PROJETO EDUCATIVO TCC

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

  Conceitos importantes a respeito das metodologias ativas como modificação das práticas e alternativas diversificadas para apresentação de aulas mais interessantes aos alunos pretendem ser abordados de forma ampla.   OBJETIVOS Objetivo geral Apresentar conceitos e teorias sobre metodologias ativas para o desenvolvimento de aulas mais atrativas, promovendo interesse e coletividade das crianças diante do retorno escolar e do desenvolvimento das habilidades e competências de forma ampla e integral podendo compartilhar conhecimentos com diferentes turmas e etapas de ensino.   Objetivos específicos • Desenvolver a coletividade a integração diante de aulas mais interessantes e diversificadas  • Ampliar conhecimentos sobre metodologias ativas e alternativas de trabalho para os profissionais docentes auxiliando na modificação de suas práticas e na maior atratividade dos alunos para o ambiente escolar.   • Estabelecer A oportunidade de trabalho diante da aprendizagem baseada em projetos procurando integrar diferentes níveis de ensino da escola em algo mais amplo é globalizado.

  PROBLEMATIZAÇÃO Diante da busca pelo engajamento e interação dos alunos nas atividades desenvolvidas na escola ao retorno pós pandemia do coronavírus, encontra-se a problemática estabelecida através da seguinte pergunta.   Segundo a Base Nacional Comum Curricular (2018), o uso de metodologias ativas traz a formação de inúmeras competências nos alunos que são imediatamente percebidas pelos professores que com elas envolvem as crianças diante de um trabalho bem elaborado e estruturado.   As metodologias ativas tem uma função motivacional e despertam as aprendizagens através dos conteúdos curriculares como principal característica que é percebida pelos professores. BRASIL, 2018)  Segundo a BNCC (2018) as aprendizagens são significativas a partir do momento em que se possibilita a construção do sujeito através da ampliação de conhecimentos onde o estudante desenvolve competências se tornando autônomo, crítico e questionador, bem como consciente da necessidade do aprendizado constante considerando que as aprendizagens são inacabadas elas devem permanecer de forma continuada na vida do estudante.

  A Base ainda menciona que o educador é o responsável pelo engajamento do aluno, assumindo o papel de mediador e facilitador das experiências cognitivas, estéticas, sociais e pessoais, cabendo ao professor a condução e a organização das atividades que desenvolvam as competências de forma colaborativa e fazendo com que o aluno consiga aprender a aprender diante do seu interesse, da sua necessidade e da sua vontade e motivação.   Esse desenvolvimento baseia-se numa visão crítica através da formulação de problemas e hipóteses, cabendo ao estudante ser protagonista da sua própria aprendizagem da sua ampliação de conhecimentos trazendo autonomia como característica de independência, onde o próprio aluno consegue construir a sua aprendizagem elaborando estratégias, resolvendo problemas e tendo consciência dos seus objetivos a serem alcançados podendo se desenvolver de forma plena integral e continuada.

Assim, por meio da condução das investigações, conversações ou atividades, um indivíduo está aprendendo a construir um conhecimento novo tendo como base seu conhecimento atual. Sobre o construcionismo, Masson, et al (2012, p. define que:  O Construcionismo faz exame da noção da construção individual do conhecimento, passo a passo, e afirma que os indivíduos aprendem melhor quando estão construindo uma obra que possa ser compartilhada com o outro e sobre a qual possa refletir.   Compreende-se que a construção de conhecimento e aprendizagem através da metodologia ativa aprendizagens baseadas em projetos busca trabalhar o aluno diante de investigações, pesquisas e interações diversas, proporcionando um ambiente que aproxima a realidade do aluno com os conteúdos curriculares, buscando integrar os conhecimentos prévios e as aprendizagens extra classe do aluno diante da construção de novos conhecimentos, desenvolvendo diversas habilidades e competências e tratando de estabelecer maior atratividade e engajamento dos alunos o que nos leva a crer que compreende uma excelente ferramenta de modificação de práticas e de trabalho integralizado e amplo diante da sua execução, podendo englobar diferentes turmas e etapas de ensino, sendo uma alternativa eficiente e diversificada para a resolução da problemática estabelecia para esse projeto.

  MÉTODO O método estabelecido para aplicação deste projeto está voltado em uma experimentação da utilização de metodologias ativas pelos professores diante do planejamento e elaboração de planos de aula, buscando estabelecer um engajamento globalizado e a construção de uma coletividade em busca do desenvolvimento das aprendizagens data atividade da permanência das crianças na escola. AVALIAÇÃO Avaliação sobre a execução do projeto contemplará a organização dos profissionais docentes entre si, através de reuniões, discussões, debates o tempo percorrido para o planejamento, execução e avaliação do projeto, bem como os recursos utilizados a forma de estabelecimento das atividades, ferramentas utilizadas na elaboração dos planos de aula e as estratégias estabelecidas para desenvolvimento das atividades sincronizadas e contextualizadas com os conteúdos curriculares.

  Busca também estabelecer o nível de satisfação dos profissionais docentes diante de um projeto inovador e complexo, bem como o engajamento diante da premissa da modificação das práticas pedagógicas de forma experimental e quais as suas expectativas diante de uma modificação efetiva dessas práticas voltadas para o desenvolvimento de projetos cada vez mais amplos integralizados.   REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Educação do. Base Nacional Comum Curricular. mec. gov. br/pesquisar?q=metodologias+ativas Acesso em 20/10/2021. FERREIRA, Antônio Eustáquio. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem: uma experiência com docentes da Educação Básica. n1, p. Disponível em: http://www. pesquisaemfoco. periodikos. com. pdf Acesso em 20/10/2021. MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Disponível em: http://www2.

eca. Disponível em https://agenciabrasil. ebc. com. br/educacao/noticia/2021-02/volta-aulas-presenciais-exige-motivacao-dos-estudantes Acesso em: 20/10/2021.

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