PROPOSTA PARA OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO OPERACIONAL E MARKETING DA EMPRESALL TRANSPORTES - CHARQUEADASRS

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Administração

Documento 1

de 19 de fevereiro de 1998: 1 ( X ) AUTORIZO a Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, a reproduzir, e\ou disponibilizar na rede mundial de computadores – Internet – e permitir a reprodução por meio eletrônico, da OBRA, a partir desta data e até a manifestação em sentido contrário de minha parte que determine a cessação desta autorização. NÃO AUTORIZO a Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, a reproduzir, e\ou disponibilizar na rede mundial de computadores – Internet – e permitir a reprodução por meio eletrônico, da obra. Canoas, 01 de Setembro de 2021. Lucas Lanzarini UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS TERMO DE AUTORIZAÇÃO LL Transportes Eu, Lucas Lanzarini, representante legal da empresa LL Transportes, portador do documento de identidade nº 7104770107, na qualidade de Proprietário 1 ( X ) AUTORIZO a Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, a reproduzir, e\ou disponibilizar na rede mundial de computadores – Internet – e permitir a reprodução por meio eletrônico, das INFORMAÇÕES DA EMPRESA, contidas na obra anexa, a partir desta data e até a manifestação em sentido contrário de minha parte que determine a cessação desta autorização.

NÃO AUTORIZO a Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, a reproduzir, e\ou disponibilizar na rede mundial de computadores – Internet – e permitir a reprodução por meio eletrônico, da OBRA. Análise do Setor 10 2. Diagnóstico da Empresa 11 2. Missão 11 2. Visão 11 2. Valores 12 2. Atualmente, para permanecer competitiva é impreterível que todas as organizações desenvolvam um modelo de negócios voltado para o mercado em constante expansão e evolução, indiferente de seu porte ser grande ou pequeno, deve sempre buscar conhecimento de seus concorrentes, compreender as qualidades e benefícios de seus produtos ou serviços, a preferência de seus clientes e quais são as possíveis ameaças que poderá encontrar no cenário externo, outro quesito essencial são as estratégias de marketing, que passaram a ser indispensáveis para o crescimento econômico de toda organização.

Devido a globalização, as organizações passaram a se preocupar cada vez mais com problemáticas ligadas aos aspectos temporal e espacial. Por meio dos avanços da tecnologia da informação e comunicação as instituições comerciais estão presentes em todos os lugares do mundo e em qualquer período do dia, fazendo com que os sistemas logísticos apresentem uma flexibilidade e agilidade que outrora não existia. Neste contexto, as estratégias logísticas são cruciais para o sucesso de qualquer negócio, pois abrangem o planejamento, implantação e controle dos sistemas que conectam a organização ao consumidor final, esta etapa de interação é fundamental para garantir a fidelização do cliente, pois uma entrega ágil e eficiente torna-se satisfatória para ambas as partes.

Para solucionar as problemáticas relacionadas ao transporte de cargas, são utilizados modelos de geração de viagens de carga, com estratégias para conhecimento do fluxo de mercadorias em determinado ambiente, principalmente os urbanos, desenvolvendo desta forma práticas que tornem o processo de transporte mais eficiente e de menor custo. O mercado torna-se a cada dia mais dinâmico e competitivo, para que as empresas se desenvolvam e mantenham suas vantagens competitivas é necessário se adaptar ao ambiente e as evoluções constantes. O desenvolvimento de gestões e planejamentos estratégicos são essenciais para embasar decisões de curto e longo prazo, estas ferramentas devem ser desenvolvidas por todos os segmentos de empresas, tornando seu sucesso mais concreto. Desta forma, a questão norteadora para o presente trabalho é: quais estratégias de gestão operacional e marketing são viáveis para o crescimento econômico de uma transportadora de cargas? 1.

Justificativa A gestão estratégica é muito importante para que a empresa defina novos caminhos quando sua vantagem competitiva diminui, a compreensão que a empresa tem do mercado é fundamental para que a gestão desenvolva novos métodos de competitividade e continue lucrativa. Para desenvolver uma estratégia eficiente e que proporcione resultados satisfatórios é necessário ter ampla compreensão do cliente, conhecimento da capacidade dos concorrentes, utilização de todos os recursos disponíveis, criação de uma rotina organizacional que envolva todos os níveis da empresa em prol de um único objetivo, definição de metas de curto e longo prazo. Essas pesquisas podem ser classificadas como: pesquisa bibliográfica e estudo de caso (GIL, 2007)5. Sua abordagem descritiva exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar.

Esse tipo de estudo pretende descrever os fatos e fenômenos de determinada realidade (TRIVIÑOS, 1987)6. São exemplos de pesquisa descritiva: estudos de caso, análise documental, pesquisa ex-post-facto. ANÁLISE DO SETOR/DIAGNÓSTICO DA EMPRESA A empresa estudada no presente trabalho é a LL Transportes ME, com sua sede a Rua José Maria de Carvalho, n° 677, bairro Centro, cidade de Charqueadas/RS, tendo como proprietário o Sr. Logo, verifica-se que o principal problema enfrentado pela empresa decorre da concorrência com transportadores que prestam o mesmo tipo de serviço, muitos deles trabalhando informalmente, resultando um uma carga tributária mais branda. Podemos acrescentar também, que o nível de investimento inicial da concorrência é muito mais baixo e os custos operacionais com manutenção muito menores.

Consequentemente o preço final do serviço sempre será mais baixo, alguns chegando a 30% mais baixos na cidade sede e 40% nas demais localidades. Para aumentar suas vendas e prospectar novos clientes será necessário investimento em inovações e práticas de gestão que diminuam os custos operacionais da organização, proporcionando a possibilidade de desenvolver uma nova tabela de preços, bem como definir novas estratégias de marketing que sejam mais abrangentes, utilizando outros meios de comunicação e novos métodos para atingir o público-alvo. Diagnóstico da Empresa O ambiente interno é basicamente aquele sobre o qual a empresa tem controle, são todos os fatores sobre os quais é possível interferir, como rotinas organizacionais, tabela de preços, equipamentos e sistemas. Matriz SWOT A matriz SWOT (StrengthsWeaknessOpportunitiesThreats) é uma ferramenta utilizada para auxiliar na elaboração do planejamento estratégico da empresa, é importante para entender o ambiente em que está inserida e criar uma base de informações para desenvolver sua estratégia de negócios, de forma simplificada significa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao mercado em que está inserida.

Analisando o ambiente interno a gestão irá determinar suas forças e fraquezas e fazendo a análise do ambiente externo poderá definir as oportunidades e ameaças. O diagnóstico da situação atual e futura da empresa LL Transportes foi realizado através da análise SWOT e as 5 forças de Porter, alcançando o seguinte resultado: Figura 1 - Análise SWOT Fonte: Lucas Lanzarini, 2021. Analisando a matriz SWOT da empresa, conseguimos detectar diversos pontos que podem ser utilizados para a melhora da empresa, como por exemplo buscar mais lojas para realizar entregas, devido a exigência de formalidade impostas pelas mesmas e a possibilidade de emissão de notas fiscais para Pessoas Jurídicas. A flexibilidade de horários disposta para a entrega ser a mais confortável e prazerosa possível.

Segundo ressalta Rodermed (2012, p. No campo organizacional, é disto que trata o planejamento estratégico: uma visão específica do futuro da empresa. Portanto, o plano estratégico apresenta uma visão do futuro. Para uma empresa que está começando suas atividades, esse instrumento apresenta maneiras de se estabelecer no mercado; para uma empresa que já atua há mais tempo, o plano apresenta formas de se preparar melhor; uma pequena empresa faz o plano estratégico para ter certeza de sua sobrevivência nos primeiros anos; uma grande empresa, por sua vez, utiliza para fortalecer sua posição e a participação de seus funcionários. A gestão de qualidade tornou-se, ao longo do desenvolvimento industrial e econômico, ferramenta essencial para que todas as empresas solucionassem os problemas de produção antes de possíveis erros de processo, diminuindo assim os custos de produção e aumentando a lucratividade, outro fator importante é o nível de satisfação do cliente, que passou a procurar produtos e serviços com baixo custo e alta qualidade.

Outro ponto importante para a prosperidade de qualquer negócio, bem como para a gestão estratégica eficiente, é a atenção ao cliente e ao mercado que este representa, a compreensão do setor em que opera e o conhecimento dos recursos e capacidades da empresa é essencial para desenvolver estratégias de gestão eficazes e possibilitar seu crescimento econômico. Segundo Montgomery e Porter (1998)10 a cadeia de valor é o conjunto de atividades desenvolvidas pela organização desde a concepção do produto ou serviço até a pós-venda, compreendendo todas as atividades executadas para que o produto ou serviço chegue ao consumidor final e garanta sua satisfação. Esta concepção de valor agregado passou a ser muito importante para o sucesso de qualquer negócio, pois a visão de compra do consumidor evoluiu ao longo dos anos e esta mudança criou um novo perfil, que valoriza os benefícios e valores proporcionados pelo produto ou serviço adquirido em detrimento apenas do preço.

A concorrência também tem influência nas estratégias desenvolvidas pela organização, incentivando-as a buscarem novas alternativas para sua sobrevivência e crescimento econômico. A competição impulsiona a dinâmica do mercado, fazendo com que as empresas reajam à estagnação criando produtos ou serviços inovadores, obrigando assim, as demais empresas a desenvolverem novas alternativas. Neste conceito, temos os 4 P’s do marketing, inicialmente desenvolvidos pelo professor Jerome McCarthy, que são definidos por produto, preço, praça e promoção. Para desenvolver um produto é necessário ter em mente algumas questões como: quais as necessidades e desejos dos clientes que seu produto deve satisfazer? Quais as funções que ele deve desenvolver? Como o produto é fisicamente? Qual seu nome? Qual o seu diferencial? O preço é o principal pilar de um negócio, pois é ele que vai decidir o futuro da empresa, o lucro será utilizado para pagar funcionários e fornecedores, investir em inovações e novas tecnologias, custear a manutenção dos equipamentos, realizar o pagamento de impostos, dentre tantas outras obrigações.

A praça é definida pela forma como o cliente chega até sua empresa, como os produtos e serviços são disponibilizados no mercado. Para estabelecer uma praça de grande rentabilidade é necessário analisar onde o público alvo costuma procurar pelo mesmo tipo de produto, quais são os melhores canais de distribuição. A promoção refere-se a promover a marca e suas soluções, fazendo com que as propagandas cheguem aos ouvidos certos. Viabilidade do projeto Como trata-se de uma empresa nova no mercado e está desenvolvendo sua marca, os investimentos ainda são grandes e consomem a maior parte dos lucros, fazendo com que o índice de liquidez seja baixo. À medida que a marca for sendo reconhecida, a meta é ampliar a zona abrangida pelo serviço de transporte e equilibrar o custo x benefício do frete, neste primeiro momento, o foco é ampliar a estratégia de marketing e reduzir os custos através de novos métodos de gestão.

Para solucionar as problemáticas relacionadas ao transporte de cargas, são utilizados modelos de geração de viagens de carga, com estratégias para conhecimento do fluxo de mercadorias em determinado ambiente, principalmente os urbanos, desenvolvendo desta forma práticas que tornem o processo de transporte mais eficiente e de menor custo. As entregas de mercadorias aos clientes devem ser organizadas e gerenciadas através de sistemas automatizados, como sistemas de geoprocessamento para definição das rotas, que irão diminuir o tempo de viagem e definir os trajetos mais viáveis, analisando os horários de maior movimentação e trânsito, as condições físicas das vias, a segurança do trajeto e as condições da viagem. O sistema de gerenciamento automatizado é essencial para a sistematização do processo e sua eficácia, controlando o processamento inicial dos pedidos, o controle do estoque, o carregamento dos veículos de entrega, o transporte e a entrega final dos produtos ao cliente.

Neste novo mercado, a gestão estratégica é uma ferramenta fundamental para o sucesso do empreendimento, além de outras tantas práticas gerenciais, pois proporcionam ao gestor ou empreendedor uma análise minuciosa do mercado, de seus concorrentes, do público-alvo e servirá de orientação para a tomada de decisões. Com este trabalho foi possível concluir que não basta apenas uma boa ideia, é necessário investimento em pesquisa de mercado, desenvolvimento de uma gestão estratégica eficiente, inovações contínuas e busca por soluções que visem o bem comum, pois a sociedade está sofrendo uma transformação cultural e é necessário investimentos em ações corporativas sustentáveis para promover um futuro promissor.

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