PROJETO MODULAR PARA ALVENARIA ESTRUTURAL MODULAR PROJECT TO STRUCTURAL MANSORY

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Engenharia civil

Documento 1

Assim, a modulação do projeto é fundamental para garantir a qualidade e a redução dos custos de construção da edificação, de modo mais eficiente. Neste sentido, foi apresentado o exemplo da planta com a modulação da 1ª e 2ª fiadas de blocos para uma edificação de dois pavimentos, com a finalidade de comprovar a importância da modulação para evitar cortes nos blocos, ajustes na execução das paredes e uso de peças especiais, o que resulta na diminuição de tempo de realização da obra, do desperdício de material e entulho, da mão-de-obra, aumentando a economia e a qualidade do produto final. Palavras-chave: Alvenaria Estrutural; Projeto; Modulação. ABSTRACT The structural masonry is a construction system used for thousands of years, and now it’s expanding due to a better planning and more qualified professionals.

This system utilizes industrial blocks of exact dimensions, joined so that masonry has the structural and sealing function simultaneously. a Muralha da China, China (1368 a 1644), o Edifício Monadnock, Estados Unidos (1889 a 1891), dentre outras. No Brasil, na década de 60, surgiram os primeiros edifícios com 04 pavimentos, em alvenaria estrutural, segundo Mohamad (2015, p. “a alvenaria no Brasil surgiu como uma técnica de construção apenas no final da década de 1960. A maioria das edificações possuía quatro pavimentos com critérios de execução e dimensionamentos baseados na experiência do construtor. ” Na década de 80, a alvenaria estrutural foi utilizada na construção de conjuntos habitacionais, sendo caracterizada como um sistema para população de baixa renda, devido aos problemas patológicos observados nessas edificações, ocasionados pela inexperiência dos profissionais.

O processo criativo na sua concepção depende de alguns fatores, como a compartimentação dos ambientes, isolamento termo-acústico, instalações hidráulicas e elétricas, por esse motivo é importante a forma da edificação para organização das suas paredes, quanto mais alinhadas verticalmente elas estiverem nos pavimentos, mais econômico e racional será o projeto. A base para o desenvolvimento de um projeto econômico e racional em alvenaria estrutural é a modulação. O emprego correto da modulação reduz cortes de blocos, ajustes na execução das paredes e uso de peças especiais, que geram perda de tempo, de material e de mão-de-obra. DESENVOLVIMENTO Em obras, cujo sistema construtivo utilizado é alvenaria estrutural, a qualidade do produto final depende de um projeto eficaz, que compatibiliza arquitetura, estrutura e instalações, o qual resulta em ganho de produtividade e redução do custo final da obra.

O projeto de arquitetura eficaz requer uma coordenação modular que “é uma técnica, que permite a partir de um módulo básico, estabelecer as dimensões dos ambientes tanto no sentido horizontal (modulação horizontal) como vertical (modulação vertical). Quanto maior o emprego de blocos especiais na alvenaria, menor produtividade na sua execução, além do aumento no custo da obra. A escolha das dimensões do bloco é o início do desenvolvimento da modulação em planta. Para atender as várias linhas de modulação há muitos modelos de blocos, dessa forma é necessário definir a família de blocos a ser utilizada e a largura deles, o que determina o módulo básico. No Brasil, a maior parte das construções em alvenaria estrutural é executada com blocos de concreto.

Segundo Manzione (2004, p. A família 29 possui o comprimento dos blocos sempre múltiplo da largura (14 cm), o que reduz a utilização de blocos especiais, facilitando a modulação. Na família 39, o comprimento dos blocos não é múltiplo da largura, portanto precisa da utilização de blocos especiais, o que afeta a produtividade da execução e o custo da obra, mas tem a vantagem de uma maior produtividade por metro linear de parede. A modulação atende tanto o eixo horizontal, quanto o eixo vertical do projeto, compatibilizando os vãos das aberturas. O módulo horizontal influi no projeto de arquitetura, já que é determinado através da largura e comprimento do bloco, então conforme o módulo escolhido de 15 cm ou de 20 cm, as medidas serão iguais ou múltiplas dele, de modo que se consiga ter um único módulo em planta, o que racionaliza o sistema construtivo.

Porém, quando a medida interna não for múltipla de 15 cm ou 20 cm, será necessário utilizar blocos com medidas especiais para viabilizar a amarração das paredes, mas qualquer ajuste que precise ser feito no projeto ou na execução da obra ocasionará perda de racionalidade e qualidade do sistema construtivo. Quando se utiliza blocos da família 39 precisa de um bloco especial (B34) para se ter a unidade modular de 20 cm, afetada pela largura dos blocos de 14 cm e não ocorrer juntas a prumo (coincidência das juntas verticais entre fiadas). Fonte: Manzione (2004) Figura 2. Amarração em “L” A amarração em “T” utilizando blocos da família 29 deve utilizar o bloco de três módulos (B44) para que não ocorra juntas a prumo.

Quando se utiliza blocos da família 39 precisa de um bloco especial (B54) para restabelecer a unidade modular 20 cm e não ocorrer juntas a prumo. Manzione, 2004) Fonte: Manzione (2004) Figura 3. As plantas da 1ª e 2ª fiadas, dos pavimentos inferior e superior, de uma edificação de dois pavimentos, apresentadas abaixo, mostram as medidas do comprimento e da largura das paredes, e a organização dos blocos, bem como os tipos de blocos utilizados, suas dimensões, as amarrações entre eles, o uso de blocos especiais, e outras informações pertinentes para sua execução. Fonte: Ilustração do Autor (2018) Figura 4. Planta de modulação do pavimento inferior e superior Os blocos utilizados nas plantas de modulação são da família 39, o que exige a colocação de blocos especiais para manter a modulação nos encontros das paredes e amarrações.

Então, com o uso de blocos M15 (NBR 6136/2016 - largura de 14 cm) da família 39 no projeto, a variedade de componentes é maior do que quando usado os blocos da família 29. A amarração utilizada foi direta, onde há o intertravamento dos blocos. Além disso, é importante a resistência da parede, a carga que esta suportará, sendo obtida pelo concreto utilizado na sua execução e pelas ferragens empregadas. Conclui-se que o projeto para a execução da alvenaria estrutural eficiente tem que ter a planta das fiadas (1ª e 2ª), as elevações das paredes com as aberturas e as instalações e os detalhes pertinentes a cada projeto específico, alcançando a redução de custos e a racionalização do processo. CONSIDERAÇÕES FINAIS A alvenaria estrutural é um sistema construtivo cada vez mais eficiente, com profissionais qualificados, normatizado e executado com qualidade.

Suas vantagens são as seguintes: racionalização, redução de custo e de prazo de execução, conseguidas através de um projeto de arquitetura bem elaborado, em termos de modulação. O projeto de arquitetura estabelece o partido arquitetônico da edificação que deve ser adequado para permitir um correto desenvolvimento de todos os projetos complementares. MOHAMAD, Gihad (Org. Construções em Alvenaria Estrutural – Materiais, projeto e desempenho. São Paulo: Blucher, 2015. PARSEKIAN, Guilherme Aris (Org. Parâmetros de projeto de alvenaria estrutural com blocos de concreto.

48 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download