PROJETO INTEGRADOR DE GERÊNCIA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE

Tipo de documento:Projeto integrador

Área de estudo:Administração

Documento 1

e Francisco Sinderlan São Paulo 2020 RESUMO Toda empresa, independentemente do ramo de atuação, é sempre estimulada a garantir a sua competitividade no mercado atual. A concorrência é grande e o nível de exigência dos clientes também. Nesse contexto, este trabalho é um projeto integrador de “Processo de Produção de um Produto”, “Gestão da Qualidade” e “Melhoria da Produção”. O objetivo é aplicar algumas dessas ferramentas em uma hipotética fábrica de gelatina. Palavras-chave: Gestão da Produção; Gestão da Qualidade; Melhoria de Processos. GESTÃO DA QUALIDADE. FERRAMENTAS E INDICADORES DA QUALIDADE. MÉTODOS E SISTEMAS DE GESTÃO. MELHORIA NA PRODUÇÃO. PROBLEMAS COM A MÁQUINA EMPACOTADORA. Como o arranjo físico auxilia o desenvolvimento da produção como um todo, torna-se necessário estudar o seu funcionamento.

O Processo de Produção de Produtos está preocupado em transformar uma gama de insumos (inputs), nos produtos (outputs) que são exigidos pelo mercado. Além disso, a Gestão da Qualidade ajuda a coordenar e direcionar as atividades de uma organização para atender aos requisitos regulamentares e dos clientes e melhorar sua eficácia e eficiência de forma contínua. É necessário frisar, também, que melhoria da Produção no chão de fábrica depende de uma combinação de funcionários, equipamentos e processos eficientes.   Este trabalho contribui para o desenvolvimento social, bem como para a esfera acadêmica e o aprimoramento profissional do futuro engenheiro. A maioria dessas técnicas surgiu dos campos de engenharia de produção e engenharia de sistemas. Para Bergiante (2013), os especialistas nessas áreas estão cada vez mais usando computadores e processamento de informações para resolver problemas de produção que envolvem grandes quantidades de dados associados a um grande número de trabalhadores, grandes inventários e grandes quantidades de trabalho em andamento que caracterizam a maioria das operações de produção atuais.

De fato, muitas operações de produção em massa não poderiam ser executadas sem o apoio desses engenheiros industriais e especialistas técnicos. LISTA DE MATERIAIS E ÁRVORE DO PRODUTO Neumann (2015) define que uma lista de materiais (Bill of Materials – B. O. A Figura 2 apresenta o processo produtivo da fábrica de gelatina. Figura 2 – Fluxograma do processo produtivo Fonte: Autor (2020) 2. LISTA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Conforme Brito et. al. a lista de máquinas e equipamentos foi feita a partir de um diagrama de rede. FERRAMENTAS E INDICADORES DA QUALIDADE Para Slack (2009), existem sete ferramentas básicas de qualidade identificadas como apropriadas para uso no plano de gerenciamento da qualidade e controlar processos de qualidade. Eles são conhecidos como as sete ferramentas básicas de qualidade. Há, também, três indicadores de desempenho.

Na fábrica de gelatina essas ferramentas e indicadores são utilizados com os seguintes objetivos, conforme mostra o Quadro 3. OBJETIVOS FERRAMENTAS Fluxograma observar com facilidade cada um dos elementos associados ao processo Diagramas de Pareto tornar visível a área em que o gestor precisa focar a sua atenção Diagramas de Ishikawa trazer clareza para o processo de solução de problemas Gráficos de Controle identificar parâmetros para análises futuras Folhas de Verificação coletar dados que suportarão a tomada de decisão Diagramas de Dispersão nortear o planejamento da solução de problemas Histogramas facilitar a rápida visualização dos resultados gerados. É um controle estatístico de processo para monitorar e traçar processos, identificando exceções aos limites superior e inferior e visando reduzir o número de falhas.

Quadro 4 – Métodos e Sistemas de Gestão Fonte: Slack (2009) 4 MELHORIA NA PRODUÇÃO 4. PROBLEMAS COM A MÁQUINA EMPACOTADORA Os operários da linha de produção vêm relatando problemas recorrentes com a máquina empacotadora do pó de gelatina. De fato, a cada jornada de trabalho ela desliga sem motivo aparente e demora a reiniciar. Além do mais, o tempo de setup do equipamento é longo. Logo após, o gestor de produção solicitou a investigação da causa do problema. FAZER (D) Nesta etapa, os colaboradores sugeriram qual é a causa raiz do problema. Assim, foi elaborado um Diagrama de Ishikawa para analisar as possíveis causas. Percebeu-se que a origem deste defeito ocorre no superaquecimento do microchip do painel. O calor gerado pela máquina, juntamente com sujeira, pequenas partículas de gelatina e até mesmo o contato entre componentes elétricos são as causas do problema.

Além disso, os trabalhadores fazem treinamentos quinzenais. Assim sendo, houve uma melhoria financeira na empresa, mas ainda é necessário atingir a meta de 16. caixas por dia. Desse modo, volta-se à fase “Planejar (P)” do ciclo PDCA. Ao final do ciclo PDCA, a empresa passou a buscar respostas para outros problemas, buscando melhoria contínua e qualidade. Aplicação da Metodologia SLP na Melhoria do Layout de uma Linha de Produção de Chuveiros. In: XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011, Fortaleza - CE. KRAJEWSKI, L. J. ; RITZMAN, L. MUTHER, R. WHEELER, J. D. Planejamento simplificado de layout: sistema SLP. São Paulo: IMAM, 2015. html >. Acesso em: 17, mai, 2020. SLACK, Nigel. CHAMBERS, S. JOHNSTON, R.

36 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download