses profissionais por ver tanta perda por conta de uma doença nova tanto com relação aos pacientes, como também, com relação a colegas de trabalho, isso sem contar com a angustia que os familiares de quem trabalha na área ficou.

Consoante com Silva et al (2020) foi visto uma transformação com relação aos laços afetivos e emocionais dos trabalhadores da área de saúde, visto que se por um lado tudo ficou mais tenso com a chegada do coronavírus, por outro, as relações entre os colegas de trabalho ficaram mais fáceis de lidar. Isso porque boa parte das pessoas que lidaram diretamente com a situação da pandemia passaram a aceitar os defeitos dos colegas com maior facilidade, tentando encontrar o lado bom das pessoas, o que fez aumentar a flexibilidade e a tolerância em boa parte das relações, para Silva et al (2020). Prado et al (2020) demonstra através de uma revisão de obras internacionais a quantidade de alguns profissionais da saúde que receberam auxilio psicológico.

Destacando-se assim, a importância do desenvolvimento de um plano estratégico para ser colocado em prática, de qualidade de vida no trabalho. CRONOGRAMA Etapas da trabalho/meses 2018 a 2019 08 09 10 11 12 01 02 03. Definição da temática e orientador X X Elaboração do projeto X X Entrega do projeto X Apresentação do projeto X Levantamento da literatura X X X X X X X X Redação da artigo X X X X X X X Revisão/correção do artigo X X Apresentação em evento e/ou publicação do artigo X X Entrega do artigo e pedido de banca X Banca X REFERÊNCIAS Barros, A. B. da Silva, V. Alves, S. M. Luz, D. C. R. Dal’Bosco, E. B. Floriano, L. S. M. Esteves, G.

G. L. Leão, A. A. A. Riquinho, D. L. Santos, D. L. Gil, A. C.  Métodos e técnicas de pesquisa social. ed. Ediitora Atlas SA. Gondim, S. M. G. Estresse e bem-estar no trabalho: Uma revisão de literatura.  Ciência & Saúde Coletiva, 25, 2721-2736. da Silva, A. M. B. Scalia, L. A.  Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 13(1), 37-48. Ribeiro, A. P. Oliveira, G. L. H. P. Martins, J. T. Galdino, M. Moraes Filho, I. M. D. Valóta, I. A. V. D. Carvalho, C. R. D. Lisboa, E. S. Pinto, I. C. D.  Estresse nas organizações de trabalho: compreensão e intervenção baseadas em evidências. Artmed Editora.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download