PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO RESTAURANTE BOAS VINDAS

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Ciencias ambientais

Documento 1

As cidades estão vivendo atualmente em meio ao caos, pois são consideradas grandes geradoras de resíduos poluentes, podendo levar assim a degradação ambiental. Atualmente, pressões referentes à preservação ambiental são cada vez mais comuns e as organizações são consideradas como a principal causadora de impactos no meio ambiente. Com o passar do tempo, e por motivo de esta situação estar piorando, tornouse necessário a elaboração de medidas que trabalhassem o Desenvolvimento Sustentável, visando à minimização dos impactos ambientais e assim gerando bemestar a todos os envolvidos no meio, tento como base a Educação Ambiental. As organizações estão cada vez mais procurando trabalhar através de gestões e operações ambientalmente responsáveis, buscando assim uma forma de competitividade e sobrevivência.

Nesses últimos tempos, pode-se dizer que há um constante aumento da utilização de bens e serviços devido ao crescimento da população, das indústrias e do surgimento de novas tecnologias, e esse crescimento leva a um aumento do ritmo das alterações provocadas ao meio ambiente. boasvindas. com. br Estrutura do Estabelecimento: - salão de atendimento com balcão, - buffet e mesas; - sala para administração (escritório); - estoque; - cozinha; - banheiros; - vestiário. Página 3. Fluxograma de Atividades 5|Página 3. PROJETO IMPLANTADO Projeto “De Olho no Óleo” recolhe o óleo de cozinha usado. Já que um dos resíduos gerados pelo homem que possui poder de contaminação mais preocupante é justamente o óleo de cozinha usado, via de regra descartado diretamente no lixo ou nos ralos das pias, o restaurante Boas Vindas resolveu adotar o Programa “De Olho no Óleo”, que é um projeto que se apóia no conceito de sustentabilidade, e é conduzido pela combinação de resultado financeiro com eqüidade social e qualidade ambiental.

Assim, o que seria uma agressão enorme para o meio ambiente, visto que um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos, agora passa a ser sabão. O restaurante, preocupado com a preservação ambiental, sem perder de vista sua vocação comercial, resolveu participar do projeto, que tem por objetivo disseminar a importância da preservação da natureza para o futuro do Planeta e conquistar os alunos de escolas como aliados na promoção de atitudes ambientalmente afirmativas que devem começar dentro de casa. Todo óleo usado arrecadado pode destinar-se à produção de biodiesel, estabelecendo um novo ciclo de vida para esse produto e assim permitindo que ele volte para o sistema produtivo, em substituição ao consumo de óleo diesel.

” (BARBIERI, 2008) O desenvolvimento econômico e o grande crescimento da população vêm causando importantes preocupações em relação aos suprimentos e direitos das gerações futuras quanto ao meio ambiente. É cada vez mais urgente a adesão de ações para a preservação ambiental. O planeta vem se mobilizando em busca de soluções que ajudem no retrocesso desse apavorante ritmo de aceleração do aquecimento global, pois é o ser humano o maior responsável pela poluição do meio ambiente, e será ele que arcará com o maior prejuízo, sendo esta, a possibilidade da sua própria extinção. A capacidade humana de geração de resíduos é incomparavelmente superior à capacidade que a natureza tem de absorvê-los. O desenvolvimento de tecnologias que se destinem ao tratamento e disposição final desses resíduos, embora em progressivo avanço, ainda não é capaz de suprimir completamente seus efeitos nocivos ao meio ambiente.

A empresa que adota um sistema de Gestão Ambiental passa a possuir um diferencial, destacando-se no mercado e mantendose competitiva. Sistemas de Gestão Ambiental são processos que possuem o objetivo de resolver e prevenir problemas de caráter ambiental, encaminhando-se para um desenvolvimento sustentável. Uma organização efetua a análise crítica do seu desempenho ambiental e cria seu planejamento futuro, estabelecendo sua política ambiental e os respectivos objetivos e metas anuais a serem atingidos, desenvolve, implementa, controla e avalia os resultados, revisa seus procedimentos e aprimora seu desempenho ambiental, por meio do Sistema de Gestão Ambiental Segunda a NBR 14001, esses sistemas compreendem toda estrutura organizacional, as responsabilidades, as práticas, os procedimentos e os processos e recurso para aplicar, elaborar, revisar e manter a política ambiental da empresa.

No mundo de hoje os sistemas de gestão ambiental já são parte do sistema administrativo geral de uma empresa, pois além de incluir a estrutura organizacional, também abrange aspectos como planejar, desenvolver, implementar, revisar, atingir, manter e melhorar a Política Ambiental e os objetivos e metas da empresa. Qualquer empresa pode implementar um Sistema de Gestão Ambiental. Hoje somos aproximadamente seis bilhões de habitantes. Atualmente, na era dos descartáveis, as embalagens de alimentos e de bebidas, que são feitas principalmente de plástico, alumínio ou papel, passaram a 13 | P á g i n a ser produzidas em larga escala, substituindo os recipientes que até pouco tempo eram totalmente reutilizáveis, como as garrafas de vidro. Isso requer mais recursos naturais, energia e ambientes para a disposição final do lixo.

E a solução mais viável para esse problema seria a princípio desenvolver a indústria de reciclagem. Logística reversa A logística reversa pode ser definida como a gestão logística de atividade e pessoas que envolvem a redução, manuseio e disposição de resíduos perigosos e não perigosos com origem e embalagens e produtos. Sustentabilidade espacial: norteada pelo alcance de uma equanimidade nas relações inter-regionais e na distribuição populacional entre o rural/urbano e o urbano. Sustentabilidade político-institucional: que representa um pré-requisito para a continuidade de qualquer curso de ação em longo prazo. Sustentabilidade cultural: modulada pelo respeito à afirmação do local, do regional e do nacional, no contexto da padronização imposta pela globalização. Restaurante É um estabelecimento comercial aberto ao público onde as pessoas podem consumir comidas e bebidas mediante um valor estabelecido.

O objetivo de um restaurante é preparar e servir alimentos e bebidas. Para que seja possível acompanhar a evolução da empresa quanto ao cumprimento dos objetivos é necessário medir o desempenho ambiental por meio de indicadores. Princípios Básicos de uma Política ambiental são: - Comprometimento com o atendimento da Legislação Ambiental; 16 | P á g i n a - Melhoria Continua do desempenho ambiental; - Busca da eficácia nos tratamentos de resíduos sólidos, efluentes, bem como o atendimento a emergências; - Funcionários e clientes conscientizados. Elaboração da Política Ambiental para o Restaurante Boas Vindas O Restaurante Boas Vindas compromete-se a aderir suas responsabilidades com a Preservação da Energia, Meio Ambiente, Segurança e Saúde, para que assim seja preservado o meio ambiente, com o objetivo de diminuir os impactos ambientais gerados nas atividades da empresa, criando assim harmonia com o meio e a saúde das pessoas que nele freqüentam.

Para que isso possa acontecer, será estabelecido e mantido um Sistema de Gestão Ambiental, que irá assegurar o atendimento da legislação e dos requisitos legais e entusiasmar os empregados a criarem uma consciência ecológica dentro e fora da empresa, e conscientizar os clientes da importância da saúde e do respeito ao próximo. No caso do restaurante Boas Vindas, é muito comum pessoas fumarem dentro do estabelecimento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabelece regras específicas para empresa que produzem e/ou manipulam alimentos (Resolução RDC n. de 15/09/04; Portarias n. MS, n. SVS/MS de 30/07/97 e CVS-6/99). Destacamos: 1 - Controle de Saúde dos Funcionários: existem dois tipos de controle de saúde que devem ser realizados para os funcionários dos estabelecimentos que produzem e/ou manipulam alimentos.

Impactos ambientais são os efeitos e as conseqüências que esses aspectos podem causar no meio ambiente. O indicado é que se façam buscas de soluções alternativas venham a minimizar o máximo possível os impactos sobre o meio, buscando maximizar pontos positivos. Para isso é necessária a ação conjunta de todos os setores sociais. No Restaurante Boas Vindas foram identificados alguns aspectos que poderiam causar futuramente impactos ambientais. A partir desses aspectos e possíveis impactos foi criado um plano de ação para melhoria da Gestão Ambiental do Restaurante. Possíveis Contaminação e escassez dos Contaminação e escassez dos Impactos recursos hídricos, e pressão sobre recursos o sistema de esgoto. Atividade Utilização de equipamentos e hídricos, e pressão sobre o sistema de esgoto.

Utilização de ventilação elétrica iluminação elétrica Aspectos Consumo de energia Consumo de energia Possíveis Escassez dos recursos naturais Escassez dos recursos naturais Impactos 10. Avaliação dos Impactos Classificação dos resíduos segundo a ABNT (2004), a norma NBR 10. classifica os resíduos sólidos em relação aos riscos que oferece ao meio ambiente e à saúde humana. Para reverter os problemas ambientais encontrados no restaurante Boas Vindas, foram feitas algumas propostas de melhoria para o mesmo. Os principais objetivos do trabalho são: Apresentar propostas e dicas de procedimentos ambientais para melhor conduta do restaurante no desenvolvimento da Gestão Ambiental; Implantar um projeto de minimização dos resíduos advindos do preparo e produção de alimentos, na cozinha e no buffet, no Restaurante Boas Vindas incluindo a redução do consumo e do desperdício, a reutilização e a reciclagem; 24 | P á g i n a Possibilitar a conscientização e sensibilização dos funcionários e clientes em prol da minimização dos impactos ambientais, formando uma mentalidade voltada à educação e preservação ambiental; 11.

PLANO DE AÇÃO Durante o desenvolvimento do trabalho, foram sugeridas algumas ações para o restaurante. São estas: Implantação de um Sistema de Gestão O quê? Ambiental Onde? Em toda a empresa - Reservar recursos financeiros e disponibilizá-lo para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental e prática das Como e ações propostas. Por quê? - Reservar recursos financeiros para manter e melhorar o SGA. O quê? Onde? Em todas as dependências da empresa. Correta disposição, localização e utilização dos equipamentos elétricos; - Manutenção preventiva dos equipamentos elétricos; - Racionamento de energia com o desligamento de lâmpadas, quando estas não forem necessárias e gestão de utilização de equipamentos elétricos; Como e - Criação de cartazes de conscientização; Por quê? - Implantação de rotinas periódicas de limpeza dos equipamentos de refrigeração; - Retirada dos equipamentos de refrigeração dos ambientes quentes; - Utilização de um sistema de iluminação natural o máximo possível; Para que assim possa diminuir o consumo excessivo de energia, 26 | P á g i n a economizando os recursos naturais para o futuro.

Quem? Os gestores da empresa Quando? O mais breve possível. Até março de 2011 Investimento? Contratação de eletrotécnicos para a manutenção dos equipamentos. Aproveitamento de restos de alimentos O quê? na Manipulação de alimentos. Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas 28 | P á g i n a vezes. E os aterros sanitários, deixam de ser ocupados. Quem? Todos os funcionários, juntamente com Os gestores. Quando? O mais breve possível. P á g i n a Comunicação de responsabilidade ambiental aos O quê? clientes Onde? Nos cardápios e em cartazes - Confecção de cardápios novos ou utilização de adesivos fixados Como e Por quê? nos cardápios e em outros objetos do restaurante informando que o mesmo possui responsabilidade ambiental; - Instalação de um mural informativo, promovendo a sensibilização ambiental dos clientes.

Quem? Os gestores do restaurante Quando? O mais breve possível. Até julho de 2011 Investimento? Confecção de cardápios novos, ou apenas adesivos. P á g i n a Respeito à legislação e normas ambientais e Controle de Documentos. O quê? Onde? No restaurante Respeito à legislação e normas ambientais e de posturas Como e vigentes; Por quê? Controle de documentação através de um manual onde serão arquivados todos os documentos da empresa. É importante para estabelecer procedimentos formais a serem adotados em situações emergenciais e que estes sejam seguidos pelos funcionários; para que os funcionários tenham conhecimento dos danos ambientais que suas tarefas possam desencadear; e para prevenir danos materiais e, principalmente, danos ambientais; São estabelecidos procedimentos de respostas específicos para cada cenário identificado, bem como procedimentos para mitigação de acidentes, que envolve o acionamento de outros órgãos, limpeza de áreas externas atingidas, materiais e recursos necessários, coleta e disposição do material derramado, etc.

Proposição do plano de atendimento e emergência Até hoje a empresa não vivenciou até o momento nenhuma situação de emergência. Foi elaborada uma lista de preparação e atendimento a situações de emergências. P á g i n a 12. Preparação e atendimento à situação de emergência: A preparação para atendimento a acidentes ou situações de emergência contempla: 1. • Forças – elementos da instituição considerados vantajosos, que devem ser fortalecidos, usados, maximizados. • Fraquezas – inconformidades, pontos da instituição que devem ser melhorados, eliminados ou compensados. Externos – situações não influenciáveis pela instituição. • Oportunidades – que devem ser aproveitadas. • Ameaças – elementos que dificultarão a obtenção do lucro, que devem ser evitadas ou seus efeitos devem ser minimizados.

• Não há proibição da prática do fumo dentro do estabelecimento. OPORTUNIDADES • AMEAÇAS Nos dias de hoje, a população tem • Impacto ambiental, se não houver um grande preocupação com o meio controle dos resíduos por parte da ambiente, com isso a empresa tem empresa. como oportunidade aderir a • A cozinha do restaurante encontra-se programas ambientais, implantando em estado precário, podendo prejudicar SGA, pois é uma forma tanto da a saúde dos clientes e dos funcionários, empresa ajudar o meio ambiente, se podendo assim perder a clientela. adequar a concorrência quanto de ser bem vista pelos clientes. P á g i n a 14. P á g i n a Mudança de local do buffet O quê? Onde? No restaurante - Mudar o buffet de local, já que o mesmo encontra-se muito próximo aos banheiros, como visto no layout da empresa.

Como e Por quê? Estudos realizados mostram que cerca de dois terços dos banheiros têm alto nível de contaminação por bactérias. O que pode causar danos à saúde dos clientes e em algumas vezes até mesmo causar mau cheiro perto dos alimentos deixando os clientes constrangidos e desconfortáveis. Quem? Os gestores do restaurante Quando? O mais breve possível. Até julho de 2011 Investimento? Nenhum 38 | P á g i n a Substituição do sistema de papel-toalha nos O quê? Onde? banheiros por ventiladores secadores de mão; Ou utilização dos dois sistemas. Estima-se que um produto desses tem uma vida útil de sete a dez anos. O ideal seria o uso dos dois sistemas, para que assim seja alcançado o equilíbrio do desperdício do papel e da energia.

Quem? Os gestores do restaurante Quando? O mais breve possível. Até julho de 2011 Investimento? Aquisição e instalação dos secadores de mão. P á g i n a Reforma da cozinha do Restaurante, aquisição de O quê? Onde? móveis adequados e uniformes novos para as cozinheiras e auxiliares. A empresa tem como objetivo contribuir para a proteção ambiental e promover a segurança e a saúde, atendendo a legislação aplicável, com melhoria contínua. A empresa buscará mudar seus hábitos e de todos que fazem parte do restaurante, sejam eles funcionários, gerentes e até mesmo aos seus clientes, através de simples ações que conscientizem as pessoas sobre o meio ambiente. P á g i n a A busca pela melhoria continua será realizada através de: • Comunicar a toda a empresa a importância da implantação da Gestão Ambiental; • Promover os recursos necessários para a operacionalização da Gestão Ambiental; • Desenvolver e implantar controles de produtos que possam contribuir para a degradação do meio ambiente; • Definir os responsáveis para cada atividade no exercício da Gestão Ambiental; • Implementar um programa de manutenção preventiva ou preditiva para os equipamentos; • Colocar nos cardápios conscientização ambiental, como forma de comunicação aos clientes; • Conscientizar os funcionários sobre o meio ambiente, de modo a evitarem desperdícios, como por exemplo: orientar as funcionárias que lavam louça para primeiro ensaboar todas as louças, e depois enxaguar, diminuindo assim o desperdício com água; • Conscientizar os clientes a não deixar comida no prato, pois é uma forma de evitar desperdício de alimentos; • Prover treinamento apropriado a todos colaboradores envolvidos com o cumprimento da política e objetivos ambientais.

Estrutura organizacional e Responsabilidades A estrutura organizacional define as funções, responsabilidades e autoridades devem ser definidas, documentadas e comunicadas, a fim de facilitar uma gestão ambiental eficaz. A administração da empresa é responsável pelo fornecimento dos recursos (humanos, financeiros, tecnológicos e logísticos) necessários para a implementação e controle do SGA. CONCLUSÃO A destruição do planeta preocupa o ser humano. Muitas vezes é preciso acontecer algo mais grave para surgirem soluções, mas a Educação Ambiental está cada vez mais forte e ganhando espaço. Através deste presente trabalho podemos perceber a importância de se implantar SGA em uma empresa. Para isso, é preciso mudar conceitos e atitudes, agir de forma consciente e buscar realizar ações que beneficiem a todas e as partes envolvidas, como a empresa, o meio ambiente, a população e as gerações futuras.

Através de pequenas ações da empresa, como doar os restos de alimentos aos criatórios de suínos e de doar óleo de frituras para a fabricação de sabão, contribui bastante para evitar possíveis impactos que poderiam surgir caso a empresa não desse o destino correto para estes restos de resíduos. Atual e Ampliada – SP; Saraiva, 2007. Gestão Ambiental 2010/2 – FACOS – Material de aula. spetus. com. br/compromisso. com. br/dicas/guardanapos-de-papel-ou-pano/ http://super. abril. com. br/blogs/planeta/secadores-de-maos-ou-toalhas-de-papel/ http://pt.

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