Protetor Solar Vitiligo

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Química

Documento 1

BELO HORIZONTE - BH 2018 Nome da Instituição Nome do autor PROTETOR SOLAR: Vitiligo BELO HORIZONTE - BH 2018 SUMÁRIO 1. Introdução 4 1. Metodologia 4 2. Revisão Bibliográfica 5 2. História dos Protetores Solares 5 2. A Importância dos Protetores Solares em Pessoas com Vitiligo 12 3. Conclusão 14 Referências Bibliográficas 15 1. Introdução Presume-se que pacientes que tenham vitiligo pertençam a um grupo mais susceptível para o desenvolvimento de neoplasias malignas causadas pelo excesso de raios ultravioletas, devido à ausência de melanina nas áreas afetadas. Para esses pacientes a defesa de sua pele é fundamental, principalmente através de proteção dos raios solares. Este projeto foi efetuado para avaliar o padrão de uso de protetor solar em pacientes com vitiligo, no intuito de demonstrar a importância da fotoproteção para essa população.

Um médico com o nome de Benjamin Green foi o gênio que teve a ideia de usar essa substância e decidiu melhorá-lo, o que conseguiu e inventou o Coppertone com aroma de jasmim. O protetor solar da Coppertone foi o primeiro filtro solar produzido em massa nos Estados Unidos a partir de 1944. No entanto, desde 1978 que a FDA propôs regular os protetores solares para o consumo. SCHALKA; ADDOR, 2009). Ação dos Protetores Solares A radiação UV pode ser bloqueada por absorção ou reflexão / dispersão da luz UV. A maioria são produtos químicos sintéticos que são solúveis em óleo e / ou água. Muitos são absorvidos na pele e, possivelmente, na circulação sistêmica (e, portanto, precisam de um teste de segurança completo).

Alguns se degradam quando expostos à radiação UV e / ou interagem com outros agentes bloqueadores do sol ou outros ingredientes cosméticos. Existem alguns agentes que atuam como bloqueadores solares físicos e químicos. Um desses protetores solares híbridos é o bisoctrizol (Tinosorb M). Os Filtros solares físicos são conhecidos como bloqueadores solares. A dosagem de dióxido de titânio é maior criando uma barreira protetora contra os raios UV. GRRAEFF; OBACH, 2008). Existem três subtipos de luz UV: UVA (comprimento de onda de 320-400 nm), UVB (280-320 nm), UVC (100-280 nm). O UVA é por vezes subdividido em UVA-1 (350-400 nm) e UVA-2 (320-350 nm). Quaisquer que sejam os ingredientes bloqueadores de sol que você esteja usando, tanto o UVB quanto o UVA precisam estar totalmente cobertos. OLIVEIRA, 2006).

Mesmo que um agente de bloqueio solar funcione em um intervalo específico, ele normalmente tem um pico de onda onde é mais eficaz do que em qualquer outro lugar. Além disso, mesmo em sua faixa ativa, um agente geralmente bloqueia apenas uma certa porcentagem de radiação UV. A regra geral do grau de proteção contra UVB é SPF. Omitindo os detalhes finos, é divisível em todos os lugares em uma camada inferior de vida células e uma camada superficial de células mortas compactas. A epiderme é um epitélio de revestimento estratificado e pavimentoso, composto por queranócitos, os quais representam 80% do conjunto das células epidérmicas. Os queranócitos se dividem quatro camadas sobrepostas, a camada germinativa ou basal, camada espinhosa, camada granulosa e camada córnea (extrato córneo) que é a camada mais superficial da epiderme.

MONTEIRO 2010). Figura 1: Estrutura da pele com vitiligo. O gene NLRP1 fornece instruções para fazer uma proteína que está envolvida no sistema imunológico, ajudando a regular o processo de inflamação. A inflamação ocorre quando o sistema imunológico envia moléculas de sinalização e glóbulos brancos para um local de lesão ou doença para combater invasores microbianos e facilitar a reparação de tecidos. O corpo então interrompe (inibe) a resposta inflamatória para prevenir danos às suas próprias células e tecidos. BELLET; PROSE 2005; ROSA; NATALI, 2009; VIZANI et al. O gene PTPN22 fornece instruções para fazer uma proteína envolvida na sinalização que ajuda a controlar a atividade das células do sistema imunológico chamadas células T.

A despigmentação ocorre tipicamente na face, pescoço e couro cabeludo, e ao redor das aberturas do corpo, como a boca e os genitais. Às vezes, o pigmento é perdido nas membranas mucosas, como os lábios. Perda de pigmentação também é freqüentemente vista em áreas que tendem a experimentar fricção, impacto ou outros traumas, como mãos, braços e locais onde os ossos estão próximos da superfície da pele (proeminências ósseas). Outra forma chamada vitiligo segmentar está associada a manchas menores de pele despigmentada que aparecem em um lado do corpo em uma área limitada; isso ocorre em cerca de 10% dos indivíduos afetados. NUNES; ESSER, 2011; HABIF, 2012). Cerca de um quinto das pessoas com essa condição tem pelo menos um parente próximo que também é afetado.

SILVA et al. SOUSA, 2015). Vitiligo Focal Caracterizado por uma pequena lesão isolada em uma área específica do corpo. Vitiligo focal é uma forma incomum de vitiligo em que apenas uma ou algumas lesões isoladas aparecem na pele em nenhum padrão consistente. SILVA et al. PICARDO; TAÏEB, 2010; SOUSA, 2015). Vitiligo Generalizado O vitiligo generalizado é a forma mais comum de vitiligo. As lesões geralmente são simétricas, em ambos os lados do corpo. Locais comuns incluem mãos, pulsos, cotovelos, axilas, pálpebras, narinas, lábios, orelhas, quadris, joelhos, tornozelos e pés. Vitiligo Segmentar O vitiligo segmentar caracteriza – se presença de manchas brancas que só ocorrem na pele de um lado do corpo. Geralmente envolve a rápida disseminação dos fragmentos em uma área particular, mas é então preso e pode permanecer inalterado por anos.

Aparece como uma ou mais áreas de despigmentação em apenas um lado do corpo. As lesões podem ocorrer no rosto, pescoço, tronco ou pernas. Essas lesões geralmente se apresentam na infância e geralmente se estabilizam em poucos anos. Esta radiação pode causar câncer de pele. A radiação UVB é responsável pela produção de vitamina D. Já a radiação UVA atinge a camada mais profunda a derme. Este raio não é bloqueado totalmente pelos protetores solares, possui médio grau de intensidade e é responsável pelo bronzeado, manchas e rugas. A radiação ultravioleta é não ionizante e esta diretamente relacionada a efeitos indesejáveis, diretos e/ou indiretos à pele. O conceito de FPS se aplica somente à radiação UVB. Não existe um sistema disponível para indicar o grau de proteção diante da radiação UVA.

Ferreira e Silva (2008) afirmam que para estabelecer o nível de proteção oferecido pelos fotoprotetores, criou-se o termo fator de proteção solar (FPS), cujo índice é o resultado da divisão do tempo da dose eritematosa mínima (DEM) da pele protegida com o filtro solar, pelo tempo da DEM da pele não protegida. Quadro 1: Relação entre FPS e a porcentagem de proteção Fonte: Pereira. Conclusão Os protetores solares são de extrema importância para os pacientes com vitiligo, pois em decorrência da ausência de melanina por desaparecimento dos melanócitos nas áreas afetadas, o portador da doença possui maior sensibilidade aos raios ultravioletas, necessitando assim de uma proteção mais intensa, regular e eficaz. Avaliação Padrão de Uso de Protetor Solar em Pacientes com Vitiligo.

Surgical and Cosmetic Dermatology 2(4): 265-271. September 2010 GRRAEFF, Deise dos Santos, OBACH, Eliane Sempé. Pesquisa e desenvolvimento de formulações de fotoprotetores com amplo espectro ultravioleta para manipulação. Revista Infarma, v. p. dez. NUNES, D. H. ESSER, L. Berlin, Heidelberg: Springer-Verlag, 2010. REEDY, M. V. FARACO, C. D. p. Disponível em: Acesso em: 24 nov. SILVA, C. PEREIRA, L. GONTIJO, B. UNIVERSIDADE DE COIMBRA, 2015. VANPUTTE, C. REGAN, J. RUSSO, A. Anatomia e fisiologia de seeley. Acesso: em 14 nov. DIÁRIO DE BIOLOGIA. Como funciona o Protetor Solar: Disponível em: https://diariodebiologia. com/2012/08/como-funciona-o-protetor-solar-na-nossa-pele/. Acesso: em 10 de dez. SCHALKA, Sérgio, ADDOR, Flávia. Revisão Protetores Solares. Professores do Serviço de Dermatologia da Universidade de santo Amaro (Unisa). Indexado na Lilacs Vitual sob n°: S0034-72642008001000002. Disponível em: http://alimentacaoesaude.

1001 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download