Projeto Integrador: Plano de Marketing

Tipo de documento:Projeto integrador

Área de estudo:Marketing

Documento 1

Palavras-chave: Composto mercadológico. Pousada sustentável. Custo X benefício. SUMÁRIO Introdução. Modelo de negócio. Preço. Estimativa das despesas (anual). Estimativa das receitas (anual). Praça – ponto de venda e distribuição. Promoção. Na terceira parte, será feita uma proposta para a análise da demanda, por meio de entrevistas em pontos onde circulam pessoas com o perfil de consumo deste formato de negócio. O objetivo é identificar nichos e pontos de interesse para que a demanda seja atendida em todas as suas necessidades. Na quarta parte, a análise da concorrência, feita por meio de observação em sites especializados, indicam pontos de atenção e oportunidades de oferecer serviços de qualidade para os hóspedes. Por fim, é apresentado o composto de marketing, por meio de análise mercadológica da praça, do preço, do serviço e da promoção, e também um estudo dos principais fornecedores, objetivando estabelecer parcerias e o bem comum e desenvolvimento sustentável da região.

Modelo de negócio A Eco Show Pousada Ecológica – Eco Show – será instalada no município de Rio Grande da Serra, devido observação da crescente demanda por produtos e serviços ambientalmente corretos. A Eco Show terá como visão: Ser referência como uma pousada sustentável, com a melhor relação custo X benefício dentre as pousadas que oferecem serviços ecologicamente corretos. Valores Os valores, de acordo com Costa (2007), podem ser representados pelo conjunto de crenças que delimitam as ações organizacionais em termos de ética e de bom senso no trabalho. Os valores da Eco Show serão: • Comprometimento ético e socioambiental; • Sustentabilidade econômica, social e ambiental; • Oferecer segurança, conforto e informação; • Foco na melhoria contínua. Estratégias De acordo com Porter (1992) existem cinco forças competitivas que norteiam um negócio, baseadas nas possibilidades existentes no mercado a qual está inserida, as quais estão representadas no quadro a seguir: Figura 4 – As cinco forças competitivas de Porter Fonte: Porter (1992), adaptado pelo autor.

Em análise preliminar situamos a Eco Show com potencial de estabelecimento no mercado e, em médio prazo, ampliar sua operação, com a expansão do número de clientes atendidos e, evidentemente, gerando novos empregos e renda. Atender um enfoque, que é atender um segmento do mercado específico, com diferenciação significa atendem o público-alvo com excelência (PORTER, 1992) e isso traz, certamente, vantagens competitivas para a Eco Show. Análise SWOT Para Kotler et al (2014) a análise SWOT é a avaliação global das forças (strenghs), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) e faz parte do planejamento estratégico de uma empresa. A partir da análise SWOT é possível definir as estratégias para a empresa cumprir sua missão empresarial e se preparar para o futuro.

A análise SWOT é um instrumento simples que ao mesmo tempo é muito valioso. Tem como objetivo identificar os pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças para o negócio, a fim de torná-lo mais eficiente e competitivo, corrigindo suas deficiências (ROSA, 2007). Por meio de uma observação sistemática, a Eco Show aplicará uma breve pesquisa de interesse em pontos importantes da RMSP, como shopping centers e corredores de grande fluxo de pessoas, como calçadões comerciais e também na Avenida Paulista, e apresentará os resultados por meio de tabulação dos dados estatísticos e por gráficos. As questões que envolvem a pesquisa são: • Qual o seu gênero? ◦ Feminino; ◦ Masculino; • Qual a sua faixa etária? ◦ Até 20 anos; ◦ De 21 a 30 anos; ◦ De 31 a 40 anos; ◦ De 41 a 50 anos; ◦ De 51 a 55 anos; ◦ Mais de 55 anos.

• Qual a sua escolaridade? ◦ Fundamental incompleto; ◦ Fundamental completo; ◦ Médio incompleto; ◦ Médio completo; ◦ Superior incompleto; ◦ Superior completo. • Qual a sua faixa de renda bruta mensal? ◦ Até R$ 1. ◦ De R$ 1. Ponto de Luz Joanópolis, SP 135 km 145,00 a 240,00 - Piscina com água de nascente aquecida; - Espaço terapêutico. apartamentos; - Meia pensão; - Não aceita crianças; - Não aceita animais de estimação; - Check-out às 13horas. Buhler Visconde de Mauá, RJ 311 km 150,00 a 320,00 - 21 chalés; - Aceita crianças e pets; - Piscina com raia olímpica; - Banheiras ao ar livre; - Museu a céu aberto. Acesso difícil; - Manutenção dos chalés defasada; - Check-out às 14 horas. Casa do Lago Buri, SP 230 km 460,00 a 700,00 - Aceita crianças e pets; - Horta orgânica; - Ambientalmente correta; - Piscina com água mineral.

A Eco Show pretende oferecer um serviço de hospedagem de qualidade, a fim de proporcionar uma experiência única para o hóspede e que provoquem o interesse em retornar e indicar para seus familiares e amigos. A hospedagem será realizada em 15 chalés construídos respeitando as melhores práticas da engenharia civil, com foco na sustentabilidade, e utilizando materiais e recursos renováveis e ambientalmente corretos. De forma clara para os hospedes, o aquecimento da água por meio de serpentina solar, a geração de energia elétrica por meio de placas solar, o tratamento de resíduos líquidos e sólidos e o plantio de verduras e hortaliças formam o início da experiência em um ambiente sustentável. No cardápio do café da manhã, almoço e jantar constam pratos sustentáveis, com produtos originados de produtores locais e, muitos, artesanais, certificados em suas práticas e com a possibilidade de visitação dos hospedes.

Preço Segundo Dias (2003) o preço está ligado ao processo de tomada de decisões estratégicas da empresa e pode sofrer variações relevantes e devem sustentar uma estratégia de posicionamento no mercado, gerar caixa e criar valor para os interessados e ajustar a oferta de acordo com a realidade de mercado. Estimativa das receitas (anual) 15 = Quantidade de chalés 75% = Taxa de ocupação R$ 280,00 = Diária baixa temporada para casal R$ 350,00 = Diária alta temporada e feriados para casal 215 = Dias previstos para a baixa temporada 150 = Dias previstos para a alta temporada R$ 677. X 280,00 X 215 X 75% R$ 590. X 350,00 X 150 X 75% R$ 1. estimativa de receita anual 5. Praça – ponto de venda e distribuição Para Ferreira et al. Por meio dos acessos diários das pessoas, pelos comentários e por escala gráfica analítica.

Site da Eco Show Uma vez por semana e sempre que necessário Agilidade Confiabilidade Alto custo envolvido Resultado a longo prazo Disponibilizar informações da Eco Show de forma atualizada. Por meio dos acessos diários das pessoas, pelos comentários e por escala gráfica analítica. Fonte: adaptado pelo autor. Análise dos fornecedores Os fornecedores da Eco Show estão constituídos por pequenos produtores locais, que abastecem a pousada com produtos hortifrutigranjeiros e distribuidores ou atacadistas de alimentos localizados na RMSP. Referências CHIAVENATO, Idalberto. Princípios de administração: o essencial em teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. COSTA, E. A. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. FIDELIS, Gilson Jose. Gestão de pessoas: estrutura, processos e estratégias empresariais. São Paulo: Érica, 2014.

KOTLER, P. Rio de Janeiro: Campus, 2014. Localização geográfica de Rio Grande da Serra. Disponível em: <https://www. google. com/maps/place/Rio+Grande+da+Serra,+SP,+09450-000/@-23. Panoramas cidades. IBGE, 2019. Disponível em: <https://cidades. ibge. gov. br/sobre-municipio/>. Acesso em 21 out. Projeto de arquitetura ecoeficiente, 2019. Disponível em: <http://www. ecoeficientes. Marketing: uma visão brasileira. São Paulo: Negócio editora, 2000. ROSA, Cláudio Afrânio. Como elaborar um plano de negócio. Brasília: SEBRAE, 2007.

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